sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MTV Brasil - A TV que respirava música

Por Vinicius Pantoja

Durante este mês, a MTV Brasil está exibindo o programa My MTV, onde em cada programa ex-VJs são convidados para relembrar momentos e programas. Essa é uma forma de tanto os ex-VJs quanto os telespectadores se despedirem do canal, já que o Grupo Abril devolverá a marca MTV no final de setembro para a Viacom, proprietária da emissora nos Estados Unidos, e será lançada em outubro totalmente reformulada, somente na TV paga, chamando-se apenas MTV. Ou seja, a MTV Brasil como conhecemos deixará de existir.

Com quase 23 anos no ar, a MTV Brasil foi durante muitos anos a porta-voz do jovem brasileiro. Com música ocupando espaço da maior parte da programação, o canal sempre trazia os novos clipes e mostrava os mais pedidos por telefone no Disk MTV. Inclusive esse foi o programa mais longo do canal: foi exibido de 1990 a 2006. A emissora teve vários outros programas marcantes, como o Hermes & Renato, que tinha um humor politicamente incorreto; o Comédia MTV, que reunia todos os humoristas do canal; o Fica Comigo, no qual jovens participavam tentando encontrar um par amoroso; o Quinta Categoria, programa de humor de improviso, entre outros.


A MTV também foi um grande revelador de estrelas, que mais tarde iriam para outras emissoras, como Fernanda Lima, Astrid Fontenelle, Daniela Cicarelli, Márcio Garcia, Marcos Mion, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Zeca Camargo, Didi Wagner, Sarah Oliveira, Ellen Jabour, Marcelo Tas, Chris Couto, Tatá Werneck, entre muitos outros.

Mas o melhor do canal era os shows acústicos que ele produzia, batizado de Acústico MTV. Artistas como Cássia Eller, Capital Inicial, Legião Urbana, Gilberto Gil, Titãs, Marina Lima, Zeca Pagodinho e Rita Lee já passaram pela série. Assim também existiu o Luau MTV, no qual artistas e bandas tocavam na praia apenas com instrumentos acústicos e o MTV Ao Vivo, que eram shows propriamente ditos. O ponto alto do canal no ano era o Video Music Brasil, o VMB, premiação organizada pela MTV que destacava os melhores artistas do ano e tinha apresentações de vários outros. Um dos mais marcantes episódios da premiação ocorreu em 2004, quando na hora da apresentação de Caetano Veloso, houve microfonia, e o cantor resolveu xingar a produção do evento em público mesmo.



A MTV teve uma importância muito grande para os jovens, pois foi uma opção a mais para eles, já que na época em que foi lançada, não existiam muitos programas voltados para o público jovem na TV aberta, e ter um canal totalmente dedicado a esse público foi ótimo. Apesar do canal continuar existindo, lamenta-se a sua retirada da TV aberta, pois mesmo com o avanço da TV por assinatura, ainda assim haverá uma parcela que não poderá assisti-lo. Vida longa à nova MTV e que ela continue satisfazendo seu público-alvo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...