terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mulher 80 - O DVD

Por Glauce Viviana

Essa semana ganhei de presente de uma grande amiga o Dvd Mulher – 80, um Show com as as principais vozes femininas da época. Fiquei tão maravilhada com a qualidade do programa que resolvi compartilhar.
No fim dos anos 70 o seriado “Malu Mulher”, exibido na globo, fazia um enorme sucesso. Contava a história de Malu, uma mulher recém-separada aos 32 anos, com uma filha de 12 para criar, interpretada por Regina Duarte, que vivia na vida real uma situação parecida, estava recém-separada e tinha dois filhos pequenos. Mostrava as dificuldades da mulher moderna e emancipada, que tem que trabalhar fora para se sustentar e criar a filha; a insegurança da mulher perante sua nova condição de desquitada, a qual ainda era vista com preconceito na época. Através da Malu, falou-se de separação, independência feminina, anticoncepcional, masturbação, orgasmo, aborto, homossexualidade feminina, entre outros temas considerados tabus para a época.

"Regina e Malu são a mesma pessoa" Daniel Filho

Como conseqüência do enorme sucesso de “Malu Mulher”, a globo lançou o especial “Mulher 80”, apresentado pela Regina Duarte, com a participação de Maria Bethânia, Gal Costa, Fafá de Belém, Rita Lee, Elis Regina, Zezé Motta, Simone, Quarteto em Cy, Marina e Joanna. Foi dirigido por Daniel Filho e contou ainda com uma participação especial de Narjara Turetta, que interpretava Elisa, a filha de Malu. Elas cantaram a trilha sonora do seriado e deram depoimentos sobre a condição da mulher, mostrando a essência feminina de cada artista. Reunir todas essas mulheres no palco foi realizar o impossível, nas palavras de Daniel Filho.
Em 2008 a rede globou lançou em DVD o especial “Mulher 80”, uma ótima pedida para quem quer ter guardado esse programa maravilhoso. Entre as melhores partes eu cito o depoimento de Daniel Filho nos extras, contando as histórias de bastidores que eu tanto adoro; o depoimento emocionado de Elis Regina, em uma das suas últimas aparições na TV, quando perguntada sobre o que deseja para sua filha, a pequena Maria Rita; e o encerramento do show, com Regina Duarte e todas as cantoras juntas no palco cantando “Cantoras do Rádio”, um feito considerado impossível mas que foi realizado.


Então fica a dica, para quem quiser presentear a si mesmo ou a alguém que goste, um DVD com musica de qualidade e depoimentos que retratam uma época muito rica e que eu adoraria ter vivido.


“Já tem mais de 25 anos que fizemos o programa. As estrelas deste especial continuam a brilhar. Suas luzes não se apagaram e nem se apagarão mais. Elas continuam reunindo num abraço corações de norte a sul. Semeando cantigas. Dando alegria a quem chora. Não são apenas Mulheres 80. Já são 2008 e 9, 10, 11… Eternamente – Nossas cantoras.” (Daniel Filho, Janeiro de 2008)



7 comentários:

  1. Cara, esse dvd é uma pérola que todo mundo deveria ter em casa! Boa escolha Glauce! :D Arrasou!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, vou procurar. Eu tenho o dvd Grandes nomes:Elis Regina Carvalho da Costa e o Daniel também emociona nos depoimentos. Pena que esses musicais acabaram, né? Dá uma nostalgia estranha, vontade de ter visto na época.
    Lindo texto e excelente lembrança Glauce!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela escolha do tema e pelo texto Glauce! Aguçou ainda mais minha vontade de ver o Mulher 80! Como bem disse Daniel Filho, não é todo dia que se pode reunir tantas maravilhosas e talentosas mulheres como estas!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, aguçou a minha vontade também. Certamente um registro que merece ser lembrado. Concordo com o Júnior, Daniel Filho sabe relatar muito bem de forma emotiva esses acontecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Desse show eu só vi alguns trechos. Tenho vontade de assistir, assim como Malu Mulher. Marcaram época.

    ResponderExcluir
  6. Uau Glauce, fiquei com muita vontade de assistir ao DVD! Realmente, um ótimo presente para dar ou ganhar!

    ResponderExcluir
  7. OLA GLAUCE TUDE BEM?SERIA UM PRAZER SE VC COMPARTILHASSE O DVD MULHER 80 COMPLETO COM TODOS NÓS.DESDE JÁ AGRADECEMOS!!KARINA DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...