domingo, 13 de outubro de 2013

10 anos de "Celebridade"

Por Flávio Michelazzo

Há incrivelmente e exatamente 10 voadores anos atrás, Gilberto Braga voltava ao horário nobre, depois de um injusto jejum de outros - estes sim, longos - 9 anos. "Celebridade" estreou em grande estilo, inspirada no filme "A Malvada" e no musical "Chicago" e marcando 50 pontos de audiência, embalados por chamadas inesquecíveis que prometiam - e cumpriu - uma eletrizante, divertida e emocionante saga.
A trama contava a trajetória de Maria Clara Melo Diniz (Malu Mader), uma produtora musical que ficou famosa no fim dos anos 80 como modelo e, após um escândalo, viu sua vida mudar completamente. Seu noivo, Wagner, havia composto uma música em tributo à beleza de sua amada, "Musa do Verão". Porém, Ubaldo Quintela (Gracindo Jr.), alegando ser o verdadeiro compositor, invade a igreja no dia do casamento de Maria Clara e Wagner e mata o noivo. Ubaldo é condenado a 15 anos de prisão. Maria Clara, em choque com a tragédia, abandona a carreira de modelo para se dedicar à música, mas continua fotografando para a "Summer Spell", o perfume que fora inspirado na música, e vê sua vida pessoal se tornar pública, pois passa a ser perseguida pela imprensa, o que a faz questionar se vale a pena pagar o preço da fama.
É exatamente nesse momento, no ano de 2003, que a trama se inicia, com Maria Clara pensando ter finalmente encontrado o amor nos braços de Otávio Albuquerque (Thiago Lacerda), com quem pretende se casar. Mas a nossa heroína, além de ser perseguida pela imprensa, principalmente por Renato Mendes (Fábio Assunção), o inescrupuloso editor da revista Fama, do Grupo Vasconcelos, presidido por seu tio, Lineu (Hugo Carvana), o principal patrocinador de Maria Clara e amor de juventude da mãe da produtora, Corina (Nívea Maria).
A vida de Maria Clara está prestes a mudar por completo com a chegada da misteriosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), uma jovem que faz de tudo para ganhar sua confiança e vê todos os seus planos darem certo, com a ajuda de seu comparsa e amante, Marcos Andrade Rangel (Márcio Garcia). Rapidamente, Laura se torna braço direito de Maria Clara na produtora e vai até morar com ela. Laura arma, inclusive, para que Otávio e Maria Clara terminem.


É assim que Maria Clara conhece Fernando Amorim (Marcos Palmeira), diretor de cinema que passou 18 anos na Europa e retorna ao Brasil para receber um importante prêmio, o Troféu Celebridade. Várias idas e vindas fazem com que eles se esbarrem e acabem por conhecer o verdadeiro amor um nos braços do outro. O que Maria Clara não sabe é que Fernando é nada menos que o genro odiado de Lineu, casado com sua única filha, a fútil e mimada Beatriz (Deborah Evelyn) com quem tem dois filhos, Fábio (Bruno Ferrari) e Inácio (Bruno Gagliasso, estreando como bastardinho oficial das novelas do Gilberto Braga). 
Fábio, filho preferido de Beatriz, sai a passeio de canoa com seu irmão e acaba morto. Beatriz culpa Inácio, que surta, e Maria Clara descobre no velório a verdadeira identidade de Fernando Amorim.


Laura, que está sempre ligada em tudo, se aproxima de Beatriz, ganha sua confiança e consegue armar um flagrante para que a perua saiba com quem o marido está saindo. É nessa altura da história que descobrimos os reais objetivos da psicopata. Laura é filha de Marília (Alessandra Negrini), uma garota de programa que teve um envolvimento com Ubaldo, e consegue as provas de que foi sua mãe, e não Maria Clara, a inspiração para a canção! Laura se une a Ubaldo e juntos, deixam Maria Clara na miséria. Nesse ínterim, Lineu é assassinado e todos passam a ser suspeitos, principalmente Ubaldo, Fernando e Inácio.


