sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GOLPE BAIXO - Novela de David Vallério e Lucas Nobre (11º Capítulo)

Quem São os Autores:

Davi Vallério - Idade desconhecida. Paulistano, graças a Deus. Já foi estilista, produtor de moda, figurinista, ilustrador... Sua vida teve uma reviravolta quando foi selecionado pelo novelista Aguinaldo Silva para a segunda edição da Master Class, no Rio de Janeiro, onde conheceu o gaúcho Lucas Nobre. Homenageado pela Master Class 1 com o personagem Crô Vallério, mas a alma é de Nazareth. Ama discotheque, anos 70, novela, filme americano B, pornochanchada, fofoca e BBB. Detesta axé, funk, pagode, futebol e sertanejo. Não confia em evangélicos e nem em quem é muito bonzinho. Quer me agradar? Tô querendo a Barbie Farrah Fawcett edição de Colecionador.

Lucas Nobre - 28 anos. Modesto, o que contraria muito a sua raça: gaúcho. Jornalista,  Assessor de Comunicação Empresarial e Coordenador de Marketing de programa de qualidade e produtividade corporativa, fundador de escritório de uma ONG internacional de liderança jovem. Recentemente jogou tudo para o alto e está iniciando no empreendedorismo, abrindo sua própria empresa digital em Porto Alegre (RS). Quando estava prestes a desistir de escrever histórias, foi selecionado pelo novelista Aguinaldo Silva para a segunda edição da Master Class, no Rio de Janeiro, onde conheceu o paulistano David Vallério. Irá lançar em 2012, com o escritor Fábio Fabrício Fabretti, a biografia de Neusinha Brizola. Solteiro (e não pretende sair desse status tão cedo), pratica taekwondo, viciado em chimarrão com redes sociais. Detesta guaraná, dirigir, carne de ovelha e ouvir musiquinhas enquanto espera atendimento no telemarketing!


CAPITULO 11


CENA 01- Cela da Velha -Manicômio Judiciário -Int -Dia

Continuação imediata da cena final do capítulo anterior. Bruna e a Louca estão abraçadas, chorando. Louca, na verdade, se chama Laura: mãe de Bruna. Emoção de encontro entre mãe e filha que não se vêem há mais de 25 anos.

BRUNA - Mamãe, eu pensava que tu tinha morrido naquele acidente! É tu mesma?
LAURA - Sou eu sim, minha filha, sou eu mesma!

Laura e Bruna beijam o rosto de uma da outra com muito carinho. Bruna passa a mão no rosto de Laura.

BRUNA - Esse seu rosto. É o mesmo das fotos!
LAURA - Bruna, minha Bruninha, achei que nunca mais fosse te ver! Me abrace forte. Deixa eu sentir seu cheirinho. (cheira pescoço de Bruna) Sim, esse cheiro igual quando você era uma menina! Obrigada meu Deus, obrigada!

Maitê está em um canto, indignada.

MAITÊ - Essa velha assassina que quase me esguelou é Dona Laura, a tua mãe? Vocês tão loucas?
BRUNA - Normal né...(seca lágrimas e acaricia Laura) isto aqui é um hospício.
LAURA - Não, não, não tô louca não, minha filha... (acaricia Bruna) Você se parece muito comigo quando eu era jovem. Comecei a lembrar de coisas. Fotos e quadros espalhados por uma casa linda, enorme... que lugar era aquele?
BRUNA - (lacrimeja) Esse é o palacete de São Barreto. Lááá no sul.
LAURA - Isso, o palacete! (perdida) E eu tinha mais um filho?
BRUNA - Gêmeos, mãe, tu teve eu e mais meu irmão Francisco.
LAURA - Francisco... lembrei agora. (orgulhosa) Fiz questão de botar um nome de santo no meu filho.
MAITÊ - Imagina se tivesse botado nome de demônio!
LAURA - E essa barriga? (pega a barriga de Bruna) Quer dizer que ganhei de volta a minha filha e vou me tornar avó? Deus está sendo muito bondoso comigo depois de tudo o que eu passei! (para Bruna) Mas me conta, tenho mais netos?
MAITÊ - Olha dona Laura Sufocadora, só se o Ex-Momozão engravidou aquela velha da Zezé. Tudo é possível.
BRUNA - Esse é o seu primeiro neto, mamãe.

Laura se emociona, olha no olho de Bruna e volta a olhar para barriga da filha. Laura se ajoelha e beija a barriga de Bruna. Laura encosta cabeça na barriga de Bruna e abraça sua cintura.

Corta para :


CENA 02 - Manicômio Judiciário - Fachada - Ext -Dia/Noite

Plano da fachada do manicômio anoitecendo.

Corta para:

CENA 03 - Cela da Velha -Manicômio Judiciário -Int- Noite

Laura está no meio de Maitê e Bruna, de mãos dadas com as duas.

LAURA - Eu era uma das mulheres mais lindas de toda a sociedade gaúcha.
MAITÊ - Mas tu não disse que se parecia com a Bruna quando era mais jovem?
LAURA - (ri) Maitê, como você é espirituosa. Confesso que eu era mais ajeitadinha (aperta carinhosamente o nariz de Bruna). Tu não tem cuidado muito da sua aparência, minha filha.
BRUNA - Esqueceu que tô presa ?
MAITÊ - Mentira, Dona Laura, Bruna sempre foi esse desleixo.

Bruna mostra a língua para Maitê.

