sábado, 5 de janeiro de 2013

Você votou e aqui estão os melhores de 2012!!!

Por Júnior Bueno e Emerson Felipe



Alô, alô, graças a Deus! 2012 já se foi e o Posso Contar Contigo orgulhosamente apresenta o Melhores e Piores do Ano, onde você escolheu quem foi bem e quem foi mal no ano que passou. A todos vocês nosso muito obrigado, esperamos contar com vocês em 2013 também. Vemos ao resultado?

Homenageada do Ano: Betty Faria


Em 2012 tivemos a grata surpresa de ver a maravilhosa Betty Faria de volta ao lugar de onde não deveria ter saído: o horário nobre. E deu vida ao núcleo mais chatinho de Avenida Brasil, o do Cadinho e suas mulheres. No papel de Pilar, a tresloucada e divertida mãe de Aléxia (Carolina Ferraz), Betty nos lembrou o quanto faz diferença em cena e o como uma estrela com seu talento e a sua história precisa ser valorizada. Sem contar que ela também esbanja simpatia e carisma no twitter. Vida longa e mais papéis incríveis pra essa diva da TV.


Melhor novela de 2012: Avenida Brasil


Um sucesso como há muito tempo não se via, Avenida Brasil inovou na narrativa ágil, na fotografia de cinema, e no enfoque, trazendo pro centro da ação o subúrbio do Rio, com suas cores, sons e personagens carismáticos. Em Avenida Brasil ocorreu a junção de todos os fatores que geralmente contribuem para um êxito: texto inteligente, direção precisa e um elenco afiado, onde todos se destacaram. Outro fator que contribuiu para o sucesso da novela foi sua popularização nas redes sociais. Era uma hora de novela e 23 horas de meme. 



Pior novela de 2012: Máscaras

Anunciada como uma superprodução, a novela da Record causou um estranhamento do público com uma estrutura e texto confusos e derrubou a audiência da emissora dos bispos. Quando a equipe se propôs a fazer alterações, a emissora empurrou a novela pro ingrato horário das 00:30. O diretor chegou a ser trocado e o autor, o veterano Lauro César Muniz anunciou sua aposentadoria das novelas. Um trabalho que tinha tudo pra dar certo e deu tudo errado, infelizmente.


Melhor Atriz de 2012: Adriana Esteves (Carminha em Avenida Brasil)


A personagem de TV do ano foi a vilã mais adoravelmente odiosa dos últimos tempos: Carminha, a primeira-dama do Divino. A atriz esbanjou talento com suas caras e bocas, suas frases de efeito e seu jeito dissimulado. E pensar que Adriana não era a primeira opção para a personagem. 



Pior Atriz de 2012: Cláudia Raia (Lívia em Salve Jorge)


Uma vilã da novel das nove é um prato cheio pra qualquer atriz mais experiente, certo? Não pra intérprete da atual malvada do horário nobre. Um tom engessado e uma fala robótica foi tudo que Cláudia Raia conseguiu imprimir à chefe do tráfico de mulheres na trama de Glória Perez. Com um ar apático e duro, a personagem vem perdendo espaço pra Totia Meireles (indicada ao prêmio de atirz coadjuvante). Uma pena, já que Cláudia Raia vinha de excelentes trabalhos em Tititi e A favorita.


Melhor ator de 2012: José de Abreu (Nilo em Avenida Brasil)


Na novela do Oioioi quem brilhou foi o cara do hihihi. Explico: o veterano ator José de Abreu encontrou aquele que certamente foi um dos melhores personagens e a melhor interpretação de sua carreira. O velho asqueroso se tornou num dos preferidos pelo público que foi brindado por uma brilhante atuação. 


Pior ator de 2012: Jesus Luz (Ronaldo em Guerra dos sexos)


Se como DJ, Jesus Luz é um ótimo modelo, como ator ele é um excelente DJ. Apesar de viver um personagem menor, ver o ex-namorado da Madonna "contracenando" com gigantes como Irene Ravache e Tony Ramos é constrangedor. Inexpressivo é pouco.


Melhor atriz coadjuvante de 2012: Laura Cardoso (Doroteia em Gabriela)


Um grande acerto na versão de Walcyr Carrasco pro romance de Jorge Amado foi a inclusão da beata, inexistente no romance e na versão de 1975 da novela. Laura Cardoso brilhou (qual a surpresa?) em cada cena, cada fala, cada palavra do texto. A detestável personagem se tornou a salvação da novela nos momentos em que a trama principal não andava. Escrever sobre o talento da divina Laura Cardoso sem dizer nada do que já foi dito sobre ela é impossível. Só nos resta admirá-la em cena, encantados e  emocionados.

