quarta-feira, 14 de março de 2012

ASTROS TUPINIQUINS NO CINEMA DO TIO SAM

Por Romulo Barros 

Quem diria que um dia, Rodrigo Santoro, que depois de ser reprovado em um teste para a minissérie Sex Appeal, se tornaria um dos astros brasileiros a integrar a constelação de astros hollywoodianos? Quem diria?

Primeiro consolidou sua carreira no Brasil, se tornando um dos atores mais importantes da seleta constelação global.

Rodrigo Santoro na novela Explode Coração, seu 1º grande papel.

Santoro estava predestinado e destemido a seguir carreira internacional, e é claro que nem tudo são flores em sua primeira experiência internacional. Rodrigo Santoro só aparecia em “Panteras – Detonando”, mas já era alguma coisa. Rendeu piadas no Brasil sobre sua entrada muda e a saída calada? Rendeu, mas rendeu vários outros convites e oportunidades de estar no elenco de filmes internacionais, além de boas produções brasileiras.

Mas depois que Rodrigo Santoro conseguiu consolidar uma carreira internacional, muito outros estão seguindo pelo mesmo caminho, vários outros atores brasileiros estão conseguindo um lugar ao sol no cinema ou na TV americana.

Sonia Braga também fez uma carreira de sucesso lá fora. Mas quem veio arrebentando foi sua sobrinha, Alice Braga, que entre seus trabalhos nos exterior tem o filme “Eu sou a Lenda” em seu currículo. Na produção estava o astro Will Smith, que tinha conquistado um Oscar. Numa grande produção onde o elenco era pequeno, Alice Braga se destacou.



Outros exemplos de trabalhos internacionais com a presença de atores brasileiros estão: Gisele Itié (atriz mexicana naturalizada brasileira), Wagner Moura, que vai encarnar o papel de um vilão ao lado de Matt Damon, Juliana Paes, que estrelou o filme “Bed and Breakfast”, primeiro filme de Márcio Garcia – coprodução entre Brasil e Estados Unidos. Mas a lista não para por ai. E isso é bom.

Fernanda Montenegro anos antes de atuar em um filme internacional, já tinha o status de ser a primeira e única atriz brasileira a concorrer um Oscar na categoria de Melhor Atriz, por sua brilhante atuação no filme Central do Brasil. Anos mais tarde Fernanda estreou no cinema internacional com um papel na produção “O Amor nos Tempos do Cólera”.

Fernanda Montenegro no filme "O Amor nos Tempos do Cólera" 
Para quem não sabe até Milton Nascimento teve uma carreira internacional. Estrelou como “Kickboxer 3: The Art of War”, Orquidea Selvagem”, “Luar sobre Parador” e “O Beijo da Mulher-Aranha”.

Mas quem diz que a lista para por ai? Todo mundo sabe que Selton Mello tem dedicado os últimos anos de sua carreira ao cinema nacional. Mas era questão de tempo surgir um convite para atuar num filme estrangeiro. “Lope” uma coprodução entre Brasil e Espanha, foi o primeiro filme de Selton em terras estrangeiras, onde interpretava o Marquês de Navas.

E para terminar, falo de um par romântico formado pela desejada Penélope Cruz e o ator brasileiro Murilo Benício, no filme “Sabor da Paixão” de 2000, uma coprodução entre Estados Unidos, Espanha e Brasil.

Mas toda essa lista de astros e estrelas se deve a ascensão do cinema brasileiro. Os filmes nacionais estão sendo feitos com muito mais cuidado e qualidade não só técnica, mas com a escalação de bons atores que por sua vez estão muito bem preparados para encarar uma carreira internacional. Que mais astros e estrelas brasileiras possam despontar nas telas da terra do Tio Sam! 

Um comentário:

  1. Rômulo, também fico muito contente de vê-los brilhando lá fora, mas sinto muito que isso "só" seja possível em detrimento dos trabalhos por aqui.

    Excelente ideia de post, que venham os próximos... abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...