quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Retrospectivizando!!!


Por Eduardo Vieira

Ao longo do ano foi falado aqui no blog “Posso Contar Contigo?”, principalmente, minhas impressões sobre a teledramaturgia de várias épocas. Entretanto a televisão aberta e fechada nos trouxeram programas de bastante qualidade no ano de 2012. Fazer listas é uma mania mundial institucionalizada pelo livro Alta Fidelidade de Nick Hornby em que o personagem fazia listas de tudo, desde filmes com gangsteres até restaurantes que ele curtia mais. Pois vamos à lista do que curti mais na TV:

10. Em Busca do Pai - Canal GNT

Belo e emocionante, o programa trazia duas histórias paralelas de buscas por pais ou filhos perdidos na vida, mostrando por vezes a dúvida dos pais em assumir um filho feito involuntariamente e ainda repetindo a própria história, já que muitas vezes esses pais também sofreram a perda prematura da figura paterna. Os depoimentos eram bastante humanos e sinceros e o programa era permeado de músicas de muitíssima qualidade e muito bem escolhidas, como é de praxe na programação do canal.


9. Globo de Ouro - Canal Viva

Reprise do espetáculo mensal/semanal do programa que trazia o que rolava nas paradas de sucesso. Nem sempre comprometido com a boa música brasileira, o especial mostra que havia boa música pop numa época pré música sertaneja e pagode que imperaram no mercado musical. O programa tornou-se cult nas redes sociais pelos tipos que aparecem e sobretudo pelo visual dos artistas com roupas e cabelos dos anos 80, que os envelheciam por vezes uns 10 anos. Lembrando que a reprise foi apenas da década de 80, apresentado na maioria das vezes por Isabela Garcia e César Filho.


8. Grimm - Canal Universal

Criativo seriado em que é contada a história de um detetive pertencente a uma família de caçadores de monstros que têm relação com os arquétipos dos vilões dos contos de fadas, por isso a denominação Grimm dada a esses caçadores. Tais monstros de maior ou menor periculosidade são conhecidos por diferentes nomes como Wesens, que se transfiguram em animais como ursos, ratos, dinossauros. Um personagem dos mais carismáticos é um desses monstros que é do bem e ajuda o herói a elucidar os casos, feito pelo ator Silas Weir Green.

7. Amor e Sexo - Rede Globo

O programa tem sempre se mantido na grade pela sua mutação e a naturalidade com que se fala de afeto e sexualidade, independente das orientações. A ótima apresentação de Fernanda Lima junto ao entrosamento com os convidados e jurados também fazem a diferença.

6. A Fazenda - Rede Record

Claro que esse é pra quem gosta de realities e eu gosto. Essa última edição deu de dez nas últimas edições do Big Brother Brasil, por exemplo, pela ótima escolha do elenco de subcelebridades, com destaque ao inusitado humor de Nicole Bahls, antes só conhecida como assistente de palco do programa Pânico na TV. Também a rabugice da cantora(?) Gretchen deu o que falar, causando bastante confusão dentro da casa. Ainda, a dinâmica mudada do programa com chaves que davam poderes aos candidatos de mudança das regras animava o reality que deu de dez nas edições do já cansado Big Brother.

5. Sessão de Terapia - Canal GNT

Confesso que como Regina Duarte, fiquei com medo, pois já havia assistido a versão americana e os problemas sobre os quais versavam as histórias eram bem introspectivas, característica não própria do brasileiro que de tudo adorar tirar uma “alegria”. Mas Selton Mello dirigiu e muito bem essa versão trazendo com propriedade as chagas desses personagens pro habitat brasileiro, com algumas ligeiras mudanças, todas muito bem adequadas. Elenco muito bom, homogêneo, fez ver que o nosso país pode tratar de assuntos sérios sem sermos Manecos ou Glórias Perez.


4) Homeland - Canal FX

Uma ótima ideia. Uma investigadora da Cia que por meio de uma informação obtida passa a achar que um prisioneiro americano de guerra pela Al-qaeda passou para o lado inimigo e representa um risco para a segurança dos Estados Unidos. O lado bom do seriado é que essa investigadora que é a heroína da trama mostra-se uma pessoa bastante instável e que toma remédios pra esquizofrenia, o que nos dá uma visão por vezes distorcida das coisas. Excelentes interpretações da dupla feita por Claire Danes e Damian Lewis, principalmente da atriz de quem sou fã desde Minha Vida de Cão, um dos primeiros seriados a que assisti adulto.


