quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quero ser ator. E agora?


Por Bernardo Dugin


Muita gente me pergunta qual caminho trilhar para ser ator. O que fazer para chegar às telinhas? Como brilhar no teatro? Tem que ter QI (quem indica)? DRT (registro profissional) resolve? Um desespero só...
Antes faço uma pergunta: você quer ser ator ou quer ser famoso?
...

Depois de um longo silêncio e de deixar a pessoa pensando, digo: tem que ESTUDAR! Muito! Quase que "para sempre".

Tem que amar o que faz porque é muito difícil sobreviver da arte. 

Quer fazer televisão?

Saiba que as grandes emissoras que fazem dramaturgia estão no Rio e em São Paulo. Se você não tem oportunidade de se mudar para as capitais, ou quem sabe para fora do país, continue fazendo teatro em sua cidade.

Leia. Leia!

Cuide da aparência, da voz e do corpo. Eles são seu instrumento de trabalho. A TV é cruel com a imagem. Implica com os gordinhos. Ou você é gordo, gordo, gordo ou magro.  Repare: o meio termo é raro. Para um pequeno conforto, existem as exceções em que o talento falou mais alto.

Não se mate para querer ser o mocinho ou a mocinha perfeita da novela.

Não fuja da sua essência. Existe papel pra todo mundo. Ator trabalha até morrer.

Tenha em mente que trabalho chama trabalho. Não fique parado em casa esperando oportunidades surgirem. Crie oportunidades. Escreva projetos, mas na hora de buscar patrocínio, não peça favor, não peça esmola. Ofereça seu produto, ofereça parceria. Por que vale a pena a marca associar o nome dela ao seu espetáculo? As empresas devem encarar como investimento.

Filme curtas, experimente. Erre, acerte. O youtube está aí para isso!
Não fique com vergonha de pagar mico, a maioria dos bons atores da atualidade já fracassou em alguns trabalhos.
Mas, atenção. Bom senso é fundamental.

Guarde todos os materias gráficos com seu nome. Reúna tudo numa pasta. Isso comprovará a sua história nas artes (inclusive o ajudará a tirar o DRT).

Invista em cursos. Mas, cuidado com os charlatões! 

Invista em seu material de trabalho. Tenha fotos de qualidade.
Saiba que ator não é modelo. Fazer poses, achar que é sensual queima o filme.
Foto de ator deve ser natural. Frontal, com sorriso, pouca maquiagem e roupas casuais.

Um videobook é fundamental para certos trabalhos. Ele será um cartão de visita para que os produtores de elenco tenham noção sobre sua atuação, dicção e perfil. Atenção ao texto: não force no drama, nem tente ser engraçado demais.
Vá na sua verdade.

E tenha na cabeça uma certeza: um dia sua hora vai chegar. 
Mas para ficar no mercado, não basta a sorte. Tem que ter talento e surpreender a cada trabalho.

Bons estudos para nós.

2 comentários:

  1. Seu post é mais que pertinente, Bernardo. Muita gente hoje em dia confunde o desejo de querer ser famoso, como você bem colocou, com o de querer ser ATOR. Há uma diferença ENORME. A maioria quer virar celebridade instantânea (ou subcelebridade), pautando-se exclusivamente em apelos físicos ou polêmicas fabricadas sob encomenda. Ator de verdade nunca para de estudar. Não existe ator que 'não goste' de ler ou que não faça cursos. É um aprendizado eterno que só enriquece a categoria. Os jovens que desejam seguir essa carreira deveriam ler seu post sempre, como um lembrete. Mico é sair por aí se dizendo "ator" sem ter talento algum para a coisa.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Bernardo. Vou indicar o link no meu site Modelo Ator Atriz para meus aluninhos que sonham tanto com a profissão e muitas vezes tem uma visão distorcida da mesma.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...