domingo, 20 de janeiro de 2013

"O Rei Leão" e a família


Por Flávio Michelazzo

Especialista em contos de fada e tramas com finais felizes, penso que os Estúdios Disney, ao levar a história de "O Rei Leão" para as telas, pensaram em criar uma trama extremamente realista, mas, para não ficar diretamente chocante para o público infantil. a trama contou com uma família de leões em vez de seres humanos.

Ignorando os boatos (ou fatos) de que o desenho é plágio de um desenho japonês, gostaria de fazer uma breve análise sobre a trama. O pequeno Simba nasce com o compromisso de ser o futuro rei, pela linha de sucessão do trono animal. Seu tio, Scar, irmão mais novo de seu pai, Mufasa, repudia o nascimento da criança, pois até então tinha esperanças de assumir o trono após a morte de Mufasa. Scar, então, planeja friamente a morte de seu irmão e a de seu sobrinho no meio de um estouro de uma manada de antílopes organizado por ele e seus comparsas, as hienas, a quem promete recompensas caso tenha sucesso e venha a ser rei.

Scar é bem-sucedido em seus planos: Mufasa morre pelas suas mãos ao despencar de um desfiladeiro, enquanto que a morte de Simba fica a cargo das hienas. Simba, porém, consegue fugir, sentindo-se culpado pela morte do pai. Culpa plantada pelo próprio Scar, que aproveita da inocência do sobrinho para persuadi-lo de algo que não fez e se assume como novo rei.

Simba, em exílio, passa a ser criado pelos companheiros Timão e Pumba, que lhe ensinam a ver o lado bom da vida. Os anos passam e Simba reencontra sua amiga Nala, que o coloca a par do terrível governo de Scar. É então que Simba se encontra com o sábio Rafiki, que o faz ter um encontro com Mufasa, que pede para que ele assuma seu lugar no reino. O jovem leão resolve voltar e enfrentar seu tio, e contará com a ajuda de seus amigos do presente e passado.

A história é extremamente pesada, envolve inveja, disputa de poder e destruição de uma família. Se fossem usados homens, provavelmente seria um filme, não um desenho. Por isso creio que a intenção dos criadores foi passar uma mensagem para as plateias, de que família são aqueles que estão sempre ao nosso lado, e que nos ajudam a conquistar nossos objetivos, e que mesmo dentro de casa devemos tomar cuidado com quem ouvir e em quem confiar, e creio que tenham sido bem-sucedidos, pois o filme é um dos maiores sucessos deste encantador estúdio, que tanta alegria traz para crianças de ontem, hoje e sempre. Após O Rei Leão, tivemos mais tramas fortes, como Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame. Uma prova de que a Disney também amadureceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...