segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Não é tarde para salvar a Sessão da Tarde

Por Daniel Couri

A Sessão da Tarde está tão incorporada ao nosso cotidiano que parece ter sempre existido, antes mesmo da TV! Tudo bem, estou exagerando. Há várias gerações, desde a década de 1970, crianças, jovens e adultos acompanham os filmes que a Rede Globo exibe nas tardes de segunda a sexta. Durante esse tempo, muitos deles divertiram, empolgaram e emocionaram milhões de telespectadores.


Há alguns meses andei lendo umas especulações sobre o provável fim da Sessão da Tarde, mas não levei muito a sério. De qualquer forma, para mim é como se o fim já tivesse acontecido, só que uns dez anos atrás. Os filmes exibidos antigamente  divertidos, variados e interessantes  foram gradativamente substituídos por filmes bobos e, na maioria, infantis.

Não é difícil deduzir que isso passou a acontecer por dois fatores. Primeiro: as TVs a cabo se popularizaram. Grande parte do público migrou para os canais pagos em busca de uma programação mais variada. O outro fator é a internet, que roubou da TV vários telespectadores. Quando eu era criança, há vinte e poucos anos, a Sessão da Tarde era um programa e tanto. Sozinho ou com os amigos, era uma delícia. Qual a criança que, hoje em dia, assiste a Sessão da Tarde? Ou melhor: qual a criança hoje em dia que sabe o que é a Sessão da Tarde? Pouquíssimas.


Eu costumava ver filmes deliciosos da Disney como Aquele gato danado (That Darn Cat!, 1965), O Tesouro de Matecumbe (Treasure of Matecumbe, 1976), Candleshoe - O segredo da mansão (Candleshoe, 1977), Se eu fosse a minha mãe (Freaky Friday, 1977)... Vários deles protagonizados por uma Jodie Foster ainda adolescente. Sem falar nos filmes do cãozinho Benji. Mas histórias de suspense também tinham vez, assim como dramas, comédias e musicais. E eram filmes bons, entretenimento para ninguém botar defeito. Agradavam a um público vasto, principalmente os jovens.

"Cuidado com as gêmeas" (1988)
"Se eu fosse a minha mãe" (1977)
"Conta comigo" (1986)
Como não lembrar das tantas  tardes em companhia de filmes como O Corcel Negro (The Black Stallion, 1979), A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980), Os Goonies (The Goonies, 1985), Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986), Conta comigo (Stand by Me, 1986), Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, 1986), Um salto para a felicidade (Overboard, 1987), As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987), Cuidado com as gêmeas (Big Business, 1988), A Volta de Roxy Carmichael (Welcome Home, Roxy Carmichael, 1990), Minha Mãe É Uma Sereia (Mermaids, 1990) e inúmeros outros.

Acho difícil que a Sessão da Tarde perca seu espaço na grade vespertina da Globo. Ainda que a audiência não seja a mesma de 15 ou 20 anos atrás, o programa merece uma turbinada em seu pacote de filmes. O excesso de reprises se deve, principalmente, à Classificação Indicativa. Graças a ela, desde 2008 nenhuma emissora aberta pode exibir filmes nesse horário cuja classificação seja para maiores de 14 anos. A Globo precisou se adequar à nova regulamentação e exibir apenas filmes tem tenham a classificação livre para maiores de 10 anos.


Tudo bem que filmes como Porky's (1980), Tubarão (Jaws, 1975) ou Uma Professora Muito Especial (Private Lessons, 1981) jamais fariam parte da Sessão da Tarde nos dias de hoje. Mesmo assim, tenho certeza que a emissora é capaz de selecionar longas mais interessantes e apropriados para o público em geral. Afinal, o que são os filminhos da Sessão da Tarde comparados a temas tão pesados vistos facilmente na internet e nos jogos de videogame? Fica aqui o apelo. E para os que também se sentem órfãos da Sessão da Tarde, deixem aqui seu recado.

5 comentários:

  1. Nossa, foi uma viagem gostosa ler esse texto!!! Parabéns pela abordagem!! Cresci vendo Sessão da Tarde e até hoje tenho saudades de alguns filmes. Há anos procuro um especificamente: A Lenda de Billy Jean. Fez parte da minha adolescência, assim como Os Goonies, Shena e tantos outros.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário, André! Eu também tenho lembranças muito gostosas da infância, de quando assistia a Sessão da Tarde e adorava quase todos os filmes. Saudades daquele época em que a diversão era garantida nas tardes durante a semana. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Quando pequeno, era difícil perder uma sessão da tarde rs, hoje em dia já é difícil!
    Dos filmes citados um dos que mais gostei de ver foi Conta comigo que nem é do meu tempo, lembro que assisti a primeira vez aconselhado por meu pai que sempre adorou!

    Abç
    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu cresci com a SESSÃO DA TARDE e ela era maravilhosa!!!!!
    Quando era criança eram comuns os filmes hoje em dia considerados clássicos, era comum assistir aos musicais da Metro como CANTANDO NA CHUVA, MEAIS DE SEDA, UM DIA EM NOVA YORK, ESCOLA DE SEREIAS, O MÁGICO DE OZ, além de aventuras capa e espada com Errol Flynn ou comédias com Cary Grant e muitos, muitos outros. Filmes que hoje em dia tem cada vez menos espaço na TV.
    Muito bom o texto, me trouxe novamente todas estas lembranças boas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente você tem razão, Daniel. Esses clássicos que você citou não têm mais espaço na nossa TV aberta, o que é uma pena. Também cresci nos anos 80 com uma Sessão da Tarde repleta de filmes deliciosos. Por incrível que pareça, o tempo sucateou demais nossa televisão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...