sábado, 14 de janeiro de 2012

REBELDE: 50% DE ACERTO DA REDE RECORD.


POR Thiago Ribeiro


Arthur Aguiar e Lua Blanco 

Exibida pela Tv Record e segunda parceria com a emissora mexicana Televisa, a novela Rebelde, adaptação da mexicana Rebelde, que por sua vez é uma versão da Argentina Rebelde Way, é um sucesso nas redes sociais, os adolescentes comentam e compram os cds que estão sendo comercializados, ou seja, é um pequeno sucesso da emissora. Porém, Rebelde além de ter que lidar com a desconfiança dos fãs das outras versões empaca com alguns probleminhas que fazem com que sua audiência patine diariamente.

A autora Margareth Boury

Sou fã do texto dinâmico da autora Margareth Boury, alias, adorei Alta Estação (2006). Mas a novela tem em determinados momentos um dinamismo que me incomoda. A edição é ágil, uma coisa bem teen, que ajuda, mas mesmo assim em determinadas cenas o texto soa falso demais. O que também não ajuda no desempenho dos intérpretes.
Sophia Abrahão e Micael Borges

Os seis protagonistas são jovens bonitos, mas que precisam comer muito feijão com arroz para chegar num nível pelo menos, aceitável. Cantar, não cantam nada, com a exceção talvez de Chay Suede e Lua Blanco. Mesmo assim, para mim como espectador chega ser insuportável ouvi-los cantando. Talvez eu esteja ficando velho. Significa isso Brasil???

Daniel Erthal e Eduardo Pires
Dentre os seis eu destacaria a interpretação mais natural (se é que isso é possível) da novata Mel Froncowiack, que vive a bulímica Carla. Os outros cinco estão num patamar que eu, como humilde telespectador classifico como “suportável”... Outros que merecem um destaque negativo, por assim dizer, são Daniel Erthal e Eduardo Pires. Já pude ver o trabalho dramático de Eduardo Pires na novela Luz do Sol, também exibida pela Record e em Sinhá Moça, exibida na Globo. Em ambas o rapaz teve um bom desempenho. Mas em Rebelde, Eduardo se utiliza uma série de tiques, que aliás ele compartilha com seu colega de cena Daniel Erthal. Chega ser insuportável assistir as cenas farsescas protagonizadas por ambos. Uma coisa que deveria ser engraçada se torna algo constrangedor de assistir.
Mel Froncowiack

Mas Rebelde não tem só coisas ruins, muito pelo contrário. O visual colorido que a cenografia imprimiu aos cenários ajudou na “abrasileiração” da trama. A edição, já citada, dá um excelente tom juvenil. Dentre o elenco, destaques são os jovens Rayanna Carvalho (Pilar), Carla Diaz (Márcia), Bernardo Falcone (Téo), Karen Marinho (Cilene) e os veteranos Adriana Garambone (Eva Messi), Claudia Lira (Beth), Eliana Guttman (Ofelia), Cassia Linhares (Silvia), Floriano Peixoto (Jonas) e Edwin Luisi (Genaro).


Mesmo patinando na audiência Rebelde terá uma segunda temporada que será exibida a partir de março (caso não haja desistência da emissora). É torcer para que a novela melhore e que seja mais um sucesso da teledramaturgia da Record.


5 comentários:

  1. Post muito bem redigido. E Justo. Parabéns ao Blogueiro. Eu gosto de Rebelde, mas não acompanho. Não é corriqueiro sentar-me para ver Rebelde, mas gosto !

    ResponderExcluir
  2. O problema de Rebelde Brasil, foi esse fogo da Record em trocar de horário no desespero por mais audiência.

    ResponderExcluir
  3. Thi, meu quereeedo (ouça o Aguinaldo Silva a dizê-lo), curto mais essa linha crítica de postagens. MAS, PORÉM, NO ENTANTO, rsrs, você escolhe justo a menina dos meus olhos, nesse momento (na RECORD)?!

    Óbvio que respeito a tua opinião, e concordo no que diz respeito a capacidade técnica/musical dos protagonistas, APENAX. No mais, DISCORDO totalmente, o elenco está bem colocado, até mesmo os protagonistas, que aliás, me surpreenderam positivamente. O Erthal e o Pires tão dando conta do recado. Acho que o tom é adequado a proposta do texto, direção, enfim, da novela.

    A audiência sofreu uma queda significativa a partir das muitas mudanças de horário de exibição, como bem disse o Diogo.

    Torço muito para que a próxima fase da novela seja tão bem sucedida ou ainda mais que a atual.

    Ah! Parabéns pela retomada de estilo, Seu Thiago com Z. ;)

    ResponderExcluir
  4. Será que to ficando velho Braseeel? rs

    Parabéns pelo texto Thiagooo!

    Vi muito pouco de Rebelde mas o que vi gostei da agilidade e texto!

    Abs

    Fábio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  5. Amoo Muito Rebalde :):):):):):):):)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...