sábado, 10 de março de 2012

1º Aniversário do Blog 'Posso Contar Contigo?'


Por Isaac Santos

"Sendo um assíduo leitor de tantos blogs, pensei em também ter um espaço onde possa expressar opinião. Mas sem a sua visitação não há sentido. De nada adiantaria estar aqui solitário! 

Além de criticar, quero fazer perguntas a algumas pessoas interessantes, mas temo ficar no vácuo.


Posso Contar Contigo?"


Sim, não nego... Eu temia não ser lido por vocês, aliás, divergindo dos colegas blogueiros, comecei sem grandes expectativas. Eu já acompanhava alguns blogs/sites temáticos ou não, e sempre curti lê-los, mas foi em meados de 2009 que tomei gosto por fazer as minhas observações e quis também expor. Assíduo frequentador/comentarista do antigo blogão do Aguinaldo Silva, hoje um portal bem mais rico e diversificado (embora eu sinta muita saudade daquele universo mais "simplista/intimista" de outrora), tive a grata oportunidade de ser um dos entrevistadores do referido autor, no extinto (infelizmente) blog do amigo Mourão. Daí tomei gosto e decidi por abrir este espaço. 

1 ano se passou... Tem valido a pena! 

Certamente que se hoje posto um texto em comemoração pelos meses de vitórias, em detrimento das dificuldades também experimentadas, isso só é possível porque pude/posso contar com pessoas capazes, talentosas e que contribuíram/contribuem de modo ímpar ao sucesso do 'PCC?'.

E como não mencioná-los? Impossível, pois Deus e eu sabemos o quanto sou grato (imagino que, também injusto com alguns, os quais sabem do que estou a falar) a cada um daqueles que ao seu modo fizeram/fazem o blog... Somos uma equipe!

Pois bem, inicialmente as postagens eram feitas noutra cadência. Senti a necessidade de ter ao menos 1 colaborador, daí convidei o Thiago Ribeiro... Uma dupla quase perfeita (risos) mas eu e a minha paixão por "família numerosa", resolvi convidar mais algumas pessoas, foram elas: Brunno Duprat, Glauce Viviana, Junior Bueno, Ana Paula Calixto, Mateus Perez. Essa fase foi muito prazerosa. A Paulinha teve a excelente ideia de criar um grupo no face onde pudéssemos discutir assuntos relativos ao blog, e isso fazíamos, mas fazíamos mais, nos divertíamos, falávamos bobagens no chat (janela de bate papo) do grupo. 

Além de nossas postagens, o blog sempre foi prestigiado por ilustres convidados e seus riquíssimos textos. Aproveito para agradecer mais uma vez pela contribuição de todos vocês: o saudoso Rogério Sabath (faleceu em agosto do ano passado), Walter de Azevedo, Marcos Silvério, Celso Garcia, Adilson de Oliveira, Silvestre Mendes (tendo postado em duas ocasiões), Aladim Miguel, Edson Silva, Thelma Lobão, Emerson Felipe e Denis Pessoa.

O Denis tem uma história com "o blog", eu ouso dizer que é uma "História de Amor", mas esse capítulo especificamente somente ele e o... (risos) podem contar. Lembro de, a Glauce me perguntando um certo dia, sobre a possibilidade de um amigo dela postar no blog (meus companheiros sabem o quanto sou chato nesse sentido) e eu receoso quis ler o texto... ora, preocupação tola, o amigo era o Denis, que foi muito feliz na escrita do seu texto e ao ser convidado a integrar o grupo, prontamente aceitou e também continua com a gente.

Se existiram/existem critérios pra me sentir confiante a convidar os colaboradores do Blog? Óbvio que sim. Não tratarei disso aqui, mas posso dizer que um dos, é a boa escrita. Daí que foi fácil perceber o talento do Fábio Costa, do Eduardo Vieira e convidá-los foi questão de tempo. De igual modo, mais recentemente, aceitaram o convite: José Vitor, Rômulo Barros, Raphael Camacho, Rafael Tupinambá, Daniel Couri, Paulo Garrido, Antenor Azevedo, Sidney Rodrigues, Julio Damásio, Rodrigo Dunstan, Bernardo Dugin, Paula Teixeira e  Guilherme Fernandes.
E todos continuam? A grande maioria sim. E quanto aos que já não constam da lista de colaboradores? Quem já participou do blog, imagino que tenha curtido o tempo que passamos juntos, e sendo a recíproca verdadeira, quero que se sintam o mais a vontade possível, pra quando quiserem retornar. E não façam cerimônias!      

