quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Paixões Proibidas – aposta ousada na emissora errada

Há muitas pessoas ignorantes, preconceituosas contra toda e qualquer teledramaturgia fora da Rede Globo. Fato lamentável. No entanto, com felizes exceções. 
Pedi ao querido Pedro Arthur que relembrasse a novela Paixões Proibidas. Ele prontamente aceitou o convite. Desde já o agradeço pela solicitude. Confira!


A teledramaturgia não é o ponto forte da Band. Uma prova disso é ver que, atualmente, a emissora não disponibiliza nenhum horário para produções de novelas, minisséries ou seriados próprios. No entanto, houve uma época em que a emissora produziu várias novelas de qualidade, principalmente na década de 80, como “A Deusa Vencida”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “Os Imigrantes” e “Ninho da Serpente”. Em 1983, todavia, a emissora abandonou esse filão após estrear duas novelas no mesmo dia – Braço de Ferro e Maçã do Amor – e ambas apresentarem baixa audiência.


A Band iria retornar na década seguinte com “A Idade da Loba”, uma co-produção com a TV Plus, com Betty Faria no elenco. O projeto também não deu certo e outras dos anos 90 como “O Campeão” e uma novela versão de “Meu Pé de Laranja Lima” também ficaram aquém do esperado. Nessa época a emissora era considerada o canal do esporte, então as novelas destoavam do restante da grade de programação.


Na década de 2000, o canal de Saad resolveu voltar a apostar em teledramaturgia e com uma parceria com a RGB produziu com relativo sucesso a novelinha teen “Floribella”, em 2005. No ano seguinte, a emissora surpreendeu ao exibir chamadas da reprise de “Mandacaru”, uma novela da extinta rede Manchete. A emissora pretendia, nitidamente, alcançar o mesmo êxito que o SBT obteve com a reprise de “Xica da Silva” - também da Manchete – e conseguiu. Mandacaru era uma novela forte e com cenas ousadas de sexo, por isso a Band resolveu resgatar um projeto engavetado e investir em uma trama adulta para substituí-la.


O projeto era uma adaptação do livro Amor de Perdição, escrito pelo autor português Camilo Castelo Branco. O diretor Herval Rossano havia sido contratado em 2005 e ele deu início a este trabalho, mas não foi adiante por causa de um desentendimento com a roteirista da adaptação, Ana Maria Moretzsohn. Foi em 2007 que a Band retomou o projeto, dessa vez com o diretor Ignácio Coqueiro e com o autor Aimar Labaki.  Além de Amor de Perdição, Aimar resolveu incluir mais duas obras de Castelo Branco para sustentar a história: Mistérios de Lisboa e O Livro Negro de Padre Diniz. Então nasceu “Paixões Proibidas”.


Antes da estreia oficial, numa terça-feira, a Band apresentou uma pré-estreia, com os bastidores da novela, uma bela amostra de que seria uma produção pomposa. E realmente foi. A estreia foi marcada com um capítulo ágil, direção segura, cenografia realista e atores que mesclavam novos talentos com veteranos consagrados.


Merece um parágrafo à parte para o texto, afiadíssimo e muito bem amarrado, resultado de um bom trabalho de Aimar Labaki e dos seus colaboradores Mário Viana e Fabio Torres. Como pequena demonstração, logo no primeiro capítulo, por exemplo, o mocinho da história, Simão, foi apresentado em uma caliente cena de sexo com uma espanhola,  e após ser flagrado por Mateus, seu melhor amigo, ele falou: Isso são horas?! Não pode mais um homem gozar... de um pouco de privacidade? E quando o Mateus contou-lhe que veio para contar que o poeta Bocage havia falecido, Simão soltou: Tão pouca gente de valor nesta terra, e morre logo um poeta!

