quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salve Glória, Salve Jorge... Salve salve!!!

Dia desses estávamos batendo um papo sobre novelas, eu e o brother Marcelo Alves*. Falávamos especificamente sobre Salve Jorge, então perguntei o que ele pensava sobre a trama. Daí propus que escrevesse algo que pudesse ser publicado aqui. Ele topou, e o fez de modo bem despretensioso. Eu agradeço. Espero que prestigiem. 



Glória Perez, uma autora com grandes novelas de sucesso em seu currículo e que em várias delas retratou outras culturas e teve merchandising social. Glória foi a primeira autora brasileira a ter uma novela vencedora do Emmy internacional por Caminho das Índias (2009). Então será que uma autora com todo esse porte não merecia um pouco mais de respeito com a sua atual novela? Uma novela de temática que merece toda uma ênfase, mas que não agradou muito aos fãs de Avenida Brasil, sua antecessora. 

Não é preciso gostar de Salve Jorge, muito menos assistir aos capítulos todos os dias, mas nem por isso criticar de modo destrutivo, falar mal da novela que está trazendo à tona um tema que muita gente nem sabia que existia na realidade. O tráfico de pessoas está sendo muito bem representado na atual trama das nove. É claro que a novela tem alguns furos, como tantas outras de sucesso [inclua-se nisto a retumbante Avenida Brasil] também tiveram. A audiência não anda lá em cima, é bem verdade. Embora para o padrão atual esteja dentro do aceitável, principalmente se considerado o painel nacional.  É válido ressaltar que uma novela pra ser boa não precisa ter uma audiência altíssima, vide Lado a Lado [atual das seis] que não tem tanta representatividade no ibope, mas é uma obra de qualidade inquestionável.

Sim, concordo com a crítica de que a novela tem personagens demais, alguns até desnecessários, que poderiam muito bem ser traficados pra Turquia também, mas opto por reverenciar os ótimos personagens, como Hêlo e Stênio, Giovana Antonelli e Alexandre Nero, respectivamente.


A novela não é a melhor de todos os tempos, a autora já teve em mãos histórias mais interessantes, mas também está bem longe de ser a pior.
Acredito que a autora, dona de uma trajetória marcante na teledramaturgia, nem se importe tanto com comentários maldosos, ainda assim, vai do bom senso respeitar toda a estrutura que envolve uma novela e principalmente aos profissionais que deste processo participam. Salve Glória, Salve Jorge... Salve Salve!!!


Marcelo Alves é um garoto inteligente, adora TV e assuntos inerentes ao tema. Tímido, mas se mostra desinibido quando escreve. Atualmente cursa o 2º ano do ensino médio.

22 comentários:

  1. Às vezes, La Perez viaja demais mesmo tratando de temas tão polêmicos e que valem a discussão.

    ResponderExcluir
  2. apesar dos erros, que todas as tramas tem, gostei de ver que vc priorizou os acertos.... gosto bastante da novela e as vezes acho que sou a única, rss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Marcelo! Concordo com tudo o que você disse. Parece que ficou cult malhar a novela rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Apesar da novela Salve Jorge ter um assunto polêmico,o povo merece dar uma segunda chance para novela da Glória Perez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não diria uma segunda chance, eu diria respeitar o trabalho dela e dos profissionais envolvidos, obrigado pelo comentário fernando!!

      Excluir
  5. Salve Jorge tem uma pilha de erros, mas também tem seus méritos. Tem personagens completamente inúteis, mas também tem aqueles que vendem carisma. A Helô, interpretada por uma Giovanna Antonelli inspiradíssima, é acima da média, realmente o grande barato da novela. Enfim, Salve Jorge não é a melhor trama já criada por Gloria Perez, porém merece ser vista.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo, Salve Jorge padece de inúmeras falhas, mas esse massacre por parte de alguns que se dizem críticos em cima da novela é um tremendo exagero. Crítica é uma coisa, brincadeiras, tirar sarro da autora, ofensas, piadinhas, deboche e birrinha infantil são coisas completamente diferentes. Como já disseram acima, ficou na moda criticar Salve Jorge, agora é cult. Acho desnecessário se reunir no twitter pra ficar zoando a novela, não gosta muda de canal e não dá audiência e pronto, não precisa provar que odeia a novela a todo momento. Criticas devem ser feitas, mas críticas embasadas, consistentes e construtivas.

    Abraços e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, e tambem concordo com você, se a pessoa está insatisfeita, use o controle remoto e mude de canal!

      Excluir
  7. Concordo completamente!! Sei que tem muitos erros, assim como todas as novelas tem. Essa teve bastante furo, mas Glória Perez merece respeito por todos os grandes trabalhos que já fez. Muitas outras novelas também tiveram muitos erros e não foram criticadas como Salve Jorge, a crítica está vindo como piadas e zoação, parece que com o simples prazer de falar mal da novela. Acho que se tem todo direito de fazer críticas, mas que seja algo construtivo, e não só para fazer piada e rir depois. Como disse, Glória Perez é uma escritora de nome, com novelas de grandes histórias muito bem tratadas, polêmicas e com muita cultura, de fato, merece todo nosso respeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, concordo com você, a novela tem vários erros, como qualquer novela tem, acredito que se a pessoa não gosta da novela, não é obrigado a assistir, então acho desnecessário ficar fazendo piada com a novela, e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Repeito o direito e acho certo quem gosta da novela a defende-la, não sou nem nunca fui fã de Avenida Brasil, mais nitidamente é a pior novela da autora, a historia é ruim e os personagens são confusos, tem atores maravilhosos perdidos dentro da história.... é muito chata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo da sua opinião, mas respeito, não acho que essa seja a pior novela da autora, mas mesmo assim obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. AS NOVELAS DA GLORIA PEREZA TEM MTS PERSONAGENS E ALGUNS NUCLEOS MT CANSATIVOS, ENJOATIVOS, QUERO DIZER. E ELA PODIA POR UM FIM NESSA DE TODA NOVELA EXPLORAR CULTURAS DIFERENTES, É TURQUIA, É INDIA É ISSO E AQUILO. CHEGA, JA CANSOU, GLORIA!MAS ELA É EXCELENTE SIM, ESCRITORA, SO ESSES DETALHES A IMPEDEM DE SER MELHOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas salve jorge não pode ser considerada uma novela sobre outra cultura, a turquia é só uma locação, pq ela ia falar de trafico internacional de pessoas, nao podia ser só no brasil! e obrigado (a) pelo comentario! :D

      Excluir
  10. Críticas são críticas! Agora, promover um massacre é coisa de terrorista!

    ResponderExcluir
  11. Que texto grandioso prum garoto como você, Celo... adorei a sua análise, queridão. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã da novela não perco um capitulo gosto de tudo principalmente a Waleska (Larissa Dias).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...