Maria Clara vê Fernando entrando às pressas no estacionamento do Grupo Vasconcelos no dia da morte de Lineu e, pensando ser ele o assassino, rompe com ele, grávida dele. Ela então se envolve com Hugo (Henri Castelli) enquanto que Fernando passa a ter um caso com Tânia (Lavínia Vlasak). Laura passa a ascender profissionalmente, com o apoio de Beatriz, que se torna a diretora do Grupo Vasconcelos e corta o patrocínio de Maria Clara, que começa a decair.


Mas a vingança de Laura não parou por aí e ela passa a perseguir incessantemente Maria Clara, que até vai presa por tráfico de drogas. Tudo armado por Laura, claro. Cansada de tanta perseguição, Maria Clara tranca Laura num banheiro e lhe aplica uma chuva de bofetadas no meio de um evento em que Laura finalmente consegue ganhar o Troféu Celebridade roubando uma ideia de Maria Clara. Uma cena que entrou para a história da teledramaturgia e é referência constante nas novelas atuais.


Clara consegue virar o jogo e aos poucos vai reassumindo seu lugar ao sol, com a abertura da casa de samba Sobradinho, no bairro do Andaraí (outro ponto inesquecível da trama, com tantos personagens genuinamente DIVINOS), pelos amigos Cristiano Reis (inesquecível e sensível atuação de Alexandre Borges) e Vladimir Coimbra (Marcelo Faria). Laura não deixa barato e coloca dois ratos mortos num freezer do local, o que provoca a interdição da casa. 
Para se livrar do processo de tráfico de drogas, Maria Clara descobre a existência de uma fita de circuito interno de um hotel onde Laura negociou com um traficante a compra das drogas que a incriminaram. As provas estão em posse de Renato Mendes, que, apaixonado por Laura, a força a se casar com ele e a humilha de todas as maneiras, num divertido jogo de nervos. Laura consegue virar a mesa e obriga Renato a circular com ternos cafonas e de carro velho. Maria Clara consegue roubar as provas de Renato, seduzindo-o, mas acaba perdendo a fita no meio de uma confusão.


A fita vai parar nas mãos de Fernando, pois estava com Beatriz, que deixa com o ex-marido e desiste de brigar com Maria Clara por seu amor após ver quem Laura é de verdade. Nesse meio tempo, Fernando também descobre que Inácio é filho de Renato e Beatriz só engravidou do primo pra poder forçar Fernando a se casar com ela e juntos fugirem.
Desesperada e vendo sua casa cair, Laura sequestra a filha de Maria Clara e Fernando - que nessa altura já se reconciliaram - para conseguir reaver a fita. Laura acaba morta por Renato junto com seu amante Marcos. Mas antes, confessa que matou Lineu, que realmente tinha ajudado Wagner a roubar a música de Ubaldo e no momento tinha conseguido interceptar as provas do seu crime. Maria Clara então, prova sua inocência, reassume seu lugar no show biz e finalmente passa a ter uma vida tranquila ao lado de Fernando e sua filha.


Vários foram os destaques da trama. Deborah Secco brilhou como a manicure Darlene, que fez de tudo pra ser famosa sem ter talento para nada, ao lado de sua colega de profissão Jaqueline, interpretada por Juliana Paes. Alexandre Borges e Julia Lemmerz, casados na vida real, deram um show como casal também na ficção. Ana Beatriz Nogueira e Nathália Timberg divertiram com as trambiqueiras Ana Paula, irmã de Maria Clara, e Yolanda, avó de Renato. Os mocinhos e vilões também entraram para a história. "Celebridade" tinha o título original de "Fama", que foi cedido para o fracassado programa que descobria novos talentos musicais. Na sinopse original, Maria Clara era apresentadora de telejornal. Fernando foi escrito para Fábio Assunção, e Renato para Eduardo Moscovis. Que sorte a nossa que Fábio ficou com Renato, seu mais inesquecível personagem.


Outro destaque da trama foi o imenso número de celebridades do mundo real que participaram como elas mesmas: Julio Iglesias, Simply Red, Alanis Morissette, Rita Lee, Gal Costa, Roberto Carlos, entre muitos outros. 
"Celebridade" fechou com uma média de 46 pontos de audiência, empatando com "O Clone" e "Mulheres Apaixonadas" e seu último capítulo marcou 63 pontos, sendo uma das maiores audiências da Globo na década de 2000.



