quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Entrevista com Silvio de Abreu!

por JOSÉ VITOR RACK


A entrevista abaixo foi feita com Sílvio de Abreu em 2008, quando o projeto USINEIROS DE SONHOS ainda era o esboço de um livro. Hoje se trata de um filme em longa metragem, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2013.

Boa leitura!


Dias Gomes dizia que só quando começou a escrever telenovelas é que se sentiu fazendo teatro popular no Brasil. Como você analisa esse fenômeno de massa?

A telenovela brasileira é o melhor produto de cultura de massa que se faz no país. É mais abrangente e melhor realizado do que o nosso cinema ou nosso teatro. Através da telenovela nossa sociedade é mostrada para uma imensidão de telespecatadores no Brasil e no mundo  registrando nossa época, nossos costumes, nossas ambições, nossas falhas, nossos desejos, nossas idéias e esperanças. Tudo isso contado pelos melhores atores brasileiros que chegam diariamente nas casas milionárias ou miseráveis do Brasil, na mesma hora, totalmente de graça. É um entretenimento de qualidade comprovada no mundo todo que atende ao povo sem olhar a sua condição social. Não conheço nenhum outro produto cultural ou de entretenimento com tanto alcance.

Você fez algumas telenovelas como ator. Em quê esta experiência lhe ajudou quando chegou a hora de escrever uma?

Em tudo. Foi lendo as novelas de Ivani Ribeiro, aonde eu atuava, que entendi como era o processo narrativo. Mesmo sem ainda ter a intenção de escrever tinha enorme prazer em ler os capítulos, analisar as personagens, entender como uma cena se ligava a outra. Ter sido ator também me ajudou a respeitar e entender o que atores esperam de seus personagens e como fazer para que eles se dediquem de coração aberto ao trabalho.

Como era o ambiente de trabalho na Rede Tupi na época em que você lá trabalhou? Já havia algum indicativo de que a emissora teria o fim humilhante que teve?

Quando escrevi ÉRAMOS SEIS para a TV Tupi em 1977, a emissora já estava com muitos problemas. Para conseguir receber o salário tinha que negociar com a entrega dos capítulos, sem pagamento, não entregava os textos. Era uma situação desagradável que já prenunciava o triste fim do grande celeiro de artistas que foram as emissoras associadas.

Tive algumas informações que davam conta que, finda a adaptação de Éramos Seis, Rubens Ewald Filho e você escreveriam uma novela para a Tupi que teria como estopim uma grande tragédia. Fale-nos dessa novela, caso ela realmente tenha sido planejada.

Não foi depois de ÉRAMOS SEIS, foi antes. Fomos chamados à Tupi, Rubens e eu, para desenvolvermos uma idéia de Roberto Talma, que era o diretor artistico da emissora na época. A novela seria sobre um acidente aéreo, que transformaria completamente a vida das personagens. Rubens e eu gostamos da idéia e desenvolvemos a sinopse de uma novela que altamente inovadora, na época, porque seria contada em três planos de narrativa: antes das pessoas embarcarem no avião, durante a viagem e a conseqüência do acidente na vida dos que ficaram. Fizemos dez capítulos que foram prontamente aprovados pelo Talma, escalamos a novela e, infelizmente, Talma saiu da emissora. Henrique Martins e Carlos Zara assumiram a direção artistica e nos chamaram para dizer que a novela não era o que eles queriam fazer, achavam muito inusitada. Então oferecemos a idéia de adaptar o livro de Maria Jose Duprê.


TV conjuga imagem e texto. Como equilibrar esses dois elementos na confecção de uma telenovela?

O texto é o alicerce da televonela e nele já devem vir imaginadas pelo autor as imagens desejadas. Mas novela é um trabalho de equipe, é da junção de todos os profissionais que surge o capítulo pronto. O diretor é a cabeça comandante do processo dentro do estúdio e tem que agir em plena harmonia com todos os elementos, principalmente, com o autor. O autor deve participar de todo o processo para que saiba com que elementos vai poder contra na sua criação. Sem um bom entrosamento entre todos nada é possível.

Como você vê a relação entre autor titular/colaboradores em teledramaturgia?

Atualmente é imprescidível. Quando comecei a escrever, em 1977, uma novela tinha 14/15 páginas e durava 20/25 minutos no ar, que mais os intervalos comerciais davam um programa de 30/35 minutos. Hoje são necessárias 40 páginas para um capítulo que deve durar 50/55 minutos, mais os comerciais. O dia continua tendo 24 horas e é quase humanamente impossível escrever sozinho se o autor se preocupa em ter idéias novas, respeitar a psicologia dos personagens, seguir as pesquisas e elaborar direito o seu trabalho. Dividir tarefas com colaboradores é uma ótima solução desde que o autor principal não perca  seu estilo e mantenha o desenvolvimento da história e seus personagens em absoluto controle.

Você foi o primeiro autor a fazer comédia escrachada no horário nobre, mudando um pouco o rumo com o decorrer do tempo. Que lição ficou da experiência de escrever Rainha da Sucata?