Talvez o mais indicado seja deixar os agradecimentos por último, pois foram várias as ajudas que eu tive ao longo dos meses. O Fábio Dias (Blog O Cabide Fala), crítico, também fazia os seus comentários sobre o blog, sempre bem vindos, aliás, ia além, dava dicas, sugestões, inclusive o 'favicon' (pequeno ícone do lado esquerdo da barra de endereço do blog) atual foi feito por ele. Uma das qualidades do Fábio é a capacidade de compartilhar o que há de bom no seu blog e que possa funcionar nos demais. 

Vocês estão gostando do novo layout do blog? Tomara que sim... mas duvido que tenham esquecido do anterior. Um logo criativo, alegre, foi muito bem pensado por Felipe e Junior  e concretizado por este último. Uma das características do 'PCC?' é o improviso, é saber fazer com dignidade aquilo que poderia erradamente ser uma coisa qualquer. Não, aqui não. E os meninos tinham/têm noção disso. Nunca peça algo ao Junior e fique preocupado com o que ele possa aprontar (risos), digo isso hoje, mas à época eu quase tive um troço. Eu explico. Ele extraiu algumas letras de logos de novelas e personalizou o nome do blog, também fez uma colagem de fotos de personalidades da teledramaturgia e usou como "pano de fundo" do blog (posteriormente eu utilizei também no twitter), mas eu quis acompanhar as alterações no exato momento em que elas iam acontecendo. Óbvio que essas mudanças, até que cheguem ao modelo ideal, causam um estranhamento, e eu, ansioso como sou, "morri" várias vezes. Vale evidenciar que foram muitos elogios ao layout de responsabilidade do Júnior. De fato, ficou muito legal.

Ah! E o que dizer da premiação 'Melhores e Piores do Ano' idealizada e desenvolvida por ele (trabalho da pohannnn trazer ao blog aquela ferramenta de voto)?! Dá pra acreditar que eu tive uma certa resistência à realização deste evento? Sim, por motivos que não cabem expor, assumo, quase coloquei o trabalho do Junior a perder. Eu disse quase, o mulek é "tinhoso", sabe defender suas ideias, e quem há de contrariá-lo?! (risos)

Outra ideia que deu super certo, pretendemos mantê-la, é o 'Desafio Novela em Blog', em que roteiristas são desafiados a evidenciar o seu talento contando uma estória em alguns capítulos. Os primeiros que nos deram a honra, foram o David Oak e o Lucas Nobre (Golpe Baixo) e na segunda edição, o também criativo, Alex Spinola (Pin-Up). Novas edições virão esse ano!

Calma, já estou quase finalizando. Gostaram do novo logo? É criação do Guilherme Diaz (Blog Os Colunáveis).

Um dos muitos motivos de orgulho deste blog é a sua lista de entrevistados. Aqui tivemos (continuaremos a ter, se Deus quiser) importantes nomes de diferentes segmentos (até mesmo da política, numa fase ainda indefinida do blog), mas como costumo dizer ao grupo, o mais importante numa entrevista é o conteúdo, e não pretendemos postar qualquer que seja a entrevista por uma mera exploração do "nome" dessa ou daquela pessoa. Cada entrevistado aqui é motivo de honra, procuramos fazer entrevistas dignas. Thiago Henrick (Blog EnTHulho Musical) e Vitor de Oliveira, sabem do que estou falando e já colaboraram com perguntas.

