sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Minhas 10 atrizes favoritas.





10 - Fernanda Torres - Longe das novelas, Fernandinha conseguiu seu lugar ao Sol graças à sua veia cômica e seu desprendimento em cena. Poucas atrizes encarariam as situações ridículas que Vani já protagonizou em Os normais. Mas tenho uma ressalva: ela precisa voltar a fazer uns dramas na TV, já que nesse campo ela também bate um bolão. Quem viu seus filmes "sérios" sabe do que estou falando.

9 - Renata Sorrah - Pense numa lista de personagens femininas marcantes nas novelas. Renata há de figurar em pelo menos um lugar nessa lista. Heleninha Roitmann, Pilar Batista, Nazaré Tedesco... A voz, o tom, o olhar, tudo nela trabalha pra construir suas personagens. Nada ali é gratuito, ela chega a ser irritande de tão... perfeita!

8 - Natália Thimberg - Seja como a magnânima, Tia Celina, de Vale tudo, cuja bondade e doçura competiam em igualdade de forças com a vilania de sua irmã, Odete (Beatriz Segall). Ou como a interesseira e manipuladora Idalina, de Força de um desejo, cuja maldade era capaz de cegá-la. Cada palavra que ela pronuncia em cena ganha ares solenes, e não nos resta senão clichês para descrevê-la: Divina!

7 - Carolina Ferraz - Tá certo, que no meio de tão grandes atrizes, Carolina pode parecer meio deslocada, mas pra mim ela é a nossa Júlia Roberts. Como atriz seu talento pode ser questionével, mas sua presença é magnética, o sorriso aberto, sonoro é encantador. E aquela voz?

6 - Júlia Lemmertz - Se novela fosse futebol, Júlia seria o volante, aquele que transita entre o ataque e a defesa. Qualquer papel, mesmo que a princípio pareça inferior, nas mãos dela se transforma, como num passe de mágica. O charme discreto, a sensibilidade e principalmente a sutileza com que ela interpreta faz a diferença. Enquanto para muitos, atuar é fazer ruído, para ela é algo orgânico, sem artifícios. Talento herdado da mãe, Lilian Lemmertz.

5 - Glória Pires - Todos os clichês sobre ser o maior talento de sua geração foram ditos sobre Glória. E todos eles estão corretos. Numa cena, qualquer cena que Glória faça, o que se vê ali não é atriz por trás da personagem, é antes de tudo A personagem. O faz-de-conta vira real quando ela começa a brincar. Como poucas, é capaz de fazer o público amar, sentir pena e odiar a mesma personagem, vide a Norma da atual Insensato coração.


4 - Laura Cardoso - Quando foi ao ar, em 1995, a segunda versão de Irmãos Coragem, com Laura brilhando como a supermãe Sinhana, eu percebi como ela é parecida com minha avó. O jeito mineiro, a cara bondosa, Sinhana em tudo lembrava a Dona Vitória aqui de casa. Mas no ano seguinte ela veio como a pilantra Tia Ruth em Salsa e merengue e ganhou meu coração de vez. E como rouba cenas essa senhora, viu?


3 - Lília Cabral - A partir do dia 22 deste mês, Lília vai nos brindar com a primeira protagonista de sua carreira, em Fina estampa. Esse posto, aliás já tinha que ser dela há pelo menos uma década. Não sei como será a novela do Aguinaldo, mas de uma coisa eu tenho certeza: Lília nos brindará com momentos emocionantes. Seja naquelas cenas de barracos onde ela perde a pose e manda tudo às favas ou naquelas onde a emoção fala mais alto e só os olhões azuis bastam pra dar o tom necessário á cena. Lilia é à prova de falhas, uma atriz que dá gosto de assistir.


2 - Regina Duarte - Até dia desses, eu implicava com Regina. Seua últimos trabalhos estavam sem brilho, no piloto automático. E as reprises do Viva com seus melhores momentos em cena (Raquel Aciolly e Porcina) só destacavam essa apatia atual. Mas tudo mudou com o remake de O astro. Como Clô Hayalla, Regina deixou de lado seus cacoetes- a cabeça virando o tempo todo - pra se entregar ao papel de uma mulher ao mesmo tempo amorosa e amoral. Voltou a ser namoradinha do Brasil no ato!


