sábado, 1 de junho de 2013

Video Show: Mesmo não estando em sua melhor fase, o programa ainda é uma boa pedida


Por Vinicius Pantoja

Durante três semanas o Vídeo Show exibiu em seu quadro “Novelão” a novela “Avenida Brasil”, um dos maiores fenômenos dos últimos anos, porém apenas sete meses após o seu término. Isso reflete a grande preocupação com a audiência do programa, que oscila entre 7 e 11 pontos e já havia perdido algumas vezes para o programa “Balanço Geral”, exibido na Record. A verdade é que o Vídeo Show já não anima tanto quanto nos seus tempos áureos, e atualmente o programa se dedica pouco à memória da TV.


O Vídeo Show é um dos programas mais antigos da Globo ainda em exibição: esse ano o programa completou 30 anos no ar. E é indiscutível sua importância na função de manter viva a memória da televisão brasileira. Com matérias que geralmente mostram cenas de programas antigos, discute sobre as novelas atuais e mostra os bastidores dos programas da Globo, o programa se destaca pelo seu formato único na TV brasileira. Durante os seus trinta anos já passaram pela bancada do Vídeo Show artistas como Tássia Camargo, Marcelo Tas, Miguel Falabella, Márcio Garcia, Tony Ramos, entre outros. Também já foram repórteres do programa: Cissa Guimarães, Renata Ceribelli, Chris Couto, Zezeh Barbosa, Mariana Hein, Nívea Stelmann, entre outros.

Atualmente, sob a direção de J. B. Oliveira, o Boninho, o Vídeo Show tem um formato mais próximo ao de revista eletrônica. Porém, o programa já não está mais em seus tempos áureos. 


Hoje o programa se dedica mais aos programas em exibição do que ao baú da Globo. Os apresentadores Ana Furtado e André Marques têm sintonia, mas o roteiro deixa a comunicação entre os dois um pouco forçada. Os tweets exibidos algumas vezes atrapalham quem está assistindo a matéria e a impressão que se tem é de que esses tweets são escolhidos aleatoriamente para ir ao ar. O Vídeo Game, o quadro mais interessante do programa, foi extinto por pedido de Angélica, que queria se dedicar apenas ao Estrelas. E o tradicional quadro Falha Nossa, amado por todos os telespectadores do programa, hoje é exibido poucas vezes.


Mas o programa ainda tem os seus pontos positivos. O Vídeo Show ainda é a melhor escolha pra quem está em casa no horário, entre programas policiais, séries enlatadas, programas religiosos. E para quem quer uma coisa leve, descontraída e  ainda conhecer os bastidores de um programa de TV, ele é uma boa pedida. A já citada sintonia entre os apresentadores aproxima o telespectador ao programa. 


E também o quadro “Novelão”, que traz compactos de novelas e os apresenta durante duas semanas, é ótimo para relembrar grandes novelas. O problema é que o quadro está virando uma espécie de “Vale a Pena Ver de Novo”, pois a última novela exibida pelo quadro foi “Avenida Brasil”, e a partir de segunda, será exibida “Cordel Encantado”, um grande sucesso de audiência e de crítica da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, mas que acabou há menos de dois anos.


Portanto, se você é um grande amante da teledramaturgia e gosta de ver cenas de novelas e programas antigos, você pode não se animar tanto hoje em dia com o Vídeo Show. Lamentável constatar que o programa já teve dias melhores. Mas se você gosta de apenas se distrair após o almoço e ver os bastidores da TV de uma maneira bem humorada, ainda vale a pena acompanhá-lo diariamente. 

3 comentários:

  1. Sinceramente, não consigo entender como a Globo se permitiu cair nessa zona de conforto e permitir que o Vídeo Show chegasse onde chegou.
    www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na teoria de que o VÍDEO SHOW perdeu audiência desde do momento em que deixou de ser uma REVISTA ELETRÔNICA, com reportagens sobre bastidores de tv, cinema e teatro, para virar um programa que se propõe apenas a fazer brincadeiras com os atores, e fazer joguinhos como era o VIDEO GAME, que não se encaixava no perfil do programa, parecendo ser algo à parte.

    Perdeu também o registro de memórias. Por isso que esse quadro do novelão, faz sucesso, porque resgata o passado - muito embora esteja pecando por fazer compactos de novelas recentes.

    Lembram do TÚNEL DO TEMPO? Era, pelo menos pra muita gente, o chamariz para o programa.

    ResponderExcluir
  3. Por que , quando se fala em Video Show, ninguem lembra ou cita Marcio Garcia que apresentou o programa tambem?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...