terça-feira, 11 de setembro de 2012

“A Próxima Vítima” x “Renascer”: o duelo de reprises


Lirismo rural de Benedito Ruy Barbosa desbanca o thriller de Sílvio de Abreu na grade do Canal Viva!


Por Júlio Cesar Martins
Reprodução da home-page oficial do "Vídeo Show": mais de 8 mil acessos ao vídeo de "Renascer"

Embalado pelas comemorações de 2 anos de sucesso, o Canal Viva (do Grupo Globosat)  anunciou com antecedência as novidades programadas para a grade vespertina: as novelas “Felicidade” – sucesso de Manoel Carlos - e “A Próxima Vítima” – rocambole policial de Sílvio de Abreu - substituem “Top Model” e “Barriga de Aluguel” no segundo semestre. As chamadas de “Felicidade” já pipocam ao longo da programação e reestréia em 24 de setembro.

No início do mês, o site oficial do Canal anunciou a substituição de “A Próxima Vítima” por “Renascer”, e justificou: “A apresentação de “Renascer” atende aos constantes pedidos dos assinantes pela trama. Por esse motivo, o canal decidiu antecipar a exibição da novela assim que conseguiu a liberação de seus direitos.”

Muita gente não engoliu esse papo torto. Nem eu. Agora vamos aos fatos:

Em junho, o “Vídeo Show” exibiu em seu novo quadro-coqueluche, o “Novelão da Semana”, um resumo de “Renascer”, em 5 partes. O primeiro vídeo da série alcançou números surpreendentes de acessos no site oficial do programa – mais de 8.000 – uma marca incomum. A repercussão inusitada provavelmente reverberou na direção do canal, ansiosa para repetir o burburinho causado pela reprise de “Vale Tudo”, no ano passado.

Patrícia França e Antônio Fagundes em "Renascer"
Trocando em números, basta pesquisar um pouco para descobrir que a expectativa de “A Próxima Vítima” em 1995 era elevar a audiência do horário das oito - em crise por conta do quiproquó ufanista de Gilberto Braga, “Pátria Minha”. Mas ao contrário do esperado, o suspense de Sílvio de Abreu derrubou ainda mais a audiência: o capítulo de estréia atingiu bons índices - 52 pontos - mas no sábado seguinte, já amargava a assustadora marca de 35 pontos. Habilidoso, o autor conseguiu pouco a pouco elevar os números, e no final das contas a novela acabou registrada na história da teledramaturgia como “um grande sucesso”, graças aos truques de suspense. Porém, o mistério já está mais do que desvendado, já conhecemos os finais – o original e o alternativo – e o apelo popular está enfraquecido, portanto.

“Renascer” trouxe um sopro de luz para o horário das oito, espantando de vez o clima nefasto da antecessora “De Corpo e Alma”, por conta do assassinato de Daniella Perez. A saga rural, ambientada no interior da Bahia, trazia de volta o melhor de Benedito Ruy Barbosa para a Vênus Platinada. Satisfeito por ter conseguido provar seu valor de novelista para a Globo depois do efeito “Pantanal”, em 1990, ele voltou por cima da carne seca direto para o horário nobre, com a responsabilidade de superar ou, no mínimo, repetir a repercussão da novela que escreveu para a emissora concorrente. Logo de cara, os primeiros capítulos arrebataram o Brasil, que se encantou com as desventuras de José Inocêncio (Leonardo Vieira/ Antônio Fagundes). As sequências antológicas do jovem coronel que vivia entre a fábula e a realidade, aliadas ao trabalho de direção apurado de Luiz Fernando Carvalho – com seus enquadramentos incomuns, perscrutando frestas e janelas, sobrevoando o cenário natural em travellings gigantescos – trouxeram um frescor cinematográfico para o confortável ambiente da telenovela. As novidades garantiram os Prêmios APCA e Troféu Imprensa de melhor novela de 1993 e a média geral consolidada de 60 pontos de audiência.

“Barriga de Aluguel” é a única novela do Viva com 4 anunciantes: Papel Higiênico Personal, Maionese Hellmans, Iogurte Activia Danone e Embelleze. Será que os anunciantes torceram o nariz para a escolha de “A Próxima Vitima” e induziram a troca?

Só sei que, entre todas as possibilidades, a da “substituição a pedido dos assinantes” me parece a menos provável.

11 comentários:

  1. Caro Júlio!
    De onde vc tirou esses dados que A próxima Vítima começou mal?

    Os dados que eu tenho aqui das primeiras semanas são esses:

    Meta 45
    13/03 a 18/03/1995 52 51 52 50 48 47 = 50
    20/03 a 25/03/1995 49 50 49 49 47 45 = 48
    27/03 a 01/04/1995 50 50 50 47 48 44 = 48

    Enfim, números antigos é sempre complicado falar.
    A metodologia não era tão precisa.

    Porém, gostei do texto,ótimo tema para se discutir!

    Eu preferia muito A Próxima Vitima, duvido que Renascer tem a mesma repercussão!

    @FABIODIASR
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio! Eu me lembrava disso da época, e confirmei através de reportagens de jornal, pra não ficar falando besteira. Eu gosto tanto de "A Próxima Vítima" quanto de "Renascer", portanto, pra mim indifere qual das duas vai ser reprisada. A questão é que a justificativa do canal me soou meio "sentimentalóide" demais pra ser crível.
      Abraço!

      Excluir
  2. Acho que o que induziu o Viva a trocar A Próxima Vítima por Renascer, foi justamente o quadro do vídeo Show, Novelão da Semana. Fora isso, nada mais faria o Canal mudar de idéia a não ser os faniquitos dos anunciantes.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Júlio sobre "...o mistério já está mais do que desvendado, já conhecemos os finais – o original e o alternativo – e o apelo popular está enfraquecido, portanto". Tantas outras boas novelas do Sílvio, tais como: "Cambalacho", "Rainha da Sucata", enfim. Ficou fraco diante de "Renascer".

    ResponderExcluir
  4. Há quem especule que houve problema jurídico de última hora (direitos autorais). Anunciantes? Não creio, a TV paga não é assim tão ávida por anunciantes a ponto de estes influirem decisivamente na programação, ao contrário da TV aberta, que é deles de onde vem a maior receita para as emissoras. Até porque os parâmetros de audiência são distintos. Fora que os anunciantes das novelas das 16:30 do Viva variam bastante.

    Há até a hipótese de que decidiram reprisar a movimentada e esfuziante A Próxima Vítima no horário da 00:15, para ver se dá um ''up'' na repercussão da faixa (em baixa desde Roque Santeiro), algo que Renascer dificilmente faria em razão do ritmo mais lento que não combina muito com a madrugada.

    E por fim, falam em estratégia da Dona Globo, que não desejaria a famosa e aclamada A Próxima Vítima sendo exibida junto com novela inédita de Sílvio de Abreu em que se apostam todas as fichas o remake da clássica Guerra dos Sexos) - na época de Insensato Coração eram constantes as comparações entre ela e Vale Tudo, e a maioria negativa, tweets do tipo "O autor de Vale Tudo não é o mesmo dessa chatice chamada Insensato Coração", "Gilberto Braga desaprendeu a fazer novela".

    Enfim, acho que o canal não vai revelar mesmo a verdadeira razão. De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde a aclamada A Próxima Vítima deve voltar, e fará barulho: não é porque a novela se baseou numa trama policial conhecida por todos que perdeu a razão de ser. Há ótimas relações familiares e núcleos interessantes que valeriam e aguçariam a curiosidade atual, especialmente as Irmãs Ferreto (os barracos de Francesca Ferreto na primeira semana eram impactantes). Sem contar as cenas emblemáticas de Isabela Ferreto agredida no dia do casamento pelo noivo traído e posteriormente pelo amante, situações não necessariamente interligadas aos assassinatos.

    Mas Renascer e sua poesia e lirismo, sua direção cinematográfica e texto super humano, são bem vindos para mim. Mas não deixo de lamentar a atitude antiética e antiprofissional do canal, que anuncia um produto e no fim, arbitrariamente, muda, frustrando os anseios de pessoas que desde maio esperavam A Próxima Vítima.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Excelente estréia no blog, meu caro Júlio... muito contente por você estar conosco.

    Todos combinamos numa coisa, seja Renascer ou A Próxima Vítima estamos na torcida por uma reprise bem sucedida.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renascer é a melhor novela de todos os tempos. vcs nao entendem de nada idiotas.

      Excluir
  6. renascer é um classico. é considerada a novela de maior audiencia da decada de 90. e a quarta no geral. alem de ser extremamente premiada. ganhou varios premios, melhor novela de 93, pelo trofeu imprensa.

    ResponderExcluir
  7. a lista de classicos: renascer; tieta, roque santeiro, pedra sobre pedra, fera ferida, a indomada, a proxima vtima, a viagem, mulheres de areia, o salvador da patria, vamp, o fim do mundo, porto dos milagres,irmaos coragem, saramandaia, o bem amado, vale tudo. estude mais sobre o que é novela.

    ResponderExcluir
  8. Renascer pode ser um clássico, mas era chata para cassete... Cenas intermináveis de pôr-de-sol, cantigas regionais, um tédio só... A única vantagem de se rever atualmente para mim, é que gravarei a novela e adiantarei as partes ´chatas´... o que deve fazer a novela ficar menos monótona...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom a matéria, eu concordo quando você diz que os dois finais ja sabemos afinal ja foram utilizados mas também concordo que ambos são sucessos de grandes autores tanto Benedito quanto Silvio que ao contrario de Gilberto Braga nao desaprenderam a fazer novela. Acho digno também reprisarem mais uma vez A VIAGEM.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...