terça-feira, 11 de outubro de 2011

01 ano da estréia de Vale Tudo no Canal Viva



Por Glauce Viviana

Em 04 de outubro de 2010 estreava no VIVA um dos maiores sucessos de todos os tempos, a novela Vale Tudo de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres, abrindo um novo horário no canal, o horário dos clássicos da teledramaturgia. Vale Tudo pode ser considerada uma trama a frente do seu tempo, é ágil, é bem amarrada, nada é gratuito ou desnecessário, não existe “encheção de lingüiça” e nem a tão falada “barriga”, o texto é excepcional, inteligente, um dos melhores já escritos! Na minha opinião Vale Tudo é a melhor novela já feita. É um ícone da teledramaturgia mundial, é inovadora ao mostrar a cara do Brasil, mostrando o país como ele realmente é, escancarando toda corrupção existente, antes escondida debaixo dos tapetes pela ditadura militar. A novela discutia a ética e se valia a pena ser honesto no Brasil, razão pela qual se mantém atual até hoje.
Vale Tudo mostrava a história de Raquel Aciolli (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Glória Pires), mãe e filha que possuíam valores bem diferentes. Enquanto Raquel era simples, honesta, ética, batalhadora, acreditava que a única forma de subir na vida era através de muito trabalho; a sua filha Fátima era o oposto, ambiciosa, interesseira, golpista, trapaceira, acreditava que só conseguiria subir na vida casando com um marido rico.


A novela já começa fervendo, prende a atenção desde o primeiro capítulo e não perde o ritmo até o fim, o pontapé inicial da história é Fátima vendendo a única casa da família, partindo para o Rio de Janeiro e deixando a mãe na rua. Depois disso, Raquel parte desesperada atrás da filha no Rio, onde conhece Ivan (Antônio Fagundes), acaba se instalando na cidade e passa a sobreviver vendendo sanduíches na praia. Raquel e Ivan se apaixonam logo no início e vivem uma das mais lindas histórias de amor já mostradas em novela. Enquanto isso Fátima conhece o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) e resolve que vai dar o golpe do baú e casar com ele, pra conseguir isso ela separa o moço, com a ajuda do seu amante, César Ribeiro (Carlos Alberto Ricceli), da sua amiga Solange Duprat (Lidia Brondi), namorada de Afonso, e para conseguir a benção da mãe dele, a toda poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall), Fátima separa sua mãe do Ivan, para que este fique livre para casar com Heleninha Roitman (Renata Sorrah), irmã de Afonso, pois Odete acreditava que Ivan seria o marido ideal para sua filha. Raquel e Ivan encontram uma mala com 800 mil dólares, desviados por Marco Aurélio (Reginaldo Faria) da Empresa de Odete Roitman, e Fátima se aproveita da divergência entre Raquel e Ivan acerca do que fazer com o dinheiro para armar a separação do casal.

Após Fátima conseguir separar a mãe de Ivan e casar com Afonso, a novela dá um salto de um ano e tem uma grande reviravolta, Raquel se torna uma importante dona de uma rede de restaurantes, enquanto Ivan está casado com a frágil Heleninha, o que coloca em questão o caráter do mocinho da história - será que ele se casou por dinheiro? Apesar de não terem notícias um do outro durante todo esse tempo, Ivan e Raquel continuam se amando e após se reencontrarem se tornam amantes, mostrando que Vale tudo é feita de personagens humanos, reais, que erram, que fraquejam, pois até a mocinha protagonista da história, Raquel, passa a ser amante de um homem casado.

As grandes vilãs da novela eram humanizadas, não praticavam o mal pelo mal, gratuitamente, elas acreditavam que suas atitudes eram perfeitamente justificáveis. Fátima em vários momentos demonstrou gostar da mãe, e sofria por não contar com seu apoio, por ter que fazê-la sofrer, mas seu desejo de ascensão social era maior que tudo, além disso, pretendia ajudar a mãe quando subisse na vida. Por sua vez, Odete Roitman, embora mantenha até hoje seu status de grande vilã por ter feito muitas maldades, também mostrou seu lado humano: sofria com o alcoolismo da filha, se apaixonou de verdade, enfrentou o abandono da família para ficar com o César Ribeiro e foi traída por ele, terminou assassinada por Leila (Cássia Kiss), protagonizando o “quem matou?” mais famoso da televisão.
Uma das coisas que mais gosto em VALE TUDO é o fato de ser uma das poucas novelas em que as mocinhas não são chatas, apáticas nem passivas. As mocinhas principais da novela, Solange e Raquel, eram batalhadores, guerreiras, lutavam pelo que queriam. Raquel passou por cima do seus sentimentos de mãe e invadiu a prova do vestido de noiva da filha para desmascará-la na frente da sua futura sogra, Odete Roitman, chegando a rasgar o vestido de Fátima no auge do seu desespero na famosa cena do capítulo 80, pois Odete lhe disse que, no lugar da Fátima, faria a mesma coisa! Essa cena se tornou um clássico dos clássicos, sendo uma das melhores cenas de novela já feitas, deveria ser obrigatória para qualquer pessoa que queira estudar interpretação. Além disso, após ver seu grande amor, Ivan, casar com a Heleninha, e sua única filha Fátima, aprontar todas contra ela, Raquel usou o talento que tinha para vencer na vida e se tornar a dona de uma rede de restaurantes. Já a Solange Duprat era uma jornalista carismática, independente e moderna, que resolveu ter um filho de produção independente, com seu inconfundível “cherrie” ela se tornou umas das personagens mais queridas da trama, ao invés de chorar até o final da novela, deu a volta por cima após ser injustiçada pelo namorado Afonso. Essas mocinhas nos ensinaram que não devemos nunca deixar nos derrotar, haja vista que tiraram do próprio sofrimento a força para dar a volta por cima.

