sábado, 20 de abril de 2013

Selma Reis: voz marcante na teledramaturgia

Por Isaac Santos 

Não sei precisar se a música internacional divide com a MPB a atenção do telespectador de novelas, de modo equitativo. Mas ambas fazem toda a diferença nas produções de teledramaturgia. Quem curte telenovelas não consegue imaginá-las sem as tradicionais trilhas sonoras. É um casamento perfeito, mas não de aparência. Há um envolvimento, um sentimento harmonioso pra toda a vida.
Eu curto algumas internacionais. Porém minha preferência tende a ser pelas nossas músicas. Adoro escutá-las. E quem me conhece, bem sabe que elas fazem parte de minha rotina [o exagero é proposital]. Seja amenizando o estresse diário no transporte público, com fones providenciais, ou mesmo em som ambiente em meu local de trabalho, ou ainda, quando fazendo faxina em minha casa... Hoje foi dia [risos]. Clima frio, super agradável. Convidei a Selma Reis pra me fazer companhia [mais risos]. Pedi que cantasse seus maiores sucessos, e ela prontamente me atendeu. Ok! Antes que perguntem, esclareço que não era a própria, em pessoa. Não, não era. Quem esteve aqui em casa foi a sua voz forte, marcante. Aliás, ainda está a tocar enquanto escrevo estas linhas.

Que prazer poder apreciar belas canções de uma cantora, dona de expressividade tão particular. Selma Reis já fez participações como atriz, na TV e também no Teatro. Mas é cantando que seu talento é facilmente ratificado.
Em 1990 a Globo exibia a minissérie Riacho Doce, e a música “O que é o Amor” embalava as cenas da romântica e sofredora Francisca, personagem de Luiza Tomé. Letra e música totalmente pertinentes à trama. Algo cada vez mais raro em produções atuais.

No mesmo ano, estreava na emissora a novela Araponga e a cantora emplacava mais uma música. “Estrelas de Outubro” era tema do personagem Érico, interpretado por Paulo José.

Ter uma música incluída em trilha sonora de novela, e ainda mais sendo da Globo, antigamente não era pra qualquer cantor/grupo. Selma teve a honra de, em 1991, já em sua terceira inserção na área musical da teledramaturgia, ser convidada pra cantar o tema de abertura da novela Salomé. “Sombra em Nosso Olhar”, uma adaptação da “Smoke Gets In Your Eyes” do The Platters. Bela canção pra uma belíssima novela.

Noutra trama das seis, Despedida de Solteiro (1992), Selma canta as dores e mágoas da personagem Marta, vivida por Lucinha Lins. “Deságua” é uma de minhas prediletas da cantora.

Curiosamente, Selma Reis parecia ter a preferência da diretoria musical quando se tratava de escalação das trilhas sonoras das novelas do horário das seis.
O ano era 1993. A novela Sonho Meu alcançava índices memoráveis à época, e lá estava a voz penetrante da Selma mais uma vez abrilhantando uma trama. A personagem Cláudia, protagonizada pela Patrícia França, sofria nas mãos do marido violento, e ao fugir dele perde a guarda da filha. A música “O Preço de uma vida” calhava perfeitamente com a trama.

Interessante observar que há uma característica comum às músicas interpretadas pela Selma Reis e que ilustraram essa postagem. Falam de mágoas, infelicidades, tristezas, dores, amores, amarguras, paixões, desejos da alma, de sentimentos muito fortes do homem. Não são banais, não são coloridas, e talvez por isso mesmo toquem no profundo do ser.

Tomara, em breve possamos ter o prazer de mais uma vez curtir a voz da cantora numa trilha sonora.        

6 comentários:

  1. Inesquecível a versão que ela fez para a abertura de SALOMÉ. Adoro a novela e a abertura ao som da Selma Reis tinha um charme próprio ! "Sombra em Nosso Olhar" (Smok Get Your Eyes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu caro, ela não estragou a canção original como muitos fazem, né?

      Sempre bom te ver por aqui. Abração!

      Excluir
  2. "Como fico feliz quando consigo passar a maneira de me expressar através da voz e das canções. Tenho uma leitura muito pessoal. Me expresso sempre com o olhar da alma!! Obrigada pelo carinho Isaac Abda!! Um beijinho e bom domingo."

    Selma Reis (via facebook)

    ResponderExcluir
  3. "Acabei de ler a sua matéria no blog. Lindo o que escreveu do nosso trabalho. O que adoro nisso tudo é que vc escreveu porque sentiu vontade, estava escutando os cd's e se envolveu...não tem preço essa liberdade da escolha, a mídia não entrou em nada disso. Pra mim são esses momentos que vivi agora lendo o seu blog que valem cantar sempre e sempre."

    Selma Reis - parte II (via facebook)

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso lembrando as trilhas lindas que esta nossa grande cantora participou!!!!
    Eu adoro Selma Reis, fui fisgado por ela pela primeira vez em RIACHO DOCE e desde então nunca mais parei de ouví-la!!!!!!!
    Pena que a falta de qualidade das trilhas atuais nós não temos mais a oportunidade de vê-la embalando personagens e cenas!!!!!!!!
    Linda homenagem Isaac!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adoro Selma Reis. Tem um cd dela magnifico! A música que mais gosto é Emoções Suburbanas. Acho que ela fez um show na lona de Jacarepaguá, mas fiquei sabendo depois... pena!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...