domingo, 17 de julho de 2011

Amor & Revolução... e Censura?

abertura da novela


Por Isaac Santos

"Amor e Revolução" estreou como a grande aposta da teledramaturgia do SBT em 2011. Passada toda essa expectativa, eis que a cúpula da emissora, entenda-se o seu dono, Silvio Santos, tem “orientado” o autor a promover mudanças na trama, devido a baixa audiência. Nada de anormal, pois fosse em qualquer outra empresa, a postura seria a mesma. No entanto há que se observar o modo como isto se dá, pois é inadmissível que um autor tenha que começar uma "nova novela" dentro da já existente, demonstrando falta de respeito com o seu público fiel. Penso que o Departamento de Teledramaturgia deva existir também por isso, é de sua responsabilidade analisar as possibilidades ou não, das sinopses apresentadas e somente depois disso, considerando os riscos é que se pode por uma novela ao ar. Ajustes que proporcionem uma melhor adequação ao público, aos críticos, enfim, estando a novela em exibição, devem ser os mínimos e necessários possíveis, ou seja, não podem ser tão bruscos, grosseiros, ao ponto de perder-se o rumo da história. Óbvio, que há exceções, como quando um autor é substituído por outro numa situação inevitável. A própria Janete Clair, um monstro sagrado da teledramaturgia, se utilizou deste artifício ao receber a incumbência de alterar a trama da telenovela Anastácia, a Mulher sem Destino, da Rede Globo, para reduzir drasticamente as despesas de produção. Ela então inseriu na história um terremoto que matou mais da metade dos personagens. Mas isso foi em 1967, há 44 anos, hoje seria de uma irresponsabilidade sem tamanho, iniciar uma produção e testá-la no ar. Os riscos admitidos pelas emissoras num mercado de altíssima concorrência, são mínimos.
Tiago Santiago, autor de Amor e Revolução

Assisti alguns capítulos iniciais de A&R por curiosidade e pra prestigiar, mas pela falta de identificação com o didatismo exagerado e tão característico do Tiago Santiago (aqui não contesto o talento e criatividade do autor, e sim o seu estilo), beirando o ridículo as cenas de determinados atores, optei por não continuar a vê-la, no entanto a torcida pelo sucesso da trama, de minha parte sempre existiu, pois todos ganhamos com a abertura de mercado e também em respeito aos profissionais que deste projeto participam, como a exemplo da querida Renata Dias Gomes, colaboradora do autor.
A trilha sonora da novela, e a reprodução de época são boas, merecem o reconhecimento, o elenco de atores experientes se esforça, com exceção de alguns canastrões comuns a todas as produções de novelas. Então, Por mais que Amor e Revolução não esteja atingindo as expectativas do SBT, o que é absolutamente relativo e naturalmente contestável, é revoltante o Tiago Santiago ser exposto a tanto constrangimento (obviamente, negado em público, por ele). 

um dos depoimentos mais emocionantes da novela 

Hoje li algo sobre a extinção dos depoimentos ao final da novela (curiosamente, o ponto alto “dos capítulos”, cheguei a me emocionar em alguns), sob a “justificativa” de que não há relatos favoráveis aos militares, somente contrários a estes. Mas ora, se não querem falar e convenhamos, nem há o que dizer, não é culpa da produção, o convite foi franqueado a todos. O Tiago pecou sim em alguns pontos estruturais da novela, inclusive nas cenas fakes de tortura, e por querer polemizar demais a novela, fugindo da proposta central e original, mas censurá-lo não o ajudará em nada. Não é assim que o departamento de telenovelas do SBT se consolidará. Torço para que ao menos, consigam na reta final, melhores resultados e que em sua próxima novela seja mais feliz.

5 comentários:

  1. Sabe que o começo da novela, digo os primeiros capítulos foi "assistível", agora com todas essas mudanças ficou péssima, deixaram o a ditadura militar de lado e ficou péssima!

    Parabéns pela crítica!
    Coerente!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Fabinho... adoro receber sua visita, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Cara essa novela é péssima, ruim, a pior em exibição! Tiago Santiago merecia ser apenas um colaborador.
    Adorei seu blog!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom texto. Antes de o SBT conseguir emplacar um sucesso de audiência e crítica precisa de um núcleo dramaturgico, opinioes consistantes dentro da emissora e que não sucumbam apenas aos delírios do 'patrão'. Enquanto isso, não há milagre que faça uma novela no SBT ser sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Contente pela visita de vocês, Zac e Paulinha... voltem outras vezes, queridos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...