1 - Irene Ravache - "Olha lá a Dona Lola!" Na minha família é essa a primeira frase que se ouve quando La Ravache entra em cena. Pudera, ela pra mim virou um ícone com sua atuação não menos que perfeita em Éramos seis. Depois disso, Irene mora no meu coração, e não paga aluguel, seja como a amarga Loreta de Eterna magia (só ela pra me fazer assistir essa "pérola"), seja como a deslumbrada Clô, de Passione. Tente não chorar com esta cena:



E aí? Gostou da lista? Na sua opinião, quem deveria estar nesta lista e quem você deixaria de fora?


15 comentários:

  1. Sei que listas são pessoais e intransferíveis, mas... o que dizer dessa? Irrepreensível! Amei.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista. Se eu fizesse a minha, estaríamos de acordo com Renata Sorrah, Nathalia Timberg, Glória Pires e Regina Duarte!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua lista!!!!!Pelo menos metade dessas atrizes estariam na minha! rsrs
    E as fotos estão perfeitas!! Lindas!! Amei principalmente a foto da esplendorosa Lilia Cabral.

    ResponderExcluir
  4. Uma curiosidade, Sr. Jr Bueno, e Fernanda Montenegro, pq não colocaste? Pq é chover no molhado, ou não gosta mesmo?

    As demais adorei!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Excelente a sua lista, Junior... São dez apenas, né? mas eu incluiria a Fernanda Montenegro, Cláudia Abreu, Cássia Kiss e Lucinha Lins. Parabéns pela feliz postagem, meu querido e um abraço ao Vitor, Pepe, Glauce e Fabinho!

    ResponderExcluir
  6. Minhas dez:
    Lilia Cabral, Renata Sorrah, Natália Timberg, Rosi Campos, Laura Cardoso, Glória Pires, Glória Menezes, Irene Ravache, Ana Lúcia Torre e Giulia Gam.
    Os dez nomes foram digitados aleatóriamente!
    Saudações efusivas!

    ResponderExcluir
  7. Tô segundocê, segue eu!!! Rs
    http://www.oexpulso.blogspot.com/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quantos comentários! Adorei as listas de vocês. Fábio, Fernandona está acima de qualquer crietério, é hours-concours. Mas já ha um tempo que ela não inova, chegou num nível de excelência, mas se acomodou nele, como outros atores tão grandes quanto (Jack Nicholson e Al Pacino, pra citar doi exemplos). Já é um clichê considrá-la a melhor atriz do mundo. E eu optei por listar as minhas preferidas, ao invés das sempre sitadas nessas listas. Assim a Júlia Lemmertz, que eu adoro, mas é pouco lembrada, poderia entrar. É isso!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Junior, suas postagens são muito queridas pelo público... sou só sorriso, amigão! Mauro Cezar, valeu sua visita, espero vê-lo sempre por aqui... abraço!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A minha lista não tem boa parte desses nomes,hehehe...Mas vc defendeu com mto tesão!Isso é mto legal!!

    ResponderExcluir
  12. Agora ficamos todos curiosos pela sua lista também, Rodrigo, rsrs... conta pra gente! ;)

    ResponderExcluir
  13. Muito legal sua postagem, Junior. Minha lista teria outros nomes e alguns desses até permaneceriam.Mas é uma questão de sintonia, de identificação com a atriz. Cada um tem suas preferências e isso torna tudo muito mais subjetivo. Somos todos abençoados por ter neste país atrizes de tão alto nível!

    Uma salva de palmas para todas as grandes atrizes deste Brasil!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que bacana esse sei post Junior! Você conseguiu a proeza de reunir 10 atrizes que eu adoro! Gosto de todas, mas minha paixão é a Fernandinha Torres. Ela inclusive, foi quem me inspirou a ser ator. Suas atuações dramáticas são ótimas! Mas gosto de todas as outras!!!

    ResponderExcluir
  15. Na minha lista estão: Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Joana Fomm, Glória Pires, Regina Duarte, Nathalia Thimberg, Marília Pêra, Patrícia Pillar, Irene Ravache e Renata Sorrah.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...