Vale Tudo é cheia de atuações primorosas, o elenco parece ter sido escolhido a dedo. Não vejo outra Raquel senão Regina Duarte com todos seus gritos, que atuou com o coração e alma, dando uma credibilidade incrível à personagem. Não vejo outra Maria de Fátima senão Glória Pires, tinha que ser a jovem atriz mais talentosa da época para segurar e fazer tão bem esse grande personagem. E a Odete Roitman? Alguém duvida que ela foi feita para ser interpretada pela maravilhosa Beatriz Segall? O tom que Beatriz deu à personagem foi perfeito e fez com que ela se tornasse marcante. Outro destaque na atuação é a Renata Sorrah com sua Heleninha, uma mulher frágil, sensível e doce, mas que era alcoólatra e se transformava quando bebia, nos fez rir e chorar, sendo a responsável por grandes cenas como a do “mambo caliente” e a da grande revelação no final, quando ela descobre ser sua mãe a responsável por todos os seus problemas. Ainda cabe citar aqui a Lídia Brondi com sua fofa Solange, Reginaldo Faria como o inescrupuloso Marco Aurélio, Antônio Fagundes com seu mocinho ambicioso e não tão correto Ivan, Nathalia Timberg com sua bondosa Tia Celina, irmã de Odete Roitman, bem como outros coadjuvantes dde destaque, como Poliana (Pedro Paulo Rangel), Jarbas (Stepan Nercessian), Lucimar (Maria Gladys), Aldeide (Lilia Cabral), Consuelo (Rosane Gofman), Eugênio (Sérgio Mamberti), entre outros.
Prova do sucesso de Vale Tudo no Canal Viva foi que ela levou o canal à liderança absoluta do horário e causou um enorme frisson nas redes sociais, estando sempre entre os assuntos mais comentados do momento no twitter. Foi um grande acerto do Canal Viva reprisar essa novela, uma grande satisfação para quem nunca viu poder conhecer esse clássico absoluto que permanecerá sempre na memória dos amantes da teledramaturgia e uma excelente oportunidade para quem já tinha visto de matar as saudades!


Fotos: Portal Globo.com
Vídeo: You Tube (canal do "bretodeau")

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu Assisti a tudo comentei ativamente na comunidade da novela no Orkut.

    Aliás, foi lá que conheci a ruiva que escreveu este post que me fez recordar coisas tão boas, momentos que nunk esquecerei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca vou esquecer dessa novela nem dos comentários sobre ela! kkkkkkkkkkk Bruninho eu sou loira, não sou ruiva! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A B A F A !!!
    Pelas fotos no face eu jurava que eras ruivíssima!!!!
    Voltando ao tema: impossível não lembrar dos comentários e dos barracos da comu...

    BABADO CONFUSÃO E GRITARIA

    ResponderExcluir
  6. muito bom ler um post sobre esta, que sem dúvida, figura entre as cinco maiores novelas da teledramaturgia brasileira (leia-se mundial)... faz um pouco tempo tivemos o privilégio de revê-la no Viva, que muito mereceu o nosso "viva" de tanto contentamento.

    ... é, não fosse por um outro motivo, eu estaria apenas, contente por esta postagem, né monstra (entenda-se, Dona Glaucina, rs)? mas por sê-la especial, deixo aqui o registro do meu lamento!

    mooooonstraaaaaaaaaaaaa, te adoro, viu?! bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma novela que, definitivamente, não foi vencida pelo tempo e ganhou uma nova geração de admiradores com essa reprise. Adorei o texto e a lembrança.

    ResponderExcluir
  8. também notei isso ao revê-la sagradamente toda noite...a novela venceu alguns detalhes que poderiam deixá-la datada. Havia informações sobre a economia do Brasil da enorme inflação, do overnight, da incipiente informática e aquele delicioso folhetim escrito de modo perfeito.Glauce,que texto minuncioso..muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma novela de vinte anos atrás, mas mais atual do que nunca, seja pela temática, pelo texto, pelo ritmo. Como Glauce muito bem apontou, um clássico dos clássicos.
    Vale Tudo é uma novela atemporal que sempre permeará a memória dos telespectadores. Histórica.

    ResponderExcluir
  10. Uma exibição importante, que abriu os olhos da Globo para a imortalidade de algumas de suas obras. Eu diria até que foi Vale Tudo que abriu caminho para a re-reexibição de Mulheres de Areia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...