Isso era só o começo! Não poderia deixar de destacar, também, as cenas incríveis que envolviam a duquesa de Ponthieu (São José Correia) e Alberto/Leopoldo (Felipe Camargo). Eu considero a cena em que um desmascara o outro na frente de toda a corte portuguesa uma das melhores da teledramaturgia brasileira. “Este homem, senhoressss, é um pãrata!". E que baita atriz portuguesa, hein? Ao lado dela, Felipe Camargo teve a chance de fazer o seu melhor papel nas novelas. A propósito, a mistura de sotaques de portugueses e brasileiros dava um charme delicioso à trama.


Apesar dos elogios apresentados aqui, Paixões Proibidas fracassou. A escolha para o dia da estreia, por exemplo, só comprovou que a Bandeirantes, apesar de ser uma das mais emissoras mais antigas da TV brasileira, entendia pouco de estratégia de programação. A novela foi ao ar às 22h e, neste mesmo horário, a Record apresentava os últimos capítulos de Cidadão Brasileiro. O resultado do primeiro capítulo, então, foi decepcionante: 3 pontos de média, ante os 7 pontos esperados. Uma pena porque o texto era muito bom e alguns atores deram um show à parte (casos de Virgílio Castelo, Suzy Rego, Flávio Galvão, Antonio Grassi, Julianne Trevisol, Erom Cordeiro). E o que dizer do personagem de Marcos Breda, Baltazar? Até hoje ainda não vi um personagem sarcástico em telenovela tão bem escrito e interpretado de forma espetacular.


Com isso, após a decepção com o resultado da estreia, a BAND, misteriosamente, largou mão da novela. Não existiam chamadas na grade, os atores não participavam dos programas da casa como forma de divulgação e o pior de tudo: a trama não era exibida às quartas-feiras por conta do futebol! Devido à baixa audiência, mais uma estratégia mirabolante foi lançada pela emissora: a novela foi remanejada para o horário das 17h30. Isso mesmo! Uma trama forte e com potencial, teve que ter seu texto adaptado para o novo horário, sem cenas de sexo e violência.


Contudo, mesmo com tantos erros de estratégia de programação, “Paixões Proibidas” conseguiu ser uma excelente novela, provando que pode ser feito um trabalho de qualidade fora da Rede Globo. É sempre bom lembrar que audiência e qualidade nem sempre caminham juntos.  Apesar da novela não ter sido sucesso aqui no Brasil, obteve uma boa aceitação em Portugal e já foi vendida para diversos países. No You Tube, para quem se interessar, a novela está na íntegra com áudio em espanhol e também está disponível no canal NOW da NET. Vale a pena conferir! 

* Pedro Arthur é formado em Ciência da Computação pela UESC.
Fã de carteirinha do SBT, o moço é um dos responsáveis pela manutenção do site SBTpédia.

3 comentários:

  1. Já está mais do que provado... não é a qualidade artística e o alto padrão que fazem da única Globo a maior produtora de teledramaturgia do país... todos temos as mesmas possibilidades, todos nós, profissionais do ramo, temos os mesmos potenciais... Pedro Arthur, colocou bem... estratégia de programação e garantia de retorno para a Emissora, produtora e exibidora... ou seja faturamento... Agora pra faturar... aí sim, é que é preciso "tutano" e um bom trato... Na Band e outras Emissoras ainda não se deram conta... Band desde 1967 e pouco ou quase nada saiu das dezena em ibope...

    Mauro Gianfrancesco

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que assistia todos os dias e fiquei bastante desapontado com a pouca repercussão pois a novela foi feita com esmero. Mas foi começar a 'adequar-se' aos padrões vigentes que deixei de acompanhar pois julguei inadmissível o que fizeram com a obra para exibí-la à tarde. Não gostei do resultado. Prediria mil vezes o texto rebuscado, audacioso, afrontando a falsa moral, a produção caprichadíssima como figurinos, cenários e direção de arte e as cenas realistas de violência e deliciosamente ousadas, porém exuberantes e plásticas, de sexo. Fiquei triste com a mudança e deixei de lado. Lembro-me bem também que a audiência não só não melhorou, como afundou de vez com a pasteurização. Uma pena.

    Alexandre Altomare

    ResponderExcluir
  3. Triste mesmo é ver que a novela só pode ser achada em espanhol...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...