quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lembra daquela música? Aquela, que era tema daquela personagem... naquela novela?

Por Júnior Bueno

Se tem uma coisa que me encanta mais que novela boa, é novela boa com trilha sonora boa. Músicas que ao primeiro acorde, nos transportam como num passe de mágica para aquela cena, que passou naquele ano, que eu tinha tal idade e vivia tal situação... Viram? A música certa, na hora certa e qualquer boa história vira inesquecível. Aqui vai uma playlist dos meus temas de novela preferidos (Não é uma lista de dez, como de costume, porque nesse tema, eu NÃO consigo escolher um e excluir outro)


Lado A (Dá o play pra ouvir a trilha)


  1. Brasil - Gal Costa - Claro que Vale Tudo  tinha que abrir a lista né? Também pudera, nunca um tema combinou tão bem não só com a novela mas com toda a situação econômica e política que o país vivia. E o Brasil engolia aquele "mostra tua cara" em seco.
  2. Pecado Capital - Paulinho da Viola - A primeira versão de Pecado Capital eu não tinha ne nascido e a segunda melhor esquecer, mas pra que viver nos anos 70 se tem Youtube e site Teledramaturgia aí para manter a gente informado, não é? Gravação feita de última hora, mas, perfeita como tudo que Paulinho faz.
  3. Coração pirata - Roupa Nova - A música que embalava as desventuras de Regina Duarte, a Rainha da sucata do título, pode até ser meio cafona (e é, e confesso), mas eu simplesmente não resisto àquele refrão em falsete. Canto junto toda vez que ouço.
  4. Fera Ferida - Maria Bethânia - Reza a lenda que a novela iria se chamar Nova Califórnia (conto de Lima Barreto que serviu de base para a trama), mas ao ouvir a gravação de Bethânia para a música do Roberto Carlos, que casava tão bem com o enredo da novela, a direção bateu o martelo e a novela foi batizada: Fera Ferida.
  5. Entre a serpente e a estrela - Zé Ramalho - O arranjo de gaita e acordeon, cortado pela voz rascante de Zé Ramalho, "há um brilho faca, onde o amor vier..." me transporta imediatamente pra praça principal de Resplendor, de Pedra sobre pedra no meio da guerra de amor e ódio dos Pontes e dos Batistas (qualquer dia eu falo sobre essa novela aqui). Fico até arrepiado.
  6. Nem um dia - Djavan - 19997. Eu amava o Djavan. Eu amava Por amor. Eu odiava a Eduarda, chatinha interpretada pela Gabriela Duarte. Então eu vivia um conflito: a Eduarda entrava no ar, eu chiava, tocava o tema dela, eu ficava maravilhado.
  7. Per amore - Zizi Possi - Aproveitando a vibe Helena-da-Regina-Duarte, o grande clássico dos karaokês desde Por amor. A novela se apresentava ao público com cenas incríveis de Veneza e a voz de Zizi soava tão bem italiano que a gente viajava junto. E cantava junto também: Peeeeeeeer amoooooooooreeeeeeee...
  8. Catedral - Zélia Duncan - Essa linda música pegou o começo da minha adolescência, em 1995 e além de acompanhar avidamente o mistério da trama de A próxima vítima, eu era apaixonado pela Irene, da linda da Viviane Pasmanter. E aí surgiu a Zélia, cantando aquela música linda, que eu tratei de gravar numa fita e ouvir até enjoar. Mentira, eu nunca enjoei
  9. Retratos e canções - Sandra de Sá (na época era Sandra Sá, lembra?) - Eu era muito, mas muito criança quando essa música tocava no rádio, mas eu sempre me lembro de ouvir minha mãe dizer: "É a música da Zezinha!" toda vez que a Sandra (ex-Sá e atual de Sá) começava a cantar. E toda vez que ela cantava "lembranças de nós dois" eu SEMPRE respondia "retratos e cançõ-ões".
  10.  Easy (Like Sundaymorning) Commodores - Esta é a minha mais recente paixão. Quando anunciaram que no remake de O astro teria a mesma música para o casal principal, torci o nariz. Mas não resisti nem à primeira cena de amor entre a Carolina Ferraz e o Rodrigo Lombardi para já estar cantando junto. Eu não resisto a um mela-cueca.
Lado B