LAURA -Até agora não acredito que meu fiho Francisco tenha feito tudo isso com vocês duas. Deve ter puxado o gênio do seu verdadeiro pai.
BRUNA - Me conte como tudo aconteceu.
LAURA - Eu engravidei de outro poucos anos depois de me casar com Tarcísio. Um moleque de 18 anos que virou minha cabeça Eu queria que você nascesse e depois fugir com aquele menino mas vieram duas crianças, duas! Daí o safado desistiu da ideia e nunca mais apareceu. Covarde!
MAITÊ - Papa-anjo...
LAURA -Tarcísio nunca desconfiou de nada.Nunca tinha tempo pra mim. Mas um dia apareceu na nossa caixa de correios uma carta anônima.Contando tudo.
MAITÊ - Imagina o babado.
LAURA -Babado? Não me lembro se eu estava usando vestido de babados.

Bruna olha com reprovação para Maitê.

BRUNA - (para Laura) Continue mamãe. Ele te expulsou de casa, foi isso?
LAURA - Não. Ele não fez nada comigo.Não queria que a cidade soubesse da vergonha de ser traído. Simplesmente mandou eu viajar com vocês dois, de carro.
BRUNA - Pra... ?
LAURA - Em tempo eu descobri todo o plano. Escutei uma conversa atrás da porta com Tarcisio e um empregado da casa. Ele queria provocar um acidente de carro onde nós três morreríamos.
MAITÊ - I see dead people? (pânico) Vocês duas são fantasmas?
LAURA - Tarcisio descobriu que eu tava escutando e mandou imediatamente o empregado nos colocar no carro. Como vocês sabem o plano não deu certo.O carro tombou e felizmente vocês dois foram encontrados vivos. Imagine a cara de Tarcisio recebendo de novo as duas crianças e tendo que fingir que tava feliz.
BRUNA - E tu?
LAURA - Eu voei pra longe e fiquei desacordada. Dias depois o maldito me encontrou e disse que não ia mais me matar.Que eu estava morta já para São Barreto inteira e tinha outros planos pra mim.
MAITÊ - Oigaletê porquera, que tri esse causo! Só tinha visto isso em novela de televisão!
LAURA -A vingança de Tarcisio foi me colocar aqui, nesse lugar. Bem longe de São Barreto. Disse que era pra eu viver até meus ultimos dias lembrando da traição. Aqui eu enlouqueci e me esqueci de tudo. Só para não dar esse gostinho a ele.
BRUNA -Até me encontrar.
LAURA - (abraçando Bruna) Sim, até te encontrar...
BRUNA - Agora eu entendo por que ele nos criou com tanta frieza.Mas por que será que ele não tentou nos matar outras vezes?
LAURA - Ele disse pra mim que queria se lembrar todos os dias de que foi traido. Mas que nunca iria amá-los. E quando ele morresse nada iria pra vocês.Só pra outra criança...a bastarda.
BRUNA - Gisele? Mas ela nem era nascida na época. Veio ao mundo anos depois.
LAURA - Quem é Gisele?
MAITÊ - Era a verdadeira herdeira de seu Tarcisio. Uma ninfetinha que ele criou como agregada. Mas o Ex-Momozão jogou ela Copacabana Palace abaixo. Pelo menos morreu bem.
LAURA - Que idade ela teria hoje?
MAITÊ - Dezoito.
LAURA -Não, não, tem alguma coisa errada. Essa Gisele que vocês estão falando não pode ser a herdeira, impossível. Tinha outra criança. Alguns anos mais velha que você, Bruna. Tinha nome e tudo.Só não consigo me lembrar.
BRUNA- E morreu ?
LAURA - Agora não sei. Mas na época eu mesma dei o sumiço. Era de uma empregadinha da fazenda. No tempo eu ainda amava Tarcisio, queria manter meu casamento. Ele nem ligou muito pro caso. A coisa mudou quando descobriu que vocês não eram filhos dele. Acho que ele  tentou a todo custo achar a criança.
BRUNA - Tente se lembrar do nome dessa criança, mamãe.
MAITÊ - Jucélia, Gaudêncio, Mirosmar, Telúrico, Mismonilda, Brondina...?

Laura faz esforço para lembrar.

LAURA - Lembrei!

Vemos reação de grande surpresa de Bruna e Maitê ao ouvir o nome da criança.

Corta para:


CENA 04 - Manicômio Judiciário - Fachada - Int -Dia

Laura, Bruna e Maitê saem com do Manicômio Judiciário. Legenda: Dias depois.

LAURA - 25 anos depois eu piso na rua. Não sei nem o que fazer com a liberdade.
BRUNA - Estamos livres e juntas (beija testa de Laura). Graças a Deus!
MAITÊ - Graças a Creuza Elesbão que pagou a advogada, isso sim!
LAURA - Não deve ter sido barato trazer a Drª Maira lá do sul para nos defender. Para onde vamos agora?

As três param e se olham. Dúvida.

MAITÊ - Que tal vender Biscoito Globo na praia ? Tu nunca viu na TV aquele pessoal aos berros: bixcoito grooooobo, bixcoito grooooobo? Será que é lei aqui no Rio venderem esses biscoitos sem graça com aquela nojeira dos queijos-coalhos? Blergh...
BRUNA - Tô achando que era mais negócio ter ficado lá no hospício. Nós duas prestes a ter filho. O que vai ser da vida da gente?

Um carro conversível chega buzinando e estaciona na frente das três. É Creuza Elesbão com Vivi e Margot.

CREUZA -Achou que a Creuza e as colegas aqui iam deixar as meninas na mão ? Sobe aí cambada, bora pra praia pegar uns bronze.
VIVI - Vem logo gatas que hoje eu quero torrar no sol.
MARGOT - Caipirinha!!!!

Bruna e Maitê abrem um