terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O POSSÍVEL CAMINHO PARA SE TORNAR UM ROTEIRISTA



Por Romulo Barros

Olá pessoal!
Chegou mais um dia de postar aqui no “Posso contar contigo?”. E nos últimos dias vinha pensando no que escrever e não vinha ideia, até que veio a ideia de dar uma continuidade ao meu primeiro post aqui no blog.

Recapitulando: falei de sangue novo nos roteiros das novelas e séries brasileiras. Tá, mas não falei de como se tornar um.

Então vou falar em como se preparar para ser um bom roteirista. É claro que sem talento e determinação, não vamos alcançar o nosso objetivo. Então mãos a obra, quer dizer, mãos no computador, na maquina de escrever ou no papel de pão tá valendo tudo, o importante é escrever. Praticando é a melhor forma de se aprender o ofício. Não precisa esperar um convite de uma TV para começar o seu roteiro. Precisa praticar e você pode começar por um conto, ensaio, peças, etc...  Precisa partir de algum lugar.



Não fique triste se uma primeira incursão for desastrosa. Vá praticando. Os nomes mais conceituados também começaram assim, praticando e errando.

Uma leitura nos livros mais famosos sobre roteiro é também é uma ótima forma de se começar.

Destaco alguns títulos que falam sobre roteiros e que valem a pena a leitura:

Da criação ao roteiro – teoria e prática, de Doc Comparato – é considerado a bíblia dos roteiros. Nessa nova edição da Summus, o livro vem com 5 novos capítulos, foi inteiramente atualizado e revisado. Doc reescreveu praticamente o livro todo, incluiu novos conceitos que vinha estudando e falou ainda de novas mídias.



A jornada do escritor, do Christopher Vogler - me ajudou muito a entender a jornada do herói e os arquétipos presentes nas histórias. Vale a pena ler. Este livro bebe dos ensinamentos de Joseph Campbell, autor de “O herói de mil faces”



Story, do Robert McKee – Ainda não li todo, mas sempre recorro a ele quando surge alguma dúvida.  



4 Roteiros, do Syd Field (Esse eu indico você ler cada análise de roteiro, depois assistir o filme e depois voltar a cada capítulo do livro. Dá um pouco de trabalho? Dá, mas vai compreender muito melhor tudo o que Syd Field diz nas análises dele.)



Por dentro do roteiro, de Tom Stempel – foi um dos últimos livros de roteiro que li. É muito interessante o livro, de bom entendimento e segue a mesma linha do “4 roteiros” do Syd Field. Ele fala de erros e acertos de filmes famosos. Então você pode ler e depois assistir os filmes e assim fixar ainda mais os conceitos defendidos por Stempel.



Destaco ainda os livros: Exercícios do Roteirista e Como resolver problemas de roteiro, do Syd Field; Lições de Roteiristas, do Kevin Conroy Scott; Os segredos dos roteiros da Disney, do Jason Surrell. Existem muitos outros títulos, mas esses são os mais conhecidos.



Uma última dica: leia muitos roteiros. É uma ótima forma de aprender com outros roteiristas.

Espero ter contribuído com vocês.
Se souberem de algum título que não lembrei, coloquem ai.
Vamos aumentar essa lista.
Até o próximo post. 

5 comentários:

  1. Oi Romulo,

    Incluo na lista um do Marcos Rey, O roteirista profissional e do Flavio de Campos, Roteiro de cinema e TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tive contato com o livro do Flávio de Campos quando coordenei a revisão do livro do Doc Comparato. O do Marcos Rey eu não conheço, mas tá valendo para colocarmos na lista.

      Excluir
  2. Aguinaldo Silva fez um dvd incrível com seus segredinhos de escrever novela. Chama-se A arte de escrever novelas.

    Muito interessante!

    Vale a pena adquirir, eu que não tenho essa pretensão, amei!


    Fábio Dias
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiquei sabendo desse DVD do Aguinaldo. Estou pensando em comprar. Inclusive acho que vou fazer isso agora mesmo! :)

      Excluir
  3. Excelente postagem, Rômulo... temos um público sedento por orientações nesse sentido, e se tantos querem chegar lá, que saibam o melhor caminho, ainda que mais distante, para alcançar seus objetivos.

    Continue com textos magníficos assim, meu querido!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...