O primeiro entrevistado foi o Vitor de Oliveira (Autor da Globo/dono do Blog Eu Prefiro Melão). Deu muita sorte ao blog... eu tive a ousadia de intitulá-lo padrinho do 'PCC?'. Daí vieram outros solícitos entrevistados: Margareth Boury (Autora da Record), Sergio Carneiro (Dep. federal), Giuliano Ferreira (ex-Ator pornô), Adilson Oliveira (Roteirista), Alberto Pereira (Jornalista/Colunista do Jornal Agora), Nilson Xavier (Colunista do UOL/dono do site Teledramaturgia), Marcus Vinile (Cantor/Vencedor do Fama - Globo), Bianca Rinaldi (Atriz da Record), Lauro Cesar Muniz (Autor da Record), Aguinaldo Silva (Autor da Globo), Germano Pereira (Ator), Ada Chaseliov (Atriz), Edwin Luisi (Ator da Record) Érico Brás (Ator da Globo), Marcelo Picci (Ator), Alcides Nogueira (Autor da Globo), Tarcísio Lara Puiati (Autor da Globo), Ivete Sangalo (Cantora), Alexey Dosworth Magnavita (Astrólogo/Filósofo/Participante do Reality Amazônia - Record), Eduardo Nassife (Escritor/Autor da Globo), Mário Cardoso (Ator),  Dionísio Neto (Ator)Outras virão... Aguardem!!!

Eu agradeço a todos vocês, entrevistados, "intermediadores" de entrevistas, autores eventuais do blog, autores fixos e aqueles que "deram um tempo", todos os demais que colaboraram ao seu modo para que chegássemos até aqui. E como nem poderia ser diferente, SÓ AGRADEÇO, ao leitor que tem nos dado uma audiência louvável... Muito obrigado mesmo... TÁ VALENDO!!! 


Vídeo: You Tube
Daniela Mercury canta "Alegria Agora... Agora e Amanhã!"

10 comentários:

  1. Isaac parabéns pelo seu primeiro ano e que venha muitos mais por aí!

    Posso fazer mais uma crítica, já que me adjetivou assim.. rs

    Lá vai, esse atual layout e logo não curti muito!
    O que mais gostei foi com fundo verde com esse logo do texto que tem o Favicon. Achei clean e lindo!!!


    Abraço e Sucesso à você e a todos envolvidos no PCC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fábio...

      Tá registrada a sua crítica (risos), qualquer hora a gente altera o atual.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo aniversário do blog, Isaac! Essa turma que você 'arrebanhou' é muito boa. Os textos são inteligentes, bem escritos, interessantes e a troca de ideias é muito positiva. Quanto ao novo layout, gostei bastante daquele com o logo verde. Aquele anterior, com as fotos das novelas, era bacana, mas dava a ideia de que o blog era apenas sobre telenovelas, o que não é verdade. Esta versão mais clean também não me desagrada, embora o logo verde com o bonequinho e a interrogação confiram mais personalidade ao blog, na minha opinião. De um jeito ou de outro, parabéns pela iniciativa dessa troca de opiniões, textos, sugestões, críticas e ideias. E vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Daniel...

      Muito bom poder contigo no grupo, brother.

      Kkkk ao que me parece, já três pessoas preferindo o logo do bonequinho, terei rever isso. (risos)

      Excluir
  3. Foi muito bom fazer parte deste time vencedor.
    Que venha mais um ano com todo esse sucesso.
    Beijo grande a todos!

    ResponderExcluir
  4. Meus sinceros parabéns pelo aniversário do PCC?, Isaac e toda a turma por trás desse espaço vitorioso. Adorei o texto de comemoraçaõ! Que o blog continue crescendo e entretendo sua legião de leitores. Vida longa ao Posso Contar Contigo?!

    Quanto ao layout, pode ficar melhor. Me ofereço para ajudar no up, rs. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Augusto... você, sempre gentil conosco.

      Ah! demorou, moço... aceito a sua ajuda, vamos combinar de fazer algo! :D

      Excluir
  5. Isaac, parabéns por um ano de blog. Fico feliz e sou grato por poder participar dele. E espero continuar por muito tempo! Um grande abraço! Ah, a aparência do blog, agora, tá ótima! Gostei desse visual mais clean!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...