Melhor ator coadjuvante de 2012: Juliano Cazarré (Adauto em Avenida Brasil)


Juliano Cazarré fez do ingênuo Adauto o sonho de consumo das telespectadoras (e alguns telespectadores, diga-se). O personagem puro, apaixonado e meio burrinho acabou por roubar a cena com  suas tiradas e o ótimo ator brasiliense (indicado como ator revelação no ano passado) se destacou. Tanto que foi dele o gol que fez do time do Divino campeão e encerrou a novela. Moral, hein?

Atriz Revelação: Cacau Protásio (Zezé em Avenida Brasil)

"Eu quero ver tu me chamar de amendoim..." Um refrão que vai ficar eternizado é a prova do talento de uma  grande atriz ainda em seus primeiros passos. A empregada da família Tufão chegou de mansinho e aos poucos foi ganhando cada vez mais espaço na trama de João Emanuel Carneiro, a ponto de se tornar uma das preferidas do público. Queremos mais amendoim nas telinhas.


Ator revelaçãode 2012: José Loreto (Darkson em Avenida Brasil)


Um ator grandalhão ou um fofo? Os dois, se for o Jorge Loreto que conquistou corações dentro e fora da novela. O moço que já tinha dado as caras em papéis menores teve sua grande chance de crescer e aparecer como o rei dos bailes charm do Divino. Perdoem o trocadilho, mas charme é o que ele tem de sobra, né?



Melhor ator/atriz infantil de 2012: Mel Maia (Ritinha em Avenida Brasil)


Bastou alguns poucos capítulos no ar pro Brasil se emocionar com a história triste da Ritinha e se apaixonar pela criaturinha fofa por trás da personagem. Carismática e esperta, Mel é daquelas crianças que não parecem estar atuando e sim brincando em frente à câmera, coisa rara na TV de pequenos adultos cheios de poses. Não sei se é precipitado dizer, mas Mel terá um futuro brilhante se continuar atriz, tem tudo pra ser uma Glória Pires das próximas décadas.



Melhor série/seriado de 2012: Louco por elas


2012 foi um ano tão pródigo em minisséries e seriados, a grande maioria superior á média que neste ano não tivemos seriados em quantidade suficiente pra eleger a pior, de modo que em 2012 só teremos a categoria Melhor série. E público elegeu a simpática série de João Falcão que em duas temporadas no mesmo ano mostrou que com um texto ágil e um elenco inspirado (ave Glória Menezes), o seriado rendeu boas risadas em frente à TV. E terá mais temporadas, ainda bem.




Melhor casal de 2012: Ritinha e Batata (Mel Maia e Bernardo Simões) - Avenida Brasil


Um amor de infância é difícil de esquecer, não é mesmo? Que o digam Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond). O casal problemático na vida adulta foi na primeira fase da novela uma dos casais mais lindos da novela e o preferido do público em 2012. Muito puro e cheio de magia o casal mirim deixou pra trás pares românticos tradicionais na eleição deste blog. Uns românticos vocês, hein?



Pior Casal de 2012: Morena e Théo (Nanda Costa e Rodrigo Lombardi) - Salve Jorge

Uma prova de que química é tudo prum casal de novela: em 2011 Rodrigo Lombardi levou, junto com Carolina Ferraz o prêmio de melhor casal (em O astro). Este ano, a história de amor entre soldado e a moça da favela não deu liga. Ao som de Esse cara sou eu, as juras de amor inverossímeis e as cenas mais mexicanas entre os dois não convenceram o público. O casal está atualmente separado e Nanda Costa tem se dado melhor nessa fase da novela, onde é traficada na Turquia. Tomara que não volte pro Théo tão cedo.


Melhor tema musical de 2012: Vida de Empreguete (Isabele Drummond, Leandra Leal e Taís Araújo) - Cheias de Charme

O primeiro sucesso do trio Empreguetes foi uma divertida mistura de realidade e ficção: as atrizes cantavam a música, as personagens produziram e lançaram o vídeo na rede, o público de casa assistiram em primeira mão na internet. E o hit estourou nas rádios - e baladas - do país. A música foi composta por Quito Ribeiro especialmente pra novela foi a sensação do ano.



Melhor cena de 2012: Carminha enterra Nina viva (Avenida Brasil)


A cena que marcou uma virada em Avenida Brasil foi ao ar no capítulo 102 e deixou a audiência de cabelo em pé. Com uma fotografia impecável e atuações perfeitas e o clima sombrio necessário a cena preferida do público em 2012 entrou para o hall das grandes cenas da teledramaturgia brasileira. assista a cena aqui


Pior cena de 2012: Théo tenta impedir a viagem de Morena (Salve Jorge)


Uma cena melodramática demais inverossímel demais, com um personagem chato  demais. Na mesma sequência o mocinho da novela impede um assalto num ônibus, rouba uma moto, fura o bloqueio da segurança do aeroporto numa fuga alucinada e não consegue alcançar a mocinha. Muito barulho por nada, confira aqui.


Melhor fala de 2012

Não irei descrever, apenas vejam:




Bom, é isso, pessoal, muito obrigado e até a próxima!!!










13 comentários:

  1. Adorei as escolhas. A de Betty então nem se fala, né? rs... Parabéns, meninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vitor, pela visita e pela parceria sempre! Feliz 2013!

      Excluir
  2. jura que o povo elegeu mel maia de melhor atriz infantil? ás vezes acho que as pessoas não sabem o que é atuar.

    em ator revelação, o jose´wilker foi cotado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ali houve uma falha na publicação, Edu... ele repetiu a imagem de concorrentes ao prêmio de melhor ator de 2012.

      Excluir
    2. É verdade, desculpem a falha já foi corrigido!

      Excluir
  3. Ai, me corta o coração ver a Claudia Raia eleita pior atriz do ano. Prefiro considerar que é a personagem, uma mulher sem escrúpulos e toda trabalhada na finesse, que não oferece maiores possibilidades de interpretação. Quanto a melhor atriz, Adriana Esteves realmente deu um show e merece todos os louros por sua inesquecível Carminha. Mas a Claudia Abreu e sua Chayene também foi bárbara, e eu não ficaria chateado se o prêmio fosse dela. No mais, um viva a magnânima Betty Faria, sempre merecedora de todas as homenagens. Cadê Mario Lago pra ela, gente? Abraços, Júnior e Felipe!

    ResponderExcluir
  4. Merecida homenagem à Betty Faria. O ano foi de Adriana Esteves e a sua Carminha, que na minha opinião, Avenida Brasil passaria em branco sem a sua interpretação. Laura Cardoso, sem comentários, maravilhosa! Roubou a cena em Gabriela. Achei que REI DAVI merecia como melhor série pelos desempenhos, produção, fotografia, todo o conjunto da obra. Cláudia Abreu, infelizmente, foi ofuscada por Esteves; em outro ano, sua Chay amadinha levaria. A Socorro, da Titina, às vezes, era escada para a Abreu e outros momentos, roubava a cena. Sucesso ao POSSO CONTAR em 2013!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as escolhas, não poderia ter sido diferente!

    JDComenta: http://jurandirdalcincomenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Excelentes escolhas, concordo com tudo, exceto nas categorias de Atriz revelação, e pior atriz. Amei de paixão a Zezé de Cacau Protásio, mas no que diz respeito a interpretação e carisma, Titina Medeiros foi bem melhor, tanto que ganhou peso de protagonista em Cheias de charme, minha torcida será sempre para ela. Quanto ao de pior atriz, Cláudia está mal mesmo, mas atribuo seu mal desempenho muito mais ao texto ruim e falta de consistência da personagem do que propriamente a atriz. E por pior que esteja sua atuação, não dá pra considerar pior que Lívia Andrade né. Nas demais categorias, foi tudo muito justo, Avenida Brasil merece todo esse reconhecimento, e Cheias de Charme merece uma menção honrosa, se não fosse Avenida, seria o grande sucesso do ano.
    Show de bola essa votação, parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, obrigado pela visita. Acho que o público considerou o impacto da personagem da Cláudia na trama e a forma como ela foi "engolida" pela Totia. É uma pena, já que a Cláudia sempre arrasa, mas em 2012 ficou devendo, né? Titina e Cacau ficaram quase o tempo todo empatadas e a última venceu por uma diferença pequena de votos. Mas as duas foram grandes revelações da TV em 2012.

      Excluir
  7. Betty é digna de qualquer homenagem sempre!!!Adriana arrasou mas se o premio fosse da Claudia Abreu também seria justo!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nada haver "Morena e Théo" ser o pior casal; adoro os personagem <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...