Aprendi com Rainha da Sucata que o público da novela das seis é diferente do das sete e este do das oito. São estilos criados e estabelecidos pela Rede Globo em anos e anos de convivência com os telespectadores que se ressentem quando alguma mudança acontece. Rainha da Sucata começou como uma comédia escrachada, mas teve que dar um freio e privilegiar na trama o drama de Maria do Carmo, Edu, Laurinha e outros personagens menos afeitos à comédia. Acho que minha grande sorte for ter mantido nucleos fortes de comédia como Dona Armenia e seus filhos e o professor Caio com seu romance com Adriana,  a bailarina da coxa grossa e a hilária noiva Nicinha, que se transformou em ninfomaníaca. Aprendi também que drama e comédia podem muito bem sobreviver no mesmo espaço, desde que o autor saiba misturar direto as emoções.

Em 1990, você afirmou ao Jornal do Brasil: "Novela não é arte, é entretenimento". Mantém essa afirmação? Acredita que não haja nenhuma exceção?

Tudo tem exceção, nem que seja para confirmar a regra. Eu vejo e quero fazer novela como entretenimento, o cinema de Hollywood dos anos 30/40/50 também era feito como puro entretenimento e hoje é considerado arte. A chanchada brasiliera dos anos 50 era execrada pelos intelectuais e hoje também é arte. Vai se saber o que nos reserva o futuro?

Quais os principais requisitos que um aspirante a autor de telenovelas deve reunir?

Talento, disposição para o trabalho, boa imaginação e, principalmente, vocação. Escrever novela é um trabalho muito árduo e difícil. É uma técnica específica que não encontra similar em outras formas de se expressar pela linguagem escrita. Na verdade, o autor de novela deve saber que o que ele escreve só vai se comunicar com o público através da imagem e dos atores e isto muda todo o processo.

Tendo as qualificações que você cita, qual é o caminho das pedras para se chegar lá (se é que há um caminho mais ou menos padronizado...)?

Não existe nenhuma fórmula mágica, é tudo uma questão de sorte e oportunidade. É claro que para quem já trabalha em televisão e consegue fazer com que alguém influente leia seus trabalhos, facilita. Recebo diariamente sinopses e textos que por contrato não posso ler e tenho que simplesmente jogar fora. Isto me incomoda bastante, mas não posso fazer de outra maneira porque nem todos que enviam textos o fazem com boa intenção. Uma acusação de plágio é sempre um escândalo muito bem acolhido pela mídia, que primeiro acusa o autor conhecido baseado unicamente na declaração do que se diz plagiado. Infelizmente vivemos em uma época muito dificil onde a moral e a ética parece que foram esquecidas.

A TV digital deve alterar o mercado de trabalho para autores e roteiristas? Como você vislumbra nossa teledramaturgia inserida neste contexto?

Não acho que vá mudar nada para os autores. Vai, sim, dar muita dor de cabeça para a produção, para os cenógrafos, figurinistas, maquiadores, diretores e etc...

Qual a maior decepção de sua carreira na TV?

Pecado Rasgado, a primeira novela que escrevi na Globo. Nada saiu como eu havia planejado. Mas sempre alguma coisa boa sempre acontece. Cassiano Gabus Mendes assistiu à novela com atenção e foi o único que descobriu ali um autor que poderia ter futuro.


A linguagem do seriado semanal, ao estilo norte-americano, lhe atrai?

Não sou fã de seriados americanos. É claro que The Sopranos, Sex and the City e Brothers and Sisters são bem feitos e atraentes, mas acho a nossa telenovela  mais emocionante. Gosto da liberdade de crição infinita que uma novela proporciona a seu autor. Destesto as sitcoms americanas com o riso montado a cada dois ou três minutos.
   
Seus colaboradores decolam na carreira com freqüência (Alcides Nogueira, Maria Adelaide Amaral, Carlos Lombardi, por exemplo). A que atribui esse fato?

Acho que sei escolher bem os meus colaboradores. Gosto de profissionais talentosos, que gostem do seu oficio, que não fiquem competindo comigo e tenham confiança em si. Nunca trabalho com pessoas de pouca experiência, porque acho que a as novelas, como principal produto da emissora, devem ser feitas por profissionais experientes e conscientes da responsabilidade que o trabalho exige.

A telenovela tem vida longa no Brasil?

Já existe a mais de 50 anos e tenho a impressão que ainda vai continuar por muitos e muitos anos. É por isso que acredito na formação de novos autores, para que novos caminhos possam se abrir e manter este gênero de entretenimento sempre atraente para o público. Tenho tido sorte na formação destes autores e acredito estar dando uma grande contribuição ao gênero alavancando as carreiras de João Emanuel Carneiro, Beth Jhin e Andrea Maltarolli.

Abraços,

Silvio

2 comentários:

  1. Queria conseguir voltar a assistir novelas... =[

    ResponderExcluir
  2. ENTREVISTA SUPER LEGAL COM SILVIO DE ABREU! ESSE CARA SABE FAZER NOVELA BOA COMO NINGUÉM.CURTO DEMAIS SUA CRIATIVIDADE!NÃO EXISTE MAIS TANTAS PESSOAS TÃO INTELIGENTES QUANTO ELE HOJE EM DIA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...