quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aguinaldo Silva - 69 anos de pura inventividade!!!


Por Isaac Santos 

Todo dia 7 de junho é dia de festa pra família Silva. Nem poderia ser diferente. Há 69 anos nascia o nosso querido Aguinaldo Silva, um dos maiores autores de telenovelas deste país. E sendo o Brasil, detentor da sabedoria plena quando se trata de novelas, o status do aniversariante ganha proporções ainda maiores, vide o sucesso mundial das estórias aqui produzidas.

Não há novidade em evidenciar aqui o meu bem querer ao Aguinaldo. Admiro, sou fã de grande parte de suas obras, tendo acompanhado a maioria. Confesso que algumas poucas não me atraem, por um motivo ou outro, mas mesmo estas, recebem de mim o respeito cabível.

Tive a oportunidade [espero poder vivenciá-la outras vezes] memorável de conhecê-lo pessoalmente, abraçá-lo, e constatar aquilo que alguns amigos já me diziam sobre a experiência ímpar de estar próximo de um Aguinaldo que nos dirige a palavra, que brinca, que confraterniza, que “se mostra” como um de nós. Imagino que se pra nós seria decepcionante fosse diferente disso, pra ele também seria chato não poder ser mais gente como a gente.

Por tudo o que ele representa pra nós, por muitas de suas estórias fazerem a nossa memória afetiva vibrar, nós desejamos mais e mais horas de cansaço físico e mental, inspiração e transpiração, tudo em doses diárias, por muitos e muitos anos. Muitos projetos se concretizem tornando-te ainda mais realizado. E que o amor, em todos os sentidos possíveis, sejam parte do teu viver. Discernimento em todas as decisões propostas. Abração!!!


E em comemoração ao dia especial, pensei em publicar algumas cenas escritas pelo Aguinaldo, e que não percebo estarem entre as mais lembradas pelos noveleiros, mas que eu adoro. Optei por dois momentos:

Num primeiro, destaque para a atuação marcante do monstro Fernanda Montenegro e sua inesquecível Vó Manuela. Detalhe: todos estão bem em cena, incluindo a bela Vera Fischer. Riacho Doce (1990).


Neste segundo, contrastando ao clima da primeira cena, destaque para a atuação impagável da excelente atriz Joana Fomm e sua cômica vilã Perpétua. Detalhe: Impossível pensar noutra intérprete pra Tieta que não a também excelente atriz Betty Faria, nessa que está entre as cinco maiores novelas da nossa teledramaturgia. Tieta (1989).  


Fotos: Portal Aguinaldo Silva Digital 
Blog Nilson Xavier (UOL)
Vídeos: You Tube

4 comentários:

  1. - Sílvia Barreto (Alinne Moraes) sendo chantageada pelo motorista de Ferraço (Dalton Vigh), João Batista (Júlio Rocha)

    - Sílvia Barreto, com um vaso de cerâmica, tentando atirar na cabeça de Renato, filho de Ferraço com Maria Paula (Marjorie Estiano);

    - Maria Paula entrando na frente da recepção de Ferraço e Sílvia e revelando aos berros, para a pleteia cheia, que ele era um canalha;

    - Maria Paula quebrando uma taça de cristal, cortando a mão e sangrando, chorando de ódio por Ferraço ter tapeado seu filho, ao som de James Blunt;

    - Ferraço arrancando a argola do pescoço de Sílvia, revelando o chupão que o motorista JB deu nela, na tarde que passaram juntos no motel.

    - A excelente Bárbara (Betty Faria), ouvindo um pássaro típico do Nordeste soltar um piado e se arrepiar toda, prevendo a desgraça que se abateria sobre Ferraço e Sílvia;

    - Sílvia Barreto sendo levada por uma ambulância, amarrada numa camisa na rua de um condomínio classe A na Barra da Tijuca. Sua mãe, Branca Maria (Suzana Vieira), chorando mas não tendo como não concordar com a internação;

    - Sílvia Barreto seduzindo o enfermeiro da clínica e fugindo, assim, da clínica, como se nada estivesse acontecendo;

    - Enzo (Júlio Rocha), tomando sol de sunga vermelha no terraço do prédio de Danielle Fraser (Renata Sorrah) e sendo observado e desejado pela publicitária feita pela Renata Castro Barbosa, relembrando o passado, quando já havia feito duas novelas do Aguinaldo: "Vale Tudo", como amiga de Fernanda (Flávia Monteiro) e "Tieta", como filha de Modesto Pires (Armando Bógus);

    - As cenas de vôlei na praia da Barra com Ferdinand (Carlos Machado), desfilando a cada dia com uma sunga mais transada do que a do dia anterior;

    - Todas as cenas da melhor personagem da carreira de Cássia Kiss, Lulu de Aragão. O próprio Aguinaldo disse, em recente programa "Reviva" (Canal Viva), que Lulu foi uma de suas personagens favoritas da novela.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para Aguinaldo, que o sucesso continue por muitos anos! E parabéns Isaac, pelo momento inesquecível ao lado de um dos maiores autores de novelas do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de citar minhas cenas favoritas. São muitas e eu não conseguiria me lembrar de TODAS. Mas certamente, entre as novelas de Aguinaldo, "Tieta", "Fera Ferida", "A Indomada" e "Senhora do Destino" estão entre as minhas favoritas (sem contar "Vale Tudo", claro). As cenas de Perpétua eram todas impagáveis, aliás, a novela era impecável. As cenas de Altiva e os diálogos da "A Indomada" também eram hilários. Perpétua e Altiva são duas vilãs cômicas inesquecíveis, adoro. E Nazaré Tedesco dispensa comentários. Uma das maiores vilãs de todos os tempos da nossa telinha. Seu humor negro ficou na história da nossa teledramaturgia, sensacional.

    ResponderExcluir
  4. que bom que alguém lembrou de uma cena de Tieta sem ser a da peruca, que já cansou.Eu tb como o Marcelo adorei Duas Caras,sobretudo a trama do Ferraço e da Maria Paula, achava lindo pois adoro tramas de vingança amorosa.
    bom, Nazaré, acho que todas as cenas...mas especialmente as da prisão que amo e no final ela de flagelada.
    Riacho Doce não lembrava que era dele...excelente tb...ouso dizer que a Vera Fischer tá melhor que a Fernandona. E também agradeço a Bandidos da falange, e outros escritos no seriado Plantão de Polícia que eu amava, com que ele dividia a autoria com outros escritores como Doc Comparato. Fina Estampa!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...