A novela também é lembrada por um fato triste: Leonor Bassères, que escreveu tantos anos ao lado de Gilberto Braga, faleceu em janeiro de 2004. Para preencher sua lacuna, Gilberto convocou Ricardo Linhares, que passou a escrever a trama e mais tarde veio a dividir a autoria das novelas que vieram a seguir: "Paraíso Tropical" e "Insensato Coração". Dedico esse texto à memória de Leonor e à parceria de Gilberto Braga com Cláudia Abreu e Malu Mader, fazendo um apelo para que ela seja retomada.

10 comentários:

  1. "Celebridade" é basicamente a consagração da parceria de Gilberto Braga com Malu Mader e Claudia Abreu, grande autor e duas grandes atrizes, resultou numa das melhores novelas dos anos 2000...

    ResponderExcluir
  2. A cena da briga de Maria Clara e Laura foi literalmente copiada de "Água Viva", do mesmo autor, como aliás tantas outras cenas dessa novela foram chupadas de outras tramas do mesmo autor. Inclusive o mesmo Roberto Pirillo repetiu nessa novela uma mesma cena que ele tinha feito em "Anos Dourados". Pra mim, Gilberto Braga não faz nada de novo há mais de 20 anos. Acho que "O Dono do Mundo" foi a última novela dele que conseguiu ser original em termos de roteiro.

    ResponderExcluir
  3. Celebridade uma Novela que eu tenho bastante saudade e boas lembranças.
    Ao posso contar contigo muito obrigada pelo maravilhoso texto.

    ResponderExcluir
  4. malu mader e fabio assuncao <3

    ResponderExcluir
  5. Nessa novela ficou mais do que evidente a decadência intelectual de Gilberto Braga e de que o mesmo não tem mais nada de significativo para acrescentar à televisão. Novela de quinta, pífia, estapafúrdia, festival de clichês dos mais manjados, vergonha alheia. Nada para comemorar e sim para lamentar que algo tão ruim tenha sido produzido.

    ResponderExcluir
  6. Uma das piores do Gilberto. Só os pirralhos dessa nova geração que acham essa novela "o máximo", rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Foi com essa novela que constatei que o Gilberto Braga de Vale Tudo, Corpo a Corpo, Anos Dourados e Água Viva, definitivamente não existia mais. Celebridade é uma das piores coisas já produzidas pela TV brasileira, só mesmo os pirralhos da geração Malhação, Restart, Sertanejo Universitário e afins para acharem essa novela "o máximo" como bem disso o comentário acima.

    ResponderExcluir
  8. Parece que o Gilberto Braga fez uma caricatura de si próprio com essa novela. Na tentativa de ser um autor popular, fez caricatura de seus principais trabalhos. Gilberto não é autor de personagens caricatos, ele quis dar uma de Aguinaldo Silva ou Gloria Perez e se ferrou. Nas tramas seguintes, "Paraíso Tropical" e "Insensato Coração", apesar da falta de brilho, o texto estava um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  9. O maior pecado de CELEBRIDADE foi a mudança de perfil da protagonista Maria Clara. Na primeira sinopse, ela era uma apresentadora de TV e na definitiva, ela virou uma produtora musical. Isso fez com que várias cenas da novela não fizessem o menor sentido para o público. Onde uma produtora musical é alvo dos paparazzi? Só em novela mesmo! E pra completar, nada pior do que a péssima química com Marcos Palmeira! Por isso que os vilões fizeram a festa.

    ResponderExcluir
  10. O maior pecado de Celebridade foi sem dúvida nenhuma a precariedade de seu texto, que não passava de um amontoado de bobagens, um mais do mesmo da pior espécie, o velho e enfadonho enredo que Gilberto Braga escreve pessimamente há mais de vinte anos: vilões chatos X mocinhos bobos, as novelas dele se resume a isso, só continua a escrever novelas porque se tornou uma grife, pois se fosse levado em conta a qualidade de seus textos, ele já estaria afastado há muito tempo. certa fez a Marluce Dias, que o colocou na geladeira, de onde ele nunca deveria ter saído.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...