terça-feira, 2 de agosto de 2011

Relembrando: PORTO DOS MILAGRES

YEMANJÁ, ODOIÁ, ODOIÁ, RAINHA DO MAR!!!

Entre 05 de fevereiro e 29 de setembro de 2001, eu corria para sala todas as noites ao ouvir a voz marcante e afinada de Gal Costa que entrava nas nossas casas anunciando o começo de mais uma novela das oito. A bola da vez era PORTO DOS MILAGRES.

Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a novela trazia de volta o estilo regional de Aguinaldo, estilo esse já utilizado nos sucessos Tieta, e Pedra Sobre Pedra. Como bom baiano que sou não pude deixar de cair de amores pela trama, que se passava na Bahia, terra de encantos e magia, como dizia a chamada da novela.

Félix e Adma: dupla trambiqueira!
A novela contava a história de Félix Guerreiro (Antônio Fagundes) e sua mulher Adma (Cássia Kis), uma dupla de golpistas. Félix descobre que seu irmão gêmeo, Bartolomeu, se tornou o homem mais importante e poderoso de Porto dos Milagres, uma cidadezinha no litoral da Bahia. Adma então envenena Bartolomeu, e Félix assume o lugar do irmão. Só que o destino conspira contra a dupla. Bartolomeu engravidara uma prostituta, Arlete (Letícia Sabatella). Adma então manda seu capanga Eriberto (José de Abreu) matar a prostituta e a criança. Eriberto os leva para alto mar e atira a criança num cesto ao sabor das ondas. Arlete se joga no mar e morre. A criança é encontrada pelo pescador Frederico (Maurício Mattar) e sua mulher, Eulália (Cristiana Oliveira), que morre logo em seguida. O bebê recebe o nome de Gumercindo, ou Guma. Anos depois, ao tentar salvar o irmão Francisco (Tonico Pereira), Frederico some no mar. Guma, passa a ser criado por Francisco e sua mulher Rita (Joana Fomm).

Augusta Eugênia
Laura (Carolina kasting), irmã de Augusta Eugênia (Arlete Salles) e mãe de Lívia (Flávia Alessandra), ignora a sua herança familiar e foge com o pescador Leôncio (Tuca Andrada). Augusta, por não se conformar com a escolha da irmã, denuncia o cunhado à polícia por fazer contrabando. Quando Laura sabe do plano para prejudicar o pescador, vai atrás dele, morrendo com seu amado em uma explosão de barco, após perseguição policial. Lívia, então, foi criada na cidade do Rio de Janeiro por sua tia Leontina (Louise Cardoso), outra irmã de Laura e Augusta Eugênia. A prostituta Rosa Palmeirão (Luiza Tomé), irmã de Arlete, está prestes a se casar com Otacílio (Eduardo Galvão) e, no dia de seu casamento com este, mata o coronel Jurandir de Freitas (Reginaldo Faria), porque este violentara a sua irmã mais nova Cecília (Luiza Curvo), que se suicida. Rosa é condenada a 20 anos de prisão, dizendo que quando sair irá dar uma reviravolta em sua vida.

Guma e Lívia
20 anos depois. Lívia deixa a cidade do Rio de Janeiro e vai com o seu namorado Alexandre (Leonardo Brício), filho de Félix e Adma, para Porto dos Milagres. Já na cidade, ela conhece Gumercindo, sendo conhecido como Guma, que se tornou um homem de caráter e um líder respeitado na pequena cidade litorânea. Os dois se apaixonam, tendo que passarem por poucas e boas para concretizar esse amor, como a hostilidade de Alexandre, que não se conforma em perder Lívia para um pescador, e a ambição de sua tia Augusta Eugênia, que quer ver sua sobrinha casada com o herdeiro de Félix Guerreiro, e ainda ter que lidar com as armações da bela e sedutora Esmeralda (Camila Pitanga), moça apaixonada pelo pescador, que acha que os dois se combinam por serem da mesma classe social. Já Rosa Palmeirão deixa a cadeia disposta a descobrir o paradeiro do filho de Arlete, e se apaixona por Félix após abrir um bordel, sem saber do seu envolvimento no desaparecimento da irmã e do sobrinho. Otacílio, com quem ela pretendia casar antes de ser presa, se casou com Amapola (Zezé Polessa), com quem teve o filho Alfredo Henrique (Miguel Thiré). Mas Rosa acaba esquecendo-o, tendo os seus olhos especialmente para Félix.

Adma: mais um trabalho brilhante de Cássia Kiss
Essa era a história de Porto dos Milagres, que era inspirada em dois livros do mestre baiano Jorge Amado, Mar Morto e a Descoberta da América Pelos Turcos. Aliás, Aguinaldo disse anos depois, que não gostou de escrever Porto, justamente pelo fato de não ter recebido os louros que deveria. As pessoas acreditavam ser de Jorge Amado toda a história da novela. Como fã do autor baiano, posso assegurar que as semelhanças são muito poucas. Apenas alguns nomes. Nada demais.

Vamos aos destaques do elenco:

Começo com ela mais uma vez. Cássia Kiss, que me arrebatou com uma vilã de primeira, a Adma. Como esquecer o seu famoso anel com veneno? Lembro-me que vendiam nas docerias uns anéis semelhantes com açúcar dentro, e as crianças brincavam de se envenenar...  Mais um trabalho de destaque de Cássia.

Antônio Fagundes também arrasou na pele de Félix Guerreiro, lembrando que Fagundes vinha de um mega sucesso, O Rei Do Gado. Marcos Palmeira fez uma composição limpa de Guma. Flávia Alessandra mostrando que era mais que um rostinho bonito, fez uma Lívia apaixonante.
   
Amapola e Venâncio
Destaque para a dupla cômica Amapola e Venâncio, vividos por Zezé Polessa e Tadeu Mello. Arlete Salles também fez bonito com sua Augusta Eugênia.
Rosa Palmeirão


Mais destaques:

Luiza Tomé (Rosa Palmeirão), Júlia Lemmertz (Genésia), Camila Pitanga (Esmeralda), Mônica Carvalho (Socorrinho), José de Abreu (Eriberto), Fúlvio Stefanini (Osvaldo). Ary Fontoura fez uma participação com seu personagem Deputado Pitágoras, de A Indomada. Participação essa que acabou se estendendo, e o personagem ficou até o final da novela.

PORTO DOS MILAGRES teve 203 capítulos e teve uma média de 44,6 pontos de audiência.



  

6 comentários:

  1. Uma trama deliciosa. Tenho vontade de ver uma novela regionalista em horário nobre novamente... Mas torço para que Fina Estampa seja um mega sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Também torço por Fina Estampa. Pelo que vi nos teasers, me empolguei!

    ResponderExcluir
  3. Se depender da nossa torcida Fina Estampa será um secesso, mas sobre o post de Porto dos Milagres, eu adorava essa novela e é sempre bom relembrá-la!

    ResponderExcluir
  4. Um grande trabalho de Cassia Kiss. Foi seu último grande papel antes de Dulce!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava dessa novela, da trilha sonora, da vilã maravilhosa da Cássia Kiss, mas devo confessar que eu não suportava o Guma. Achava o Marcos Palmeira velho para o papel e tom politizado dele me irritava um bocado. A única coisa nele que eu gostava é que toda vez q ele chegava perto da Flávia Alessandra, tocava aquela música linda da Elba Ramalho.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a novela tb. Teve um começo morno, mas depois estourou! Abs meninos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...