quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista com Ada Chaseliov, uma Atriz que sabe brilhar!

Talentosa e respeitada no meio artístico, com diversos trabalhos na TV, no Cinema e no Teatro. Ela é uma daquelas atrizes que fazem grande, qualquer que seja a sua personagem. E óbvio, não poderia faltar entre os nossos ilustres e solícitos entrevistados. Conheça um pouco mais da querida Ada Chaseliov!


Por Glauce Viviana e Isaac Abda

Glauce Viviana, pergunta:

Quais as suas lembranças da infância? Você ainda professa o judaísmo?
Ada Chaseliov – Tenho as melhores lembranças da infância. Uma infância normal, com muito amor, humor e afeto. E com muitos amigos!
Na verdade eu nunca professei o judaísmo enquanto religião. Na minha casa ninguém seguia muito as tradições, só comemorávamos os feriados, geralmente na família da irmã de meu pai. Eu costumo dizer que sou uma “judia ateia”, rs.
Como e quando você descobriu que queria ser atriz? Alguém se opôs a isso?
Ada Chaseliov – Não sei se “descobri”. Estudei no primário em uma escola que incentivava demais às artes em geral, como geralmente se dá em escolas judaicas, então eu comecei a brincar de teatro desde pequena, depois comecei em grupos amadores no clube ASA, Associação Scholem Aleichem e no clube Hebraica. Ninguém se opôs, pelo contrário, minha mãe é uma aficionada por teatro, tinha todos os livros e discos de Shakespeare, costumávamos brincar, já mais tarde, que ela era rival da Bárbara Heliodora.
A oposição veio na forma de como sobreviver nessa profissão, que, aliás, eles estavam certíssimos!
Quem são os atores e as atrizes que você mais admira?
Ada Chaseliov – Não tenho como listar todos, mas para não fugir à regra acho que a Fernanda Montenegro sempre vai estar no topo de qualquer lista.
O que você vê na TV? Quais das atuais produções você acompanha?
Ada Chaseliov – Não consigo muito acompanhar novelas, pois geralmente estou fazendo teatro, mas revi “Vale Tudo” e “A Muralha”, que considero uma das melhores coisas que já foi feita em TV. E amo as novelas do Silvio de Abreu, me identifico demais com o humor dele. Agora, confesso sou viciada em seriados americanos, House, Law and Order, Good Wife, Friends e muitos outros.
Você estreou em TV na novela "Fogo Sobre Terra" de Janete Clair, em 1974. Conte-nos um pouco sobre essa experiência.
Ada Chaseliov – Foi uma coisa muito louca, eu nem via a novela, pois estava fazendo Tiro e Queda, no Teatro Copacabana, com Tônia Carrero e Susana Vieira, aí me ligaram pra fazer uma participação especial, de um capítulo, como noiva do Herval Rossano. Era a cena de casamento da Regina Duarte. Eu só tinha umas duas ou três falas. Só que era uma quinta feira e eu tinha matinê no teatro. Me garantiram que dava tempo. Aqui tem um episódio que nunca vou esquecer. As horas foram passando e eu comecei a ficar em pane, pois minha ceninha não era gravada. Regina Duarte, que eu não conhecia, viu o meu nervosismo e perguntou o motivo. Quando eu expliquei, ela imediatamente falou com a produção e pediu para passarem minha cena pra antes das delas. Veja bem, eu era quase uma figurante, ela a protagonista. Nunca esqueci esse gesto dela!
Tendo trabalhado várias vezes com o autor Silvio de Abreu e a Diretora Denise Saraceni. Pode comentar um pouco da sua relação com eles?
Ada Chaseliov – Eu adoro os dois! Conheci Denise através do Ademar Guerra, e sempre admirei seu talento e caráter, é um prazer trabalhar com ela. Sempre no bom humor, na conversa franca.
Silvio de Abreu era amigo do Ney Sant’anna, meu ex marido, e acabou me convidando para fazer Guerra dos Sexos, uma das melhores novelas já escritas, com certeza!


Qual dos seus trabalhos você considera mais marcante? Alguma personagem que tenha odiado fazer ou produção da qual tenha se arrependido de ter participado?
Ada Chaseliov – Nunca me arrependi de nada que tenha feito, e tenho orgulho de tudo que fiz.  Em televisão, acho que fiz 3 personagens marcantes.
A Manoela, de Guerra dos Sexos, uma mulher ciumentíssima, alcoólatra, casada com Fabio, personagem de Herson Capri, de quem morria de ciúmes, com razão, na verdade, rs, ele era amante da personagem feita pela Maitê Proença.
Depois veio a Leonor, da Muralha, uma mulher muito má, recalcada, e com um defeito físico, a cabeça torta, e completamente apaixonada e devotada a D.Jerônimo, feito pelo Tarcísio Meira.
E finalmente D.Esther, uma judia riquíssima, supermãezona, superavó que odiava a nora, Claudia Raia, e fazia maldades hilariantes.


Isaac Abda, pergunta:

Curiosidade máxima: como fez para “criar” a Leonor de A Muralha? De quem foi a idéia da postura da personagem?
Ada Chaseliov – Foi muito curioso esse processo. Eu tinha visto, há muitos anos atrás, um filme chamado “The Devils”, do Ken Russel. Vanessa Redgrave fazia uma freira  completamente aleijada, mas a imagem que ficou pra mim, era de uma cabeça torta. Quando Denise me convidou para o papel, não sabíamos exatamente quem seria essa Leonor. Não poderia ser criada, pois não existiam criadas brancas, então imaginamos que ela teria sido uma jovem “usada” por D.Jerônimo e abandonada por ele ao envelhecer. No dia do teste de câmera, Denise comentou um pouco antes que queria uma estranheza nela, mas não sabia exatamente o que. De repente me deu um estalo, e eu entortei a cabeça. Lembro –me perfeitamente, eu falei, Denise, posso fazer ela assim? E ela respondeu, vira pro outro lado, eu virei, ela falou: Ótimo! E assim nasceu a Leonor, mas veio como um furacão; parecia que eu sabia quem era ela. E eu nem imaginei como seria difícil, rs.
Teatro, TV ou Cinema, onde você se sente mais realizada como atriz?
Ada Chaseliov – Sei que é clichê, mas todos dão um tipo de realização diferente. O teatro é imediato, é o contato com a plateia, os aplausos. A TV e o Cinema você tem esse prazer depois, ao ouvir os comentários. Agora o prazer pessoal, quando você sente que estava inteira na cena, e bem, esse você tem em qualquer dos três.
os diretores Claudio Botelho (esq) e Charles Möeler (dir)
Você é inegavelmente uma atriz super querida pelos diretores Charles Möeler e Claudio Botelho. Conte-nos como e quando começou essa paixão entre você e a dupla?
Ada Chaseliov – Claudio, eu tinha trabalhado há muito tempo numa peça do Sergio Britto, “Casamento Branco”, onde ele compôs as músicas e tocava piano. Charles e eu trabalhamos na peça “A Gaivota”, dirigida pelo Jorge Takla e ficamos amicíssimos. Depois da peça resolvemos formar um grupo, com Claudio também, e montar outra peça. Por uma série de circunstâncias, a peça não aconteceu e ele teve a ideia de escrever e dirigir um musical, “As Malvadas”, e daí ele não parou mais. Fizemos “Ó Abre Alas, a vida de Chiquinha Gonzaga”, “Cole Porter, ele nunca disse que me amava”, que foi um sucesso estrondoso, ficamos três anos em cartaz entre Rio e São Paulo e três meses no Cassino Estoril em Portugal. Depois “Cristal Bacharach”, “Ópera do Malandro”, “Noviça Rebelde”, “Gypsy” e agora “Violinista no Telhado”
A sua personagem Yente na peça “Um Violinista no Telhado” tem encantado o público. Como se deu a preparação para vivê-la?
Ada Chaseliov – A Yente já morava em mim. Quando criança, eu tinha uma tia muito querida e passava sempre as férias na casa dela em Teresópolis, e brincava com as suas netas, minhas primas, fazendo esse sotaque. Então quando eu li, perguntei ao Charles se podia colocar um sotaque e ela saiu...


Com quase 40 anos de carreira, como é a sua relação com aqueles que estão apenas começando?
Ada Chaseliov – A melhor possível! Nesse elenco do Violinista, as idades variavam de 6 a 80, e era uma união como nunca vi em elenco nenhum, sem demagogia.
Alegrias e vitórias, mas também tristezas e desilusões fazem parte da carreira artística. Como lida com isso?
Ada Chaseliov – Eu agora já aprendi, mas quando mais nova me angustiava muito. Não exatamente com desilusões, mas pra mim o pior dessa carreira é você nunca saber o que vai fazer depois dessa peça, depois dessa novela, depois desse filme, sempre o fantasma do desemprego.
Se pudesse hoje começar tudo novamente, tentaria mudar algo em sua carreira?
Ada Chaseliov – Com certeza! Não sei exatamente o que, mas seria muito estranho fazer tudo exatamente igual. Não tiraria nada, mas tentaria acrescentar outros projetos.
Quando volta à TV? Quais os seus projetos?
Ada Chaseliov – Em TV não adianta a gente ter projetos, eles é que tem que ter pra gente, rs. Adoraria voltar a TV. Estou emendando uma peça na outra, mas estou sentindo falta de voltar à telinha.
O “Posso Contar Contigo?” agradece a gentileza e deseja ainda mais sucesso!
Ada Chaseliov – Obrigada, foi um prazer fazer essa entrevista! 

Fotos: Portal Globo.com e Site MoelerBotelho
Vídeo: YouTube 

9 comentários:

  1. Super parabéns!

    Ada é uma ótima entrevistada, do tipo que surpreende nas respostas e oferece muitas curiosidades aos leitores. É meu tipo preferido de entrevistada..rs

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Assitir ao trabalho da Ada Chaseliov é sempre garantia de emoção em cena!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Uma atriz sempre muito competente e que desempenha seus papéis de forma muito verdadeira.

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista!
    Ada super reveladora, solícita e detalhista nas respostas, adorável! Deve ter sido realmente uma honra para a equipe entrevistá-la, bem como super agradável por parte da atriz, haja vista suas espontâneas e solícitas respostas!
    Parabéns entrevistadores, parabéns Ada Chaseliov! E espero o retorno dessa marcante atriz logo logo à TV.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista! Confesso que conhecia pouco do seu trabalho, mas agora virei sua admiradora!! Grande pessoa, gente boa e talentosa!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas perguntas!
    Adorei a entrevista.
    Parabéns Glauce e Isaac!

    Fábio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  8. E eu que achava que a cabeça torta de Leonor de A MURALHA já vinha prevista no roteiro de Maria Adelaide Amaral! Por isso que blogs como esse merecem aplausos.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Gui, George, Fábio e meu Nobre, ficamos todos contentes pela audiência de vocês... animados para continuarmos!

    A Ada foi muito solícita e nos rendeu essa "saborosa" entrevista, né monstra (Glaucina) rs?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...