domingo, 19 de agosto de 2012

Irving São Paulo - Orgulho de Feira de Santana!

Por Isaac Santos

19 de agosto, dia do ator... pensei então em prestar homenagem ao carinha que nos deixava a todos os feirenses, seus conterrâneos, de sorriso largo no rosto, por vê-lo na telinha, atuando brilhantemente desde os papéis "importantes" aos de pouco ou de nenhum destaque nas tramas, o que valia era percebê-lo fazendo aquilo que gostava e dominava. Pois não é que ele ousou nos deixar reféns da saudade em 2006? Infelizmente, o ator foi vitimado por um quadro avançado de inflamação do pâncreas, não resistiu e morreu de falência múltipla dos órgãos. Mas a sua carreira artística tem registros válidos de serem lembrados, e é o que pontuarei a seguir.


Irving começou a sua carreira como ator de teatro em Feira de Santana, Bahia, atuou também no cinema, mas foi a partir de sua entrada nas novelas da Rede Globo, ainda nos anos 80, que ele alcançou projeção nacional. 


Confesso que não assisti a todas as novelas em que ele atuou, mas lembro com carinho de algumas delas e tenho curiosidade pelas demais. Vamos conferir?

Rafael (Final Feliz - 1982)
Pedro (A Ilha das Bruxas - 1991)
Zé Luiz (Mulheres de Areia - 1993)
   Zeca (A Viagem - 1994)

Fez também: Champagne, Bebê a Bordo, Vida Nova, O Sexo dos Anjos, Perigosas Peruas... entre outros. 

Reparei que, curiosamente, o Irving talvez tenha sido o ator brasileiro que mais "Zé's" interpretou ao longo da carreira (risos). O seu nome de batismo é José Irving Santana São Paulo. Filho do Cineasta Olney São Paulo (já falecido) e irmão do, também ator, Ilya São Paulo.

Saudades, Irving São Paulo!!!

3 comentários:

  1. Muito massa o texto! Gostava do trabalho dele... realmente deixou um vácuo na teledramaturgia.

    ResponderExcluir
  2. um cara que não estava onde estava, por acaso... valeu pela leitura e comentário, brother!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...