3. Cheias de Charme - Rede Globo

Devo confessar que suspeitei dessa novela no início e cheguei a não gostar do tom exagerado no seu início e da atriz Claudia Abreu.
Mas fui catapultado aos poucos pela histórias das meninas que se tornaram estrelas meio sem querer e pelo andamento da trama, com o mote da procura pela justiça e dignidade humana. Também fui ficando viciado em Chayenne (e em sua Curica Mor, Socorro) e em seu modo de falar. Também aponto as atrizes Malu Galli e como contrapontos sérios à trama de humor. A novela também trouxe novidades como o ótimo uso da internet na trama fazendo com que o público interagisse com a obra.

2. American Horror Story - Canal Fox

Quem diria que o diretor de um seriado como Glee iria fazer de forma perfeita um seriado de terror e pudesse inovar no gênero? É o que acontece com as duas temporadas de “American Horror Story”, em que todas as ideias relacionadas ao horror e ao terror são utilizadas em uma história aparentemente simples. O seriado trouxe um clima e uma pegada de mistério durante todos os episódios e interpretações maravilhosas, destacando Jessica Lange que foi praticamente redescoberta num papel de total entrega o qual não vemos nenhuma outra atriz fazendo.


1. Avenida Brasil - Rede Globo

A novela que segundo dizem virou clássico. Se se tornou mesmo só o tempo irá dizer, mas é inegável dizer que a trama de João Emanuel Carneiro mexeu com as estruturas do gênero e os autores devem pensar mais no quesito história central e representação da realidade a qual querem ilustrar. Novela muito elogiada e também com muitos detratores, porém acho que ela sustenta-se pelo jogo de gato e rato que nos é proporcionado pelos principais personagens femininos, assim, como em A Favorita, do mesmo autor. As histórias de amor não interessavam muito mesmo, mas sim a trama de vingança a qual termina num anticlímax num final tão irreal que tornou até a história mais crível, pois coisas impossíveis acontecem mesmo é na nossa realidade. Destaque para essas duas maiores atrizes: Débora Fallabella, que fez a sua Nina de várias maneiras, a submissa, a revoltada, a esnobe, a bondosa e Carminha, um personagem embutido em outro personagem, de mulher da sociedade numa interpretação visceral de Adriana Esteves que soube tornar real essa caricatura de mulher.


6 comentários:

  1. Muito boa e eclética relação dos destaques televisivos do ano, de séries a novelas, passando por relity shows.
    Da lista acima, adorei Avenida Brasil. American Horror Story, Cheias de Charme, Homeland e Globo de Ouro.

    ResponderExcluir
  2. Lista bem eclética mesmo, mostrando o melhor e o que mais se destacou no ano... Destaque para "Sessão de Terapia" e "Cheias de Charme", produções com ótimos textos, direções criativas e competentes e excelestes atuações...

    ResponderExcluir
  3. Edu, ótima restrospectiva!!!!!!
    Só tiraria da tua lista a AV. BRASIL (que não acho nada demais, você sabe!! KKK), mas como a lista é tua não iriei meter o bedelho!!!!
    Mas sim, grandes trabalhos foram apresentados no decorrer do ano, CHEIAS DE CHARME é um grande exemplo, pois trouxe uma graça, uma leveza e um colorido para o horário como há muito tempo não eram vistos!!!!
    E o GLOBO DE OURRO, uma grata surpresa para os saudosistas de plantão, reviver, recordar aquelas imagens, aqueles visuais e aquelas músicas tão importantes em algum momento da vida de quem viveu a época!!!!!!
    Adorei teu texto Edu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Interessante esta retrospectiva do Edu! O cara transita em todos os gêneros com uma desenvoltura admirável, pois você nunca fica sem resposta quando o assunto é literatura, tv, novelas e cinema. Aqui só faltaram "Lado a Lado" e "Top Model" no Viva! Quando é o próximo texto, Edu?

    ResponderExcluir
  5. o próximo texto será em fevereiro, acho, Renato, mas vai ser algo mais retrô kkkkkk obrigado, Renato por ler...significa muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...