sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Quando o autor deixa sua zona de conforto e inova

Por Jurandir Dalcin

Após escrever Vila Madalena o autor Walther Negrão não mais conseguia emplacar um sucesso em seu currículo, escrevendo novelas mornas como Como Uma Onda, Desejo Proibido e Araguaia, que não despertaram o interesse do grande público, mas também não chegaram a ser um fracasso. “Água com açúcar”: é assim que algumas tramas do novelista são desmerecidas por uma parte dos telespectadores. Entretanto, tudo mudou quando o autor voltou ao horário das seis com a instigante Flor do Caribe.


A primeira semana mostrou pouco da história e fez muitos noveleiros torcerem o nariz mais uma vez para uma novela do autor. Mas a partir do sexto capítulo ele conseguiu surpreender aos mais exigentes, mostrando uma trama ágil, com núcleos interessantes, uma mistura de romance, aventura e ação, sem perder a essência de suas novelas, com vilões bem escalados, um elenco forte num ambiente praiano. Aliás, belíssima fotografia.


A novela conseguiu conquistar a audiência de um público disperso pela sua antecessora Lado a Lado e tem ratificado o Walther Negrão como um autor [um dos mais antigos da teledramaturgia brasileira] capaz de ousar e inovar, qualidade que lhe faltou em suas novelas anteriores. 

Em Flor do Caribe ele soube dosar o humor, o romance e a aventura, cada um ao seu tempo. Ainda no inicio da trama, modestamente [considerando toda a sua experiência], revelou que se inspirou em João Emanuel Carneiro e que foi vendo os trabalhos dele que aprendeu a entender o que o público de hoje gosta. A atual novela das seis cativou seu público, e assim como Walther Negrão outros autores bem poderiam deixar sua zona de conforto e inovar, sair do óbvio, atendendo aos anseios de um público que continua fiel ao bem escrito folhetim, mas já não responde aos mesmos estímulos de antigamente. 

10 comentários:

  1. Belo texto. Apesar de não acompanhar todos os dias, é uma novela que me prende. E o Walter Negrão, pela sua imensa contribuição à telenovela, merece o sucesso de Flor do Caribe. Como ele mesmo diz, é mais difícil escrever uma novela das seis que a das nove! E ele está sabendo fisgar esse público.

    ResponderExcluir
  2. Grande novelista, colecionador de grandes sucessos e de um texto bem escrito e de alto nível. 'Flor do Caribe' certamente é um ótimo trabalho do autor, sem esquecer de mencionar seus colaboradores, a direção, um elenco muito bem escalado, trilha sonora ótima e coerente com a novela, fotografia, cenários, figurinos... Tudo colabora para esse sucesso.

    Mais do que justo o reconhecimento para um autor que além de escrever um texto maravilhoso, escolhe não ceder à tentação de explorar suas historias de modo apelativo, respeitando o telespectador, ainda que isso não agrade a todos. Mas pra mim isso só enriquece seu trabalho e enaltece o horário das 18h, muitas vezes tão desprestigiado.

    Alexandre Altomare

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não gostei de Vila Madalena e Como uma Onda. Desejo Proibido me apeteceu muito, pensei que em Araguaia o autor fosse se reencontrar definitivamente com o seu público, mas a trama me passou batida. Gostei muito de Lado a Lado, e não criei expectativas para Flor do Caribe, mas me surpreendi com uma trama gostosa pro horário, com personagens bem delineados, críveis e diálogos de primeira linha, aliás, uma característica do autor. Não vi com extrema fidelidade, mas sempre que sintonizei o canal no horário da novela, tive prazer em acompanhar a trama. E abro um espaço pra felicitar Igor Rickly (desculpem se redige errado), que dá vida ao vilão Alberto, o rapaz deu conta do recado e já o vislumbro no horário nobre da casa!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e em tempo: Walther Negrão escreveu uma das melhores novelas da minha infância: FERA RADICAL!
    <3

    ResponderExcluir
  5. Walther Negrão é um dos poucos autores veteranos que se salvaram da mesmice e da arrogância, sempre tenta se renovar, me surpreendeu muito com Flor do Caribe, que eu não botava fé nenhuma e hoje está ótima de assistir.

    Leonardo Melo de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Não acompanho, mas do que vi, tenho achado Flor do Caribe a melhor de todas no ar. E olha que sou fã de Maria Adelaide Amaral.

    Eduardo Bravo

    ResponderExcluir
  7. Não entendo, Araguaia não foi fracasso nem aqui, nem na china. Nem Como uma onda foi fracasso, a novela estreou no fim de novembro de 2004, audiência nessa época é milagre !!!!

    Luciano Lopes

    ResponderExcluir
  8. Nem Araguaia nem Desejo Proibido. Alias, Desejo Proibido foi uma novela muito bem feitinha, super elogiada por críticos e telespectadores. Eu acho que o grande erro do autor foi Vila Madalena, ali nada salvou!

    Tom Dutra

    ResponderExcluir
  9. Pra mim foram novelas que passaram em branco. Acho que o autor está voltando aos bons tempos agora com Flor do Caribe.

    Eudes Deó

    ResponderExcluir
  10. O pouco que via de desejo proibido, só conseguia gostar do casal vivido por Cassio Gabus mendes e Deborah Evelyn. Como uma onda e vila madalena ate queria ver hoje em dia

    William Petró da Silva

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...