segunda-feira, 12 de março de 2012

OS MUSICAIS NO BRASIL

by Sidney Rodrigues




Se você adora musicais da Broadway mas não consegue sair do Brasil com a frequência que gostaria, a boa notícia é que há muito tempo não é mais preciso viajar para New York ou Londres para ter acesso à grandes musicais. Há um bom tempo o Brasil tem grandes montagens com a mesmíssima qualidade dos espetáculos internacionais, muitas vezes inclusive com aquele toque brasileiro que faz um grande diferencial.

Todas as pessoas que gostam de apreciar um espetáculo com figurinos espetaculares, iluminação precisa, boas canções e atores surpreendentes já tem bons motivos para aproveitar este bom momento do teatro musical brasileiro.

Não se pode falar em musicais da Broadway no Brasil e não conhecer os nomes de nossos grandes atores e atrizes de tanto destaque SAULO VASCONCELOS, CHIARA SASSO, ANDRESSA MASSEI, ALESSANDRA MAESTRINI, SIMONE GUTIERREZ, MARCOS TUMURA, entre tantos outros. A bem da verdade o público cativo de musicais no Brasil sabe de cor, o nome das pessoas que fazem a diferença em nosso palco e sempre confere os elencos antes de comprar seus ingressos.

Penso também que grande parte do sucesso dos musicais brasileiros passa pelas mãos primorosas de Cláudio Botelho e Charles Möeller, sempre ávidos em montagens perfeitas e em busca do espetáculo que não apenas divirta mas encante os espectadores. Temos ainda em Miguel Falabella, outro apaixonado pelo gênero, uma das pessoas mais motivadas, talentosas e batalhadoras num grande trabalho de fazer o gênero musical cada vez mais forte no Brasil.

A boa parte disto é que com o número de produções crescentes e de excelente qualidade no Brasil propicia o aparecimento de jovens e excelentes talentos como ANDRÉ TORQUATO atualmente no elenco de PRISCILLA - A RAINHA DO DESERTO, do alto de seus 18 anos o garoto trafega com extrema desenvoltura por entre os figurinos, musicas, atores, perucas e luzes deste espetáculo que acabou de estrear no Brasil e tem tudo para ser um dos grandes espetáculos montados por aqui.

Quem já viu o espetáculo fora do Brasil e decidi conferir a montagem, sai desacreditado em como a montagem é perfeita, nada deixando a desejar ao que se vê fora daqui, e chego a dizer que a música final que põe platéia e atores a cantar, tem a brasilidade que grandes espetáculos como este devem ter.
O único ponto que ainda a ajustar é que algumas montagens ainda traduzem as músicas para o português o que eu sinceramente não vejo necessidade.

Portanto se você ainda é daqueles que não viu nenhum grande musical encenado no Brasil, por puro preconceito, chegou a hora de quebrar esta barreira e se deliciar com grandes espetáculos e ir familiarizando-se com os nomes que fazem o grande destaque dos musicais no Brasil.

E a lista de grandes musicais já montados no Brasil é bastante extensa RENT, A BELA E A FERA, O FANTASMA DA OPERA, MY FAIR LADY, MISS SAIGON, MAMMA MIA, HAIRSPRAY e os atualmente em cartaz PRISCILLA, A RAINHA DO DESERTO, A FAMILIA ADAMS e XANADU.

Prepare-se para grandes momentos no teatro, afine sua voz, liberte seu espírito e curta estas grandes emoções nos palcos brasileiros.



2 comentários:

  1. Bem vindo ao blog, Sidney... e que bela estréia. Os musicais antes serviam de pretexto até, para se fazer viagens ao exterior, ou ao menos quando se pretendia ver um espetáculo digno. Felizmente que se percebe, hoje a situação é outra, como bem ilustrou o seu texto.

    E que venham os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. Temos belíssimos musicais no Brasil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...