sexta-feira, 21 de outubro de 2011

10 Programas Infantis Que Fizeram Parte Da Minha Infância!

Comemorando o fim de outubro, mês das crianças e meu mês favorito, vide que nasci nele, meu post é em homenagem aos programas infantis que construíram meu caráter (sim, ele existe, tá?). São programas que sempre me trazem lágrimas aos olhos quando eu me lembro ou vejo algum vídeo. Então, compartilho agora com vocês...

10 Programas Infantis Que Fizeram Parte Da Minha Infância!

Por Thiago Ribeiro

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO



Monteiro Lobato é um gênio da literatura brasileira. Os livros que contam as histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo são pérolas que merecem ser apresentados às crianças de todas as idades. Lembro que na minha infância nos anos 90 eu chegava cedo da escola para assistir ao Sítio do Picapau Amarelo, reapresentação dos episódios de 1974. Quando a versão de 2001 estreou, eu acompanhei, e curti, embora torcesse o nariz para algumas novidades tecnológicas que foram inseridas. Sempre apaixonado pela Cuca e, óbvio, pela Marquesa de Rabicó, Emília, eu adorava o programa, que teve em 2007 sua melhor fase, nessa retomada nos anos 2000. Mas a versão clássica permanecerá para sempre na memória das crianças dos anos 70/80.

BAMBULUÁ



“Misture todas as cores, a mágica está pelo ar, pintada de vários sabores, agora imagine o lugar...” Assim dizia a música tema de Bambuluá, programa exibido nas manhãs da Globo, com participação da minha musa de infância Angélica. Bambuluá era uma cidade mágica, a cidade dos sonhos, onde Angélica vivia grandes aventuras, juntamente com os inesquecíveis Cavaleiros do Futuro, contra os vilões de Magush, comandados pelo Senhor Dumal.

CAVALEIROS DO ZOODÍACO



Exibido pela extinta tv Manchete (é, eu ainda peguei a Manchete, embora eu mesmo duvide disso, devido a minha pouca idade, rs). Cavaleiros do Zoodíaco iniciou a febre dos animes no Brasil. Eu era apaixonado pelo desenho e assistia todos os dias para fazer uma resenha com meus amigos no dia seguinte. Gostava do Yoga de Cisne, Shyriú de Dragão, mas meu preferido era Shun de Andrômeda. P.S: Eu odiava o Seya! Hehehe. Cavaleiros é meu anime favorito. Me dê sua força Pégasus!!

DIGIMON



“AGUMON DIGIVOLVE PARAAAAAA...” No auge da febre POKEMON no Brasil eu me apaixonei por outro desenho japonês exibido pela Globo: DIGIMON. A história das sete crianças presas num mundo digital com seus parceiros digimons me cativou desde o inicio. Digimon foi um sucesso, ainda que não tão grande como Pokemon, mas rendeu ainda mais quatro temporadas, sendo que a última é inédita na tv aberta no Brasil.

CHIQUITITAS



Impossível alguém que tenha sido criança nos anos noventa que não conheça a história das crianças do orfanato Raio de Luz. Chiquititas foi uma febre que se iniciou em 1997 no SBT e que fez a alegria da criançada Brasil a fora. As aventuras das crianças órfãs duraram quatro temporadas e muito chororô quando chegou ao fim. Mas mesmo após seu fim, a novela ainda carrega fãs fiéis, que continuam a acompanhar a trajetória das eternas chiquititas. P.S: Eu odiava a Mili!

PASSA OU REPASSA



A pergunta que hoje significa safadeza, nos anos 90 era um divertido programa do SBT. Lembro com mais detalhes da época apresentada pelo Celso Portiolli. Numa época em que eu morava na sala, assistindo o SBT. Era um programa divertido, colorido que me prendia nos fins de tarde. E por mais que as perguntas fossem intrigantes, uma questão maior perdurava o tempo todo na minha cabeça: essas tortas que eles desperdiçam no TORTA NA CARA têm gosto de quê?

POWER RANGERS



“Alfa, Rita se libertou, recrute um grupo de adolescentes com garra!” Assumo sem qualquer constrangimento que sou até hoje fã de Power Rangers, Assisto a todas as temporadas e não canso de assistir na tv aberta e em dvd. Adoro. Os heróis coloridos foram sucesso nos anos 90 e perduram até hoje. Já somam mais de 500 episódios e teve mais de 12 temporadas. Ou seja: quase Malhação. P.S: Eu odiava o ranger vermelho!

DISNEY CLUB



“Comitê revolucionário ultrajovem!” O Disney Club foi um programa apresentado no comecinho da noite no SBT e que trazia desenhos que vão ficar pra sempre na minha memória. Timão e Pumba, A Turma do Pateta, Pimentinha, 101 Dálmatas... Uma profusão de desenhos que fizeram minha infância mais feliz. Caju, Geléia, Maluca, Macaco, Pipoca, lembro com saudade de todos eles! Cruj, cruj, cruj, tchau!  

SCOOBY DOO


Dentre os inúmeros sucessos da dupla Hanna-Barbera que o SBT exibe há anos, Scooby Doo é o meu favorito. As aventuras da turma da Mistério S.A era divertidíssima, e pela primeira vez eu curtia TODOS os personagens de um determinado desenho. Adorava as peruices da Daphne, a inteligência da Velma, a esperteza do Fred e a covardia e gulodice de Scooby e Salsicha. Há algum tempo lançar uma versão moderna do desenho, chamada O QUE HÁ DE NOVO SCOOBY DOO? que é legal também, mas não se compara à versão clássica. Scooby Doo meu filho, cadê você???

CASTELO RÁ TIM BUM



Castelo Rá Tim Bum é a prova viva de que quando o produto tem qualidade ele pode ficar anos no ar (claro que existem exceções). É um programa alegre, divertido e que mantêm toda a magia, mesmo tendo sido produzido há anos. Enquanto escrevo esse post ouço a musiquinha do ratinho tomando banho. E já me lembro dos passarinhos: “Passarinho, que som é esse?” Às vezes me pego assistindo ao programa com o mesmo encantamento de quem assiste pela primeira vez. E é sempre um prazer imenso rever as histórias de Zeca, Nino, Pedro, Biba, Celeste, Dr Abobrinha e companhia.

E você, qual o seu programa inesquecível da infância??


5 comentários:

  1. Sempre bom relembrar uma época mágica que não volta mais...

    Também curti ao máximo a minha infância... estudava e brincava bastante, o que mais poderia querer? assistir TV, rsrs...

    Xuxa, Angélica e Mara Maravilha, Sítio do Pica Pau Amarelo, nem preciso citar, né? mas também assistia ao "Bambalalão", exibido na TV Cultura... saudade das tias Gigi e Silvana. No quesito novela, Carrossel foi que marcou época, pra mim.

    Legal seu post, Thiago!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já era um pouco maiorzinho na época de tais atrações, então nem posso opinar sobre cada uma delas especificamente. Mas realmente Passa ou Repassa marcou as tardes do SBT, e o Sítio eu ainda peguei uma parte da fase clássica, com a saudosa Zilka Salaberry.
    Parabéns pela lista.

    ResponderExcluir
  3. Esses também são os programas que fizeram parte da minha infância. Apesar de nem todos serem marcantes para mim. Parabéns pelo post!

    Paulo Ricardo Diniz
    Blog Zappiando

    ResponderExcluir
  4. Ummmm, os meus foram:
    SMURFS
    THUNDERCATS
    FAMILIA DINOSSAURO
    PERDIDO NAS ESTRELAS

    bons tempos

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. O meu programa favorito de infância era "Show Maravilha", com a Mara!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...