sábado, 6 de agosto de 2011

Recordar é Viver - 20 anos de Barriga de Aluguel


Nesse 2011 que já está mais para o fim do que para o meio, faz 20 anos do fim de uma sensacional novela brasileira: "Bariga de Aluguel". De autoria de Gloria Perez e direção geral de Wolf Maya, a trama que contou com 243 capítulos, contava a história da jovem menina Clara, brilhantemente vivida pela então pouco experiente mas não menos talentosa Claudia Abreu.

Clara uma jovem sonhadora, durante o dia trabalha como balconista e à noite é dançarina, sua grande paixão. Vê no aluguel de sua barriga ao casal estéril Ana (Cassia Kiss Magro) e Zeca (Vitor Fasano) a possibilidade de conseguir uma boa quantia em dinheiro. Este é o eixo principal da  novela.

 A princípio Clara entende a ideia como um simples negócio e tenta manter segredo sobre o assunto. Com o passar do tempo a verdade vem à tona e junto com ela o fim de seu namoro com Bruno (Humberto Martins) e a expulsão de casa pelo próprio pai, numa atuação espetacular de Leonardo Villar. A medida que que avança a gravidez, a relação do trio protagonista acaba se conflitando. Ana sente-se triste e frustrada por não sentir a emoção da gravidez, de ter um ser vivo dentro de si. Ao mesmo tempo Claro começa a desenvolver um certo afeto pela bebe que está gerando e começa a sofrer por ter de abandoná-lo assim que este nascer. 




Com o nascimento da criança, a relação entre Clara e Ana fica cada vez mais difícil e as duas vão para a Justiça lutar pela guarda do bebê. Na época a autora Gloria Perez consultou alguns juízes e pediu que eles dessem sentenças para que ela , da melhor forma pudesse solucionar o caso. Na novela cada uma das mães venceu a disputa uma vez!Outros personagens também foram destaque na trama entre eles os médicos Miss Brown( Beatriz Seagall) e Molina (Mario Lago). O gay vivido por Eri Johnson, a sofrida Aída, interpretada por René de Velmond, entre outros. 

Foi um mega sucesso de audiência, sendo uma novela das 18 horas teve média geral de 48 pontos consagrando assim a autora Gloria Prez, que mesmo tendo que aumentar o nº final de capítulos, não deixou cair a qualidade nem a coerência no decorrer do trabalho, feito raro naquela época e ainda mais raro nos dias atuais, onde mesmo sem ter de esticar a novelas alguns autores acabam se perdendo...

A abertura é antológica, uma perfeita união entre a tecnologia e a emoção de uma música que traduzia bem o enredo contado:


Não menos emocionante foi o lindo desfecho dado à trama, a cena final, com as duas mães seguindo em frente de mãos dados junto ao bebê  é ainda hoje muito lembrada e bonita de se ver!




Com a palavra a criadora: 
Achei importante levar para as ruas uma discussão até então restrita ao mundo acadêmico. Nenhum código antigo define o que é maternidade. Ela sempre foi uma evidência: mãe era a mulher que paria, que carregava a barriga. A partir do momento em que esse deixou de ser o critério de identificação, tudo mudou. O interessante em Barriga de aluguel era focalizar uma experiência da qual não tínhamos referência alguma no passado. Como é ser mãe sem sentir a barriga crescer? Como é não se sentir mãe carregando uma barriga durante nove meses e vivendo um parto? É uma situação psicológica difícil. Em Barriga de aluguel, introduzi, mais uma vez, a realidade na fantasia. Quando a disputa entre as mães explodiu na novela, criei uma repórter que entrevistava as pessoas nas ruas, o povão mesmo, sobre quem era a verdadeira mãe da criança, a Clara ou a Ana, o útero ou o óvulo. Também foram entrevistados médicos, psicólogos, padres e personalidades populares, como a Dona Zica da Mangueira. A polêmica foi grande. Lembro que um dos entrevistados, um médico, respondeu: “Como médico, eu sei que a mãe é a que deu o óvulo, mas, como ser humano, para mim, é a que gerou a criança”.

Glória Perez, autora da Rede Globo.

Ai ai, que num sábado frio como este nada mal relembrar um dos melhores trabalhos da teledramaturgia brasileira e se deixar levar pelas recordações... Espero que gostem, fiz com muito carinho. Bjô!



11 comentários:

  1. Infelizmente não vi essa novela!
    Mas sei da sua fama na teledramaturgia. Em breve deve passar no Viva!
    Ótima escolha

    Fábio Dias R.
    www.ocabidefala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só me recordo da abertura!! Muito marcante! Belíssima novela!

    ResponderExcluir
  3. novela excelente, assistia com paixão... uma das minhas favoritas da teledramaturgia e a melhor da Gloria Perez... poderia ter passado às nove, tranquilamente... Gostei muito de relembrá-la, Bunno!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua homenagem... Aguarde surpresas, rs.

    ResponderExcluir
  5. Presença ilustre do Del,Duca "eu sou ryca", rsrs... valeu! Aguardaremos curiosos. Abração e volte outras vezes!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante da novela, mas pra mim essa "barriga" (rs) que ela teve comprometeu um pouco, arrastando demais algumas tramas, como a da Renee de Vielmond com o Jairo Mattos. Mas o saldo final foi positivo.

    ResponderExcluir
  7. Pepe, por falar na personagem da Renee de vielmond, eu achava o máximo, as cenas clips da Aída ao som de "Begin The Beguine", bem características das novelas anos 80/90... saudades!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vocês gostaram. Fico feliz. Claro que é impossível agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo, mas é claro que como todo "escritor" eu também quero que gostem do que eu faço, pois faço de coração. Até a próxima postagem.

    BjÔ!

    ResponderExcluir
  9. Não assisti essa novela, mas imagino a comoção que deve ter causado. Minha querida Glória Pérez sempre causando reações nos telespectadores. Ótimo post Brunno! :D

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ótima lembrança! A novela foi escrita para ir ao ar às 20:00, mas depois de cancelada e retomada várias vezes acabou sendo adaptada para o horário das 18:00. Trilha sonora excelente, escalação quase perfeita, foi uma das melhores novelas das seis da Globo.

    Excelente texto,Bruno, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...