sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sessão Mofolândia... Aquele Vício!!!


Por Isaac Abda

“Domingo é um tédio!” frase ratificada por mim, inúmeras vezes. E quem pensa em dela fugir recorrendo à TV, é bom que se prepare para todas as prováveis chateações, pois, a não ser que disponha de uma TV paga com programação variada, só encontrará produtos que subestimam a sua intelectualidade na TV aberta.

Pois bem... Era a tarde de um domingo, estava eu assistindo ao Programa Retratos (Canal Brasil), sobre o Cantor Aguinaldo Timóteo, quando percebi que dentre alguns dos vídeos exibidos (o programa é baseado em recortes de entrevistas, matérias sobre determinada personalidade, enfim), estava um arquivo do Canal Mofo TV. Então, a despeito de não sentir nada de tão especial pelo cantor, fiz questão de acompanhar até o final aquela edição do programa, para me certificar de que dariam o devido crédito. Assim, pude constatar nos agradecimentos que, junto às emissoras Globo, SBT, Rede TV, estava o Canal Mofo TV.

Neto, em meio ao seu arquivo
Mas por que relatar isso aqui? É que me fez lembrar das vezes em que eu ainda não mantinha nem ao menos um contato virtual com o querido José Marques Neto, idealizador do Mofo TV, e já acessava com relativa freqüência o seu site. O Mofo TV é canal obrigatório a todo blogueiro/crítico de TV, que se preze: busca pelos seus arquivos é algo tão prazeroso que o pesquisador é facilmente envolvido pelos tantos vídeos de diferentes produtos, emissoras e épocas, disponibilizados por lá. E quem já não passou por isso? Quem nunca se utilizou daquele vídeo raro, só encontrado por lá?!

Curioso é que, detentor de tamanha preciosidade, arquivos e mais arquivos de fitas VHS/DVD’s catalogados, o Marques Neto não tenha o merecido reconhecimento das emissoras de TV. É importante que se enfatize a inexistência de retorno financeiro, o que nem é protestado por ele, muito menos é o motivo desta postagem, que fique entendido.
Aqui registro a minha admiração ao trabalho brilhantemente desempenhado pelo Neto, em que as emissoras são as principais homenageadas. Trata-se, antes de tudo, de um trabalho de preservação da memória da Televisão Brasileira.

Óbvio que não poderia terminar esse post sem expor alguns vídeos. Espero que curtam! 
Ah! e querendo conferir o site, cliquem aqui!




E você, algum vídeo em especial, do referido Canal?


Fotos e Vídeos: Site MofoTV (you tube)

9 comentários:

  1. poxa, a mofo tv...adoro ver programas de auditório e por ela vi artistas que adoro como eliana pittman, vanusa, elza soares, lady zu, sonia santos...o neto foi uma das primeira pessoas as quais conheci no orkut, ainda que tinha essa preocupação com a memória em um país que todos falam em que ela não é respeitada. Bela lembrança, Isaac...

    ResponderExcluir
  2. O Mofo TV é um precioso baú, repleto de pérolas do passado de nossa rica TV. Costumo assistir, além de cenas de novelas (as últimas que vi foi de novelas das 18 horas adaptadas de clássico da literatura brasileira, junto com Pão Pão Beijo Beijo e De Quina Pra Lua), muitos musicais antigos do Fantástico, e recentemente a dança dos sete véus-completinha!-de Patrícia Pillar em Salomé!
    Projeto magnífico do Neto, prezando pelo resgate da memória televisiva do Brasil, coisa que nem mesmo as emissoras levam tão a sério assim, na maioria das vezes. Um amante da TV partilhando de sua paixão pelo veículo com outros fãs!
    Parabéns pelo texto e pela bela homenagem, Isaac!
    E escreva mais no blog!

    ResponderExcluir
  3. Fui surpreendido por essa tocante homenagem à MofoTv no blog 'Posso Contar Contigo?'.
    Muito obrigado ao Isaac Abda pelas gentis palavras reconhecendo meu esforço de tentar manter viva a memória pop televisiva naqueles que curtiam a programação antiga da tevê e também apresentá-la à mais nova geração.

    ResponderExcluir
  4. Contente que tenha gostado, Neto... adoro rever cenas nostálgicas, saudosista confesso que sou, mas também vejo muita coisa antes desconhecida por mim.

    Valeu, Edu e Lip... tamos juntos e misturados, rapazes!

    Adilson, óbvio que lembrei de você, queridão! rs

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Isaac, confesso que já ouvi falar muito do site/canal Mofo tv, mas não me recordo de ter acessado algum vídeo!
    O seu texto me fez curioso em começar a praticar!
    Abraço, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Curto muito homenagens!
    Muito justa e bem feita a q vc prestou, Isaac!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Legal a homenagem, Neto e seu canal merecem sempre ser lembrados!

    ResponderExcluir
  8. Me divirto mais no youtube que com os programas de domingo hehehe
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...