  1. Dancin days - As Frenéticas - "Abra suas asas, solte suas feras..." As frenéticas são o YMCA brasileiro e a música-tema de Dancin' Days é a cara do desbunde da década de 70. Não tem quem fique parado.
  2. Rock n'roll lullaby - BJ Tomas - Pensou em casal de novela, pensou em Simone e Cristiano de Selva de Pedra; e pensou em Selva de Pedra pensou nessa música-ícone da novela. O curioso é que a canção fala sobre uma mãe e seu filho, nada a ver com romance.
  3. Dona - Roupa Nova - De novo Roupa Nova e de novo Regina Duarte. Fazer o que se a música é a cara da Porcina, a desvairada de Roque Santeiro? Eu adoro a parte do "tã-tã-tã, bate na porta, não precisa ver quem é, pra sentir a impaciência do teu pulso de mulher."
  4. O amor e o poder - Rosana - Mandala começou com Vera Fischer fazendo tragédia grega em horário nobre. Mas depois que a voz de Rosana cantou o primeiro "Como uma deusaaaa...", a novela já não foi mais a mesma e toda uma geração de drags ganhou um clássico pra performar.
  5. Luisa - Tom Jobim - Reza a lenda que Tom Jobim não gostou de ver a personagem homônima, de Vera Fischer com os cabelos curtinhos. É que na música de abertura de Brilhante, o maestro cantava as belezas dos cabelos da moça... Ainda bem que a música ficou eterna e o corte (pavoroso, diga-se) foi esquecido, né?
  6. Ainda Lembro - Marisa Monte e Ed Motta - Uma das músicas mais lindas da minha cantora favorita embalou o romance entre a Maria e o Ricardo de Deus nos acuda. E parece que a música deu sorte: foi nos bastidores que a Cláudia Raia e o Edson Celulari começaram a se engraçar.
  7. Nuvem de lágrimas - Fafá de Belém e Chitãozinho e Xororó - É cafona? Muito! Mas eu adoro essa música, esse amor desbragado, o casal João e Clara (adoro toda a novela Barriga de aluguel, aliás). Eu curto Nuvem de lágrimas, só deus pode me julgar!
  8. Codinome beija flor - Luis Melodia - O casalzinho Taís e Beija Flor roubava todas as cenas em O dono do mundo. Pudera, além da química entre Letícia Sabatella e Ângelo Antônio, o tema dos fofos era uma regravação da música do Cazuza feita especialmente para a novela. Luis melodia arrasou na homenagem ao cantor, morto um ano antes.
  9. Meu mundo e nada mais - Guilherme Arantes - O tema de Rodrigo nas duas versões de Anjo Mau é a melhor faixa das duas trilhas na minha opinião. Todo mundo tem uma fase de querer se isolar, ficar no escuro de seu quarto, com seu mundo e nada mais.
  10. Á francesa - Marina Lima - Top Model é a novela mais lembrada por quem foi criança ou adolescente no final dos 80. E a música de Marina Lima (que na época era só Marina) embalava as aventuras da linda da Duda, musa da garotada, da linda da Malu Mader.

PS.: Não teve muitas internacionais porque eu gosto mais das nacionais, e só.

PS do PS: É lógico que faltaram músicas obrigatórias  em qualquer lista do gênero, mas é aí que vocês entram. Sejam lindos e escrevam nos comentários aquela música daquela novela que fez parte da sua vida.  Meu próximo texto será uma seleção com as favoritas de vocês. Então nada de acanhamento, esse blog é de vocês. Caprichem que vai ter dedicatória das musiquinhas!

Beijos.

10 comentários:

  1. Adorei a seleção! Tb já fiz uma há algum tempo ( http://euprefiromelao.blogspot.com/2010/01/serie-memoria-afetiva-15-temas-de.html ) e temos algumas escolhas em comum! Que legal! Abração e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Trilhas sonoras de novelas sempre são um show à parte: não raro, novelas ruins contam com ótimas trilhas sonoras.
    Belíssima seleção Júnior! Músicas emblemáticas e, certamente, várias delas ligadas a momentos especiais seus.

    Obs: o tema da Solange Duprat de Vale Tudo era "Faz Parte do Meu Show"; "Codinome Beija Flor" integrou a trilha de O Dono do Mundo, na voz de Luiz Melodia.

    ResponderExcluir
  5. Orgulho meu!!! como sempre inesperadas as suas postagens, mas INCRÍVEIS!!! Mas faltou "MADANA MOHANA MURARI", acho que de "Pedra Sobre Pedra"!!!
    Mesmo assim adorei a maioria das músicas...

    ResponderExcluir
  6. Conciliar trilha boa com novela boa chega a ser uma arte. Acredito que Vale Tudo e Tieta se encaixam bem nessa ideia.

    Vários temas foram marcantes pra mim, um que cito de cara é "Anjo" do Roupa Nova, para a personagem da Maitê Proença em Guerra dos Sexos.

    E eu também adoro "Nuvem de Lágrimas".

    ResponderExcluir
  7. Nossa Ju!
    Vc viu Selva de Pedra e Brilhante? hahahahh ta velho hein!
    Gostei das músicas. Legal a ideia do playlist!
    Essas são clássicas meeeeemo! Ow, então concordo com o Guto pq Madana Mohana Murari, não está na lista, afinal sei que gosta muito!!! rs

    BG

    ResponderExcluir
  8. música e perfume são fatais pra mim, remetem à épocas de que valeram muito a pena... muitas das escolhidas pelo Junior falam ao meu coração... bom lembrar, bom vivê-las!

    ResponderExcluir
  9. Lindo post Junior. Mas confesso que acho um crime, um pecado mortal não encontrar nessa lista "Faz Parte do Meu Show" (Cazuza) - tema da destemida Solange Duprat, magistralmente vivida pela I N E S Q U E C Í V E L Lídia Brondi.

    Mas como vc diz que as nossas sugestões serão anexadas em novo post, fico aguardando com muito anseio. Belas recordações e lindas canções!

    ResponderExcluir
  10. Lista irretocável! adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...