sábado, 16 de março de 2013

Papéis Trocados?!

Por Autran Amorim

                                                           
Claudia Raia é uma atriz versátil, talentosa, vide Tititi, A Favorita, O Beijo do Vampiro, Roque Santeiro, Belíssima. Porém errou a mão feio nessa vilã da trama das 9. Lívia Marini é engessada, tem frases curtas como se fosse sinal de discrição, não dá medo em ninguém. Só digo uma coisa, Claudia está linda, é inegável. Não é a primeira vez que ela não se dá bem com vilãs, vide as péssimas Ângela (Torre de Babel) e Ágatha (Sete Pecados). Como ela já mostrou seu lado para o drama, eu acharia melhor que ela fizesse o papel de Berna (Zezé Polessa). Não descreditando a ótima performance da Zezé, mas se sairia melhor. E Ana Beatriz Nogueira faria a perigosa Lívia Marini, ia contrastar ou até ofuscar a inspirada atuação de Totia Meirelles.

Ora, vejamos... Não é de hoje que Salve Jorge vem dando o que falar, seja para mal,  criticada às vezes,ou caindo na língua dos mais complacentes. A própria Glória declarou que a quantidade de núcleos e personagens foi um jeito de ver qual ia ‘’pegar’’ primeiro, causando descontentamento no elenco. Atores de alto cacife que mal aparecem na trama, como Rosi Campos, Walderez de Barros, Eva Todor, Cristiana Oliveira, Nicette Bruno que é relegada a brincar com uma cadelinha, e os casos mais graves, Natália do Vale e Ana Beatriz Nogueira tendo que fazer cena lendo revista de fofoca, é o cúmulo! Aí, fiquei pensando se a personagem da Lívia Marini (Claudia Raia) estivesse nas mãos da Ana Beatriz?



Ana é uma atriz singular, como poucas, tem uma marca forte no olhar, na forma de dizer o texto, de forma despretensiosa. Ana Beatriz simplesmente arrasou como a amarga Eva de A Vida da Gente, brilhou a trama inteira, como uma mãe que "amava" uma filha e a tratava de modo superior em detrimento da outra. 


Seus olhos com as bordas escuras dão intensidade a ela, olhar esse que usou muito bem ao interpretar a esposa de Cortês (Herson Capri). Clarice, uma mãe dedicada, esposa traída e morta pelo próprio marido (em Insensato Coração).


Imagino que ela faria miséria como a Lívia Marini, daria profundidade, humanidade e seria discreta com a personagem, nos deixaria com raiva dela, pena que os papéis foram invertidos. Quando eu lia o belo romance Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles a personagem chamada Frau Herta, uma governanta apaixonada pelo dono da casa, era má, fria, sem expor sentimentos, mas tinha alguma humanidade, e quando vi a trama fiquei abismado, Ana Beatriz Nogueira conseguiu fazer uma vilã incrível, parecidíssima com a do livro. 


Mas, em Salve Jorge, por não ter muita visibilidade na trama, a Ana Beatriz não aguentou e pediu para sair da novela. Nesta segunda (18), vai ao ar a cena em que, pelas mãos de Lívia Marini, a sua personagem é morta. A atriz irá participar do remake de Saramandaia, a convite de Denise Saraceni, diretora da novela. 

Vida longa a Ana Beatriz Nogueira!!!

10 comentários:

  1. Muito bom o texto. Aliás, eu nunca vi a Glória Perez pisar tão feio na bola como em Salve Jorge... um erro geral. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Ana Beatriz poderia sim ser ótima como Lívia Marini. Mas para mim, Claudia Raia está interpretando bem!

    ResponderExcluir
  3. concordo com o comentário do "anonimo', eu também acho que a Cláudia está interpretando muito bem a Lívia, ela esta dando o tom que a personagem precisa, mas a Ana Beatriz também seria ótima, e eu discordo da sua opinião, a Claudia Raia sabe fazer vilã sim, eu gostava da atuação dela em Sete pecados como a Agatha, é verdade que ela se dá melhor com personagens cômicos, como a Jaqueline de TITITI, mas acho a Claudia uma atriz muito versátil!!

    ResponderExcluir
  4. Claudia Raia,é uma ótima atriz,sim, reitero minha própria opnião,mas no que diz respeito a ser má o esforço dela torna-se risível.Até pela toda bagagem teatral dela e por maiores participações nas tramas de Sílvio de Abreu ou papéis drámaticos.Ela está desperdiçando um grande personagem.

    ResponderExcluir
  5. Cláudia Raia é uma canastrona de marca maior.

    ResponderExcluir
  6. Também acho que a Ana Beatriz Nogueira daria uma excelente Lívia Marine, bem melhor que a que a Raia ta fazendo. É uma pena que a atriz tenha sido desperdiçada com um personagem com quase nenhum atrativo. Cláudia Raia é uma baita atriz, já deu várias provas disso, sempre se destaca em seus papeis, vide a Jacqueline de Tititi, Donatela de A Favorita, Safira de Belíssima entre outros grandes papéis. Porém, infelizmente ela não tem muita sorte com vilãs, não sabe compor um personagem mal, passar verdade com ele, fica sempre uma coisa forçada e caricata. Agatha (7 pecados) e Lívia são assim. Apesar disso tenho que reconhecer, que após a guinada na personagem Lívia, em que finalmente ela diz a que veio e bota a mão na massa, que é quando mata Jéssica, acho que Cláudia Raia teve uma melhora em seu desempenho, ao menos já não parece mais tão robótica, teatral e forçada quanto antes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Luiz concordo que elas está canastrona,porém não o é de costume.Rafael você captou o meu pensamento de maneira bem encaixada,muito bom!

    ResponderExcluir
  8. A diferença é que Claudia Raia é uma estrela. Ana Beatriz Nogueira é uma excelente atriz, mas não tem carisma de estrela para interpretar a grande vilã do horário nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que tem! Sinto muito dizer Rodrigo, mas a Aninha tem carisma de sobra e digo mais, não é só porque ela não é uma "estrela" que deixou de ser carismática. Na minha opinião a que discorda completamente da sua, ela super carismática, envolvente, talentosíssima atriz,e uma das melhores que eu já vi, dá um show de interpretação, e faria com maestria esta vilã... E a questão não é o "carisma", ele é necessário sim, mas não é tão essencial quanto ser um talentoso ator(a), qualquer personagem que vier se for um bom ator com maestria irá interpretá-lo.. Só deveria dá a ANA BEATRIZ oportunidades, um personagem como esse é muito pobre para ela.

      Excluir
  9. EM NOVÉLA RUA BRASILEIRA, REDE BOBO TV NADA HAVER, ESSE TESÃOZINHO FASCINANTE DE PITÉLZINHO COM ROSTINHO DE MENININHO NOVINHO, INTERPRETOU MUITO BEM, O SEU PERSONAGEM NINA, QUÉRA UMA DELICIA DE PUTINHA TESUDA COM FOCINHO DE MENININHA!.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...