quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Astro - Um acerto da Globo!!!

Por Isaac Santos

Os primeiros capítulos de O Astro têm sido assunto obrigatório em todas as Colunas de Televisão, e o mesmo ocorre na maioria dos blogs. Em suma, a opinião compartilhada por todos é de que a versão em 60 capítulos, exibida pela TV Globo, tem todos os elementos para marcar a história da teledramaturgia brasileira, como um sucesso, embora alguns observem pontos a serem corrigidos. 
Quem assistiu a 1ª versão da saudosa autora Janete Clair e esperava que a atual fosse uma mera cópia, tem a opção de usar o controle remoto. Mas sem dúvida a melhor escolha é feita por aqueles que se deixam envolver pela magia de O Astro, agora contada por Alcides Nogueira, Geraldo Carneiro, Vitor Oliveira e Tarcisio Lara Puaiti. Profissionais talentosos e que só acrescentam à trama, sob um olhar mais atual, sem contudo perder o foco da base "janetiana".
É importante ressaltar que a postura depreciativa por parte de alguns resistentes ao "novo", é absolutamente previsível, e a tendência é que até mesmo estes, sejam conquistados ao longo novela. Falam de uma Regina Duarte caricata, exagerada, pois eu sou tão fã da veterana atriz, que mesmo em trabalhos seus, não tão felizes, sinto-me incapaz de desmerecê-la, prefiro omitir opinião. Mas nem preciso fazê-lo agora. O que vejo é uma grande atriz em cena, num papel de merecido destaque, como há muito se reclamava. Se a composição está acima do ideal, a ela dou o direito de se corrigir ou de compor a sua personagem de acordo a sua experiência incontestável. A Clô Hayalla da Dona Regina, certamente ainda nos surpreenderá a todos.



Faltou conflito entre Salomão e o seu filho, Márcio Hayalla, nos primeiros capítulos? Está "correta" a pronúncia "Raiala"? Há um abuso nas cenas de nudez? Não surtiu o efeito "desejado" a cena em que o Márcio se despiu na frente dos convidados de uma festa?! O ritmo das cenas iniciais foi muito alucinante, poderiam ter explorado melhor algumas tramas?! São alguns dos questionamentos pertinentes aos que assistem como um exercício de análise de roteiros, enfim, nada que influencie negativamente no desempenho da trama junto ao público. Mas que os seus autores certamente, respeitam e não ignoram. Outros assistem pelo simples prazer de estarem diante de um belíssimo produto da teledramaturgia nacional, numa postura menos rigorosa.



O meu protesto é para que a Globo reveja a sua programação das quartas-feiras, pois é péssimo para quem não se interessa por futebol, ter que esperar por quase duas horas de transmissão esportiva, se quiser assistir a um capítulo curtíssimo.
Os teasers de O Astro diziam #Será? pois bem, passados os primeiros capítulos, uma resposta vem a calhar: O ASTRO, a novela foi em 1977 e está sendo novamente UM SUCESSO! Meus parabéns em especial ao amigo Vitor Oliveira... Sugiro que guardem bem esse nome!!! 


Vitor Oliveira, Roteirista Colaborador 

3 comentários:

  1. Esse texto me lembrou a canção "Sampa" de Caetano, na qual ele elogia a cidade citando apenas os pontos negativos e mesmo assim fica tudo lindo...rs! No final das contas, fico feliz em achar que "O astro", apesar dessas observações, é um grande acerto e fico mais feliz ainda por seu carinho e torcida por mim. Obrigadíssimo pela homenagem e sucesso pra todos nós! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ambíguo! Mas foi só apontando o que se comentam por ai né? Adorei o texto de verdade. Acho que o mais instigado seu. O primeiro capítulo achei impressionante, a primeira semana boa. O quinto capítulo achei morno. Mas vamos aguardar os próximos. Não da pra julgar nada com o pouco que vimos!

    ResponderExcluir
  3. A novela o Astro é um marco na teledramaturgia brasileira e sua regração remota q os assuntos ainda sao atuais, e a versao atual esta demonstrando ser bastante reflixa aos moldes atuais da sociedade, nos levando a ter um posicionamento mais crito qt a nossa realidade e valorização do individuo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...