quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os vilões do mundo do entretenimento


Por Vanessa Carvalho

Um sábio já disse uma vez “não existe um grande herói sem um grande vilão”. Esse sábio, por algum acaso se chama Stan Lee, o maior criador de heróis e vilões que se tem notícia. Mas vamos começar pelo princípio.
O mundo do entretenimento é movido por números. Números nas contas bancárias dos produtores, estúdios, e tantas outras pessoas que fazem dele seu ganha pão, e quando falamos disso, é uma necessidade orgânica que haja empatia com o público. E isso é feito através de personagens cativantes. E em sua grande maioria (Acreditem não é pouco) cabe aos vilões esse papel. Quantas vezes você já não se pegou torcendo pelo vilão única e exclusivamente por ele ser loucamente irônico? Ou simplesmente pelo fato de ele ser completamente apaixonante?

Se alguém ainda tem alguma dúvida, é só ver a legião de fãs que existem para personagens como Darth Vader, ou o Coringa, ou até mesmo pelo Loki? Se você gostar da chamada cultura nerd, provavelmente vai ter mais empatia por esses personagens no cinema que nos próprios mocinhos. Digo mais, o que salvou o filme “Cavaleiro das Trevas” foi justamente o Coringa e sua incrível capacidade de ser irônico. É impossível se falar em Star Wars e não pensar em Darth Vader e suas frases perturbadoramente verdadeiras. Ou então, confesse que Os Vingadores não seria a mesma coisa se não houvesse o Loki para fazer equilíbrio com tantos heróis carismáticos.

Não, para um herói carismático é necessário um vilão tanto quanto ou até mais para poder existir o equilíbrio. Nas novelas, por exemplo? Vale tudo não seria a mesma coisa sem Maria de Fátima e Odete Roitman que até hoje estão fazendo sucesso, passa o tempo e ninguém consegue se esquecer delas. E o que falar de Nazaré Tedesco, Carminha e Tereza Cristina? Garanto que suas respectivas novelas não seriam a mesma coisa sem elas. O que dizer da personagem de Renata Sorrah na frente do espelho olhando sensualmente falando com sua voz sexy “Gostosa”. Ou Teresa Cristina agradecendo a ela com sua voz cínica no pé da escada de sua casa? Não, as novelas não seriam a mesma coisa sem elas.


Mas o segmento que podemos encontrar milhões de vilões carismáticos é, sem dúvida nenhuma, a literatura. Desde quando o mundo era apenas um embrião, a literatura vem nos brindando com personagens tão fortes que o fato de ser vilão fica em segundo plano. Ou alguém duvida de que Sarumã, ou mesmo Sauron? Quem não gostaria de ter o Um Anel para todos controlar? São personagens tão marcantes que é impossível você não simpatizar com eles, mesmo que você queira acabar com a existência da maioria deles. Outro que de tantos fãs e seguidores passou para o mundo dos mocinhos foi Lestat. O cara tem tantos fãs que ele simplesmente deixou de ser o vilão de Entrevista com o Vampiro e passou a ser o mocinho de A Rainha dos Condenados, tamanho foi a aceitação dele junto ao grande público. E eu acho que o campeão é Voldemort. Os “Potterheads” como são conhecidos os fãs mais fervorosos da saga do bruxinho o chamam inclusive de Tio. Você não pode ser fã seja dos livros, seja dos filmes, do bruxinho e não amar aquele que não deve ser nomeado.


Não, é impossível você ter um grande herói sem um fantástico vilão. E o exemplo disto está nesta novela Amor à vida. Félix simplesmente se tornou, da noite para o dia, o principal personagem da trama de Walcyr Carrasco. Tanto que em apenas um dia, a página no Facebook “Félix bicha má” superou o número de curtidas que o seu criador esperava.


Vilões se tornam interessantes por justamente ser algo que está muito além do que seria aceitável na realidade. Alguns deles, como os vilões criados por Stan Lee, por exemplo, são complexos, pois há de se ver que não são totalmente vilões. A sua essência, muitas vezes existe o conflito entre o que eles acreditam, com o que eles estão fazendo e com as suas consciências. E isso chama muito mais a atenção que os mocinhos com toda aquela essência ética e cheia de moral.

Não existiria um grande herói sem seu vilão. E o que podemos chamar de vilão?

3 comentários:

  1. Nossa eu fiquei com medo dessa bixa má quando assisti uma cena com ele na primeira vez kkkkk Só tem ódio nas falas dele!!

    http://keepantenados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bem comentado... Parabéns... beijão...
    Mauro Gianfrancesco

    ResponderExcluir
  3. Os vilões conseguem muitas vezes ser mais carismáticos que os mocinhos e se tornam os verdadeiros protagonistas!
    www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...