quinta-feira, 4 de agosto de 2011

10 cenas para nunca esquecer


Por Júnior Bueno


10 - Sônia Braga subiu no telhado - No final dos anos 80, a Globo reprisou no Vale a pena ver de novo a adaptação da obra-prima de Jorge Amado, Gabriela, de 1975. Eu era muito criança ainda, mas me lembro de como fiquei maravilhado ao ver aquela morena bonita, a Gabriela do título, encarapitada no alto de um telhado para pegar uma pipa. Chocou a cidadezinha e parou o Brasil.

9 - Choro e máquina zero - Em 2000, a trama central de Laços de família, trazia a relação da mãe coragem Helena (Vera Fischer) e sua filha Camila (Carolina Dieckmann), que se descobria doente, com leucemia. A certa altura, Camilla tem que raspar os cabelos. E foi comovente vê-la aos prantos, ao som de Love by Grace, com Lara Fabian. Alguém me passa o lenço, sim?

8 - Tapas na cachorra! - Em Celebridade, Maria Clara Diniz (Malu Mader) comeu o pão que o Gilberto Braga amassou nas mãos da dissimulada Laura (Cláudia Abreu), até que resolveu ir à forra: numa festa, se trancou com a cachorra no banheiro e dá-lhe tabefe! Depois de nada menos que 27 tapas seguidos, Maria Clara só sossegou quando viu a rival perder um dente.

7 - A morte da guerrilheira - A minissérie Anos Rebeldes mobilizou o país, falando sobre ditadura e revolução, e fez de Heloísa (Cláudia Abreu) a namoradinha guerrilheira do Brasil. Mas inesquecível mesmo foi o final, onde a moça é executada pela polícia, após tentar fugir do país. A imagem de Cláudia Abreu, de cabelo curtinho jogada no chão, é pra mim uma das mais marcantes da nossa teledramaturgia.

6- O segredo de Perpétua - No último capítulo de Tieta, Perpétua (Joana Fomm) reune os moradores na Igreja pra contar os podres da irmã, Tieta (Betty Faria). O plano não só dá errado, como todo mundo descobre que a beata é careca. No final todos descobrem ainda o que Perpétua guardava numa caixa, a sete chaves: os "documentos" do falecido marido.

5 - O suicídio de Laurinha Figueiroa - Glória Menezes era mesmo a encarnação do mal em Rainha da sucata. Que o diga Maria do Carmo, personagem de Regina Duarte. Num momento decisivo da trama, Laurinha pula de um edifício com o brinco da outra na mão, pra fazê-la ser presa por assassinato. Se matar pra encrencar alguém: muita vilania pruma pessoa só!

4 - Morre, Odete Roitmann! - Todo mundo tinha um motivo pra acabar com a vida da megera de Vale tudo. Pudera, ela fazia da vida de todos ao redor um inferno. Então quando aquela pistola disparou e momentos depois eu vi Odete ensanguentada no chão, sabia que morria uma vilã e nascia um mito.

3 - Café com pastelão - Me lembro muito pouco dessa novela quando pássou mas assisti à reprise na Sessão aventura. É simplesmente delicioso ver Fernanda Montenegro e Paulo Autran, (Charlô e Otávio) trocarem insultos e copos de café/suco na cabeça, com tanta finesse até que a coisa descamba para uma guerra de comida.

2 - O final de Renascer - Linda a cena onde João Pedro (Marcos Palmeira), o filho rejeitado de José Inocêncio (Antônio Fagundes) vai aos pés do Jequitibá, onde anos atrás o pai fizera um pacto de vida eterna, e retira da terra o facão que selava o pacto. Na volta, José Inocêncio pede perdão ao filho e morre em seus braços. Saudades das novelas boas do Benedito!

1 - Brasil, aqui pra você! - De todas as cenas marcantes de Vale tudo, pra mim a mais marcante e emblemática é a fuga de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) do país, de jatinho ao lado da assassina de Odete. Pra coroar aquele clima de impunidade ele ainda tem a cara de pau de dar uma banana pras câmeras. Final de novela mais realista, impossível.


7 comentários:

  1. Uma cena melhor do que a outra. Seleção digna de aplausos dos melhores noveleiros de plantão!

    ResponderExcluir
  2. Cenas muito bem escolhidas. Parabéns pela estreia no blog!

    ResponderExcluir
  3. O Júnior mandou muito bem em sua estréia, de fato listou cenas memoráveis da nossa teledramaturgia e conseguiu trazer de volta a presença e os comentários do Adilson, Walter e Pepe... adorei, meninos, voltem mais vezes!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a seleção de cenas. A minha favorita é a chegada de Tieta a Santana do Agreste. Inesquecível pra mim. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Grande Vitor, de fato uma cena "retada" de boa, mas o fã nº 1 da eterna Tieta, torna o comentário no mínimo suspeito, hein?! rs... fico sempre muito contente pela presença de vocês no blog, não suma, brother!!!

    ResponderExcluir
  6. Faltou a cena em que Isabela Ferreto (Cláudia Ohana) é esfaqueada em "A próxima vítima" (1995).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...