quinta-feira, 17 de maio de 2012

Donna, a dona de uma era

Por Daniel Couri

Ela fez o mundo inteiro dançar nas pistas de dança durante os anos 70. Quando a disco music deixou de ser febre, ela se reinventou e passou de "rainha das discotecas" a diva da música americana. Nunca se prendeu a rótulos. Seu talento ia muito além dos modismos do mercado fonográfico.


Nascida em Boston, em 31 de dezembro de 1948, LaDonna Adrian Gaines - conhecida internacionalmente como Donna Summer - faleceu hoje, aos 63 anos. Ela vinha lutando contra um câncer há algum tempo e, apesar de toda a tristeza, a família da cantora enviou um comunicado à imprensa americana: "Enquanto choramos sua morte, celebramos em paz sua extraordinária vida e seu contínuo legado. As palavras realmente não podem expressar o quanto agradecemos por suas orações e seu amor por nossa família neste delicado momento."


Em 37 anos de carreira, Donna vendeu aproximadamente 150 milhões de discos e manteve um público fiel. Apesar de ser mais conhecida pelo estilo discothèque que a consagrou nos anos 70, seu repertório incluiu diversos gêneros como rhythm'n blues e rock, talento que lhe valeu vários prêmios Grammy, entre outros. Seu trabalho ainda é aplaudido hoje e ela permanece como uma das poucas artistas da Era Disco ainda aceitas pela crítica atual. 

Em 1978, por exemplo, Donna participou do filme Até Que Enfim é Sexta-Feira (Thank God It's Friday), fazendo o papel de uma cantora determinada a se apresentar numa discoteca da moda. O filme em si não fez o sucesso esperado, mas sua principal canção, Last Dance (composta por Paul Jabara e cantada por Donna Summer), levou o Oscar daquele ano e se tornou um dos maiores hits de sua carreira.


Donna Summer esteve no Brasil em duas ocaisões (1995 e 2009). Em 2008 ela havia lançado Crayons, seu último álbum de estúdio. A história de Donna é rica e vasta, seria impossível resumi-la em neste post feito às pressas. A intenção é homenagear essa grande cantora, dona de uma voz inigualável e epítome de toda uma era. (Para conhecer a trajetória detalhada de Donna Summer, assim como sua discografia completa, basta uma fazer uma busca no Google).

Donna Summer (31/12/1948 - 17/05/2012)

2 comentários:

  1. Donna Summer, a eterna Rainha do Disco. Diferentemente da Whitney Houston, de quem eu era fã mesmo e conhecedor da discografia, da Donna Summer eu conhecia apenas as famosonas, o básico. Mas não deixo de lamentar a morte de mais um ícone musical nesse ano, grande perda para os fãs da Disco.

    ResponderExcluir
  2. Justa e merecida homenagem... lamentável perdermos tantos dos maiores astistas da boa música. Donna Summer deixa saudades!!!

    Valeu, Daniel!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...