domingo, 19 de fevereiro de 2012

MOMENTO TRASH: ABERTURAS DE NOVELAS PORTUGUESAS.

Júnior Bueno

Se tem uma coisa que esse noveleiro aqui adora é abertura. Tanto que eu às vezes passo a gostar de novelas consideradas ruins por causa das aberturas, quando são boas (O amor está no ar, Lua cheia de amor e Pé na jaca são exemplos). E torço o nariz , quando a novela tem uma abertura feia ou pouco criativa, que não marca. Já fiz até um post aqui sobre isso. Mas hoje vou trazer algumas coisas realmente curiosas pra vocês. Com a minha mania de fuçar pelo Youtube atrás de raridades aleatórias me deparei com as aberturas (ou genéricos, como eles chamam) mais bizarras já criadas. Aqui vou listar cinco que não "fazem o requisito", como diria a moça da lage e três que eu achei bem feitinhas. Mas tem mais no Youtube, recomendo, são hilárias.

As Bizarras:


  • Flor do Mar - A princípio, a imagem da mulher nua (rola um peitinho!) dá a impressão de algo na linha de Mulheres de areia, mas a colagem com o chroma key é tão mal feita, e as imagens de flores se abrindo no fundo do mar (literais eles né?) não deixam dúvidas, é uma novela portuguesa com certeza!


  • Mar de Paixão - Mais uma trama sobre o mar, mas dessa vez o responsável estava sob efeito de chá-de-cogumelo. Nada mais explica a a profusão de imagens onde nada combina com nada, sem falar na medonha maquiagem dos bailarinos.


  • Sedução - Dessa vez o fator responsável pelo humor involuntário é o carão da atriz Maria João Luis (só pra constar, toda novela tem de lá tem pelo menos uma Maria João no elenco). A moça é expressividade pura.



  • Olhos de Água - Se existir um Troféu Sem Noção, com certeza vai pra essa abertura. Começa bem, com um imagem poética de gotas de orvalho, mas daí aparece uma árvore com corpo de mulher (what?), com direito a peitinhos (what²?), seguido por um relógio voador (what ³?) e de repente uma menina aparece (criança e mulher com peitinho de fora na mesma abertura, reparem) o relógio vira um espelho e tudo que acontecer de surreal aí já vai ser normal.


  • Ganancia - Segundo a Wikipedia, essa novela foi protagonizada pelo Leonardo Vieira, embora ele não conste nos crédito. Mas a curiosidade maior sobre a novela, ou melhor sobre a abertura é a semelhança do modelo com Lord Voldemort, o vilão de Harry Potter. Antes de gritarem plágio, saibam que a novela é de 2001, ou seja antes.




As bem-feitinhas

  • Perfeito Coração - Primeiro, reparem em quem aparece na abertura: o NOSSO Ricardo Pereira, hoje galã de Aquele Beijo. Segundo, a música é um fado de Amália Rodrigues (a cantora-símbolo portuguesa) cantado por um grupo chamado Amália Hoje, que recria as músicas da diva pros dias de hoje. Recomendo. Por último, não é bonitinha (e cafoninha) essa abertura? Passaria facilmente numa novela daqui, das 6, ou da Record.

  • Sentimentos - Amei a solução que deram pra apresentar os personagens na abertura, já que o título é bem vago e poderia gerar as mais variadas interpretações para a abertura. Os créditos acompanhando o movimento da câmera é um luxo só. Lembra um pouco Sete pecados.



  • Vila Faia - Trata-se de um remake da primeira produção portuguesa, datada de 1980 (quase 30 anos depois da primeira brasileira, diga-se). A primeira abertura é risível, mas a da segunda versão é soberba, mostrando o passo-a-passo do vinho da parreira à taça. E a tipografia dos créditos, então? E o logotipo? Tudo muito lindo.

E aí, gostaram?

10 comentários:

  1. Lembro bem do dia em que o Júnior, autor do texto, me indicou tais aberturas no youtube, numa hilária e risível sessão trash, ante o absurdo, amadorismo ou exagero delas rs!

    Difícil escolher a pior e a melhor (ou menos sofrível!) no meio de tanta abertura ruim rs! Das "boas", acho que pela originalidade na apresentação e dos efeitos de transição, fico com a de Sentimentos. Mas acho que o troféu sem-noção merecidamente vai para a de Olhos de Água mesmo, essa se superou em bizarrice.

    Ótima e descontraída lista Júnior, uma das postagens mais criativas e surreais que já vi sobre novelas (surreal no bom sentido, não como essas aberturas aí rs!).

    ResponderExcluir
  2. Já eu acho a abertura de "Vila Faio" horrorosa! A ideia é até boa, mas foi pessimamente executada. A de "Mar de Paixão" é risível de tão ruim, a pior dessa seleção. Como você disse, a maquiagem dos bailarinos é medonha. A árvore com corpo de mulher na abertura de "Olhos de Água" (lembro de ter visto um capítulo ou outro na exibição da Band) dá medo. A de "Perfeito Coração" é fofa e divide o troféu de melhor canção com "Sentimentos" ("Fácil de entender", da banda The Gift). A vinheta de "Sentimentos", aliás, é a melhor entre essas aí. Por fim, a abertura de "Flor do Mar" não é uma tragédia completa, vai. Há o inegável problema da colagem, ok, mas a ideia é boa e teve um resultado bonito no vídeo. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gente, me apaixonei pela abertura de Perfeito Coração!!! Achei a cara da Elisabeth Jhin!!! kkkkkkkkkk Muito divertido seu post, W.J. Junior Bueno!!!

    ResponderExcluir
  4. Não postou a que eu mais gosto, "Tempo de viver" hehehe
    Lucas - www.cascudeando.zip.net
    @cascudeando

    ResponderExcluir
  5. Nossa não tinha visto nenhuma dessas.
    Só o Jr pra achar essas perolas! rs


    Fábio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  6. Júnior, parabéns pelo seu texto super divertido! Por incrível que pareça, gostei da abertura de Mar da Paixão. Já Sedução e Olhos de Água são terríveis!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Augusto, Lucas, Fábio, obrigado pela presença no blog... voltem mais vezes, rapazes.

    Curiosa a sua postagem, Junior... como sempre o seu bom humor lá nas alturas. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. A novela portuguesa "Ilha dos Amores" tem uma excelente abertura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...