segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O SEGREDO DO SUCESSO DE UMA TELENOVELA

por José Vitor Rack



A quem interessar possa, segue abaixo detalhadamente descrito o segredo do sucesso de uma telenovela:
Uma telenovela atinge o sucesso quando atende dois estágios de excelência distintos: Plena IDENTIFICAÇÃO com o público e um intenso processo de CATARSE. Uma novela pode fazer sucesso com apenas um desses pilares. Mas se a equipe que a produz contar com a benção de atingir os dois estágios, o sucesso é garantido e quase sempre, estrondoso.
Peguemos como exemplo o recente sucesso da TV Globo, Avenida Brasil.
A novela era bem escrita, bem dirigida, com excelente elenco e equipe de produção competentíssima. Mas não há dúvidas de que muitas telenovelas contaram com toda essa excelência em sua montagem sem atingir nem um terço da repercussão e da audiência de Avenida Brasil.
A novela de João Emanoel Carneiro conseguiu a plena IDENTIFICAÇÃO com o público quando mostrou na TV Globo uma classe C emergente que sente orgulho de morar no subúrbio e que renega veementemente a alta sociedade e seus hábitos. Mesmo ganhando bem, preferem continuar comendo um bom cozido, dançando funk e assistindo futebol no bar da esquina. O fictício bairro do Divino mostrou hábitos, músicas, costumes, gírias e danças que qualquer um de nós vê na rua, acontecendo.
Quando o público se vê na TV sem caricaturas, sem deboche e sem maquiagem, adere completamente. Esse fenômeno se deu também nos dois filmes de José Padilha, Tropa de Elite. Naquele filme estava a violência, a corrupção, a demagogia e o desamor que vemos nas ruas do Brasil diariamente.
Quando existe IDENTIFICAÇÃO do público com a novela, o jogo já começa a ser ganho de cara.
Já o processo de CATARSE tem mais a ver com o plot, o assunto, a linha dramatúrgica da novela. Mais uma vez usamos Avenida Brasil como exemplo.
Acho que não vi em minha vida uma novela com tantos furos, incoerências e comidas de bola quanto esta. O famoso episódio do pen drive de Nina foi motivo de chacota e até de uma bem humorada campanha publicitária de uma rede de hipermercados.
Todavia, a força da história de Nina e Carminha era tão grande que qualquer defeito de roteiro fica minúsculo. O autor já começou jogando alto: logo no primeiro capítulo mostrou a vilã cometendo atrocidades em nome do vil metal, escravizando a mocinha (na época uma criança!!!) num lixão, tocando o terror.
O público acompanhou as maldades de Carminha, sua ascensão e suas maquinações. Tinha raiva dela o suficiente para dar razão à vingança de Nina. E quando Nina começa a se vingar, ela surge esplendorosa: A CATARSE.
Catarse é quando o público delira em casa, se diverte, se realiza com as ações de uma determinada personagem. O “me serve, vadia” dito por Nina foi tão catártico que virou bordão nas redes sociais.
Muito bem. Está dito e muito bem explicado. O segredo de sucesso de uma telenovela é incluir em seu enredo elementos de IDENTIFICAÇÃO com o público e doses cavalares de CATARSE.
Simples, não?
Escrever 180 capítulos e usar esses elementos é que é o desafio. 

9 comentários:

  1. Simples assim, é isso mesmo!
    Identificação e catarse!
    TUdo que falta em Salve Jorge, pois fica difícil se identificar com mais de 100 personagens!

    ResponderExcluir
  2. Esse menino Rack é porreta! Pena que tenha usado Avenida Brasil, como exemplo, podendo usar outras novelas bem superiores que a historieta de João Emanuel Carneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que existem dezenas de novelas melhores. Usei Avenida Brasil como exeplo por ser ainda bem recente.

      Excluir
  3. é, hoje em dia tem que ter a tal catarse....dá´pra imaginar essa "receita" nos anos 70? sinto falta do tempo em que o povo comprava uma história que não fosse passada no quintal da sua casa.Eu gosto de pensar que o que faz sucesso de uma novela é o folhetim bem costurado com sentimentos atemporais , como Lado a lado por exemplo, que não é um grande sucesso, mas pra mim é divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, mas havia catarse nos anos 70 tb. A morte da criança de O GRITO foi uma catarse. A morte de Odorico em O BEM AMADO idem. Obrigado pela audiência!

      Excluir
  4. Interessante o texto José Vitor Rack, muito embora eu tenha considerado AVENIDA BRASIL uma das piores novelas que já vi na vida, mas entendo que era necessária para ilustrar a tua idéia.
    Acredito até que os autores partam desta premissa sempre para suas novelas, identificação e catarse, mas algo acontece no meio do caminho e tudo dá errado. Pois o que era identificação lá atrás (lembram quando diziam que pobre só queria ver luxo na tv? E era verdade)agora mudou. Ou então a catarse de outrora, muito mais complexa (sim as tramas antigas tinham catarses mais complexas que as de agora, fato!)hoje em dia se resolve com reviravoltas dramatúrgicas como a da vingança de Nina.
    Enfim, o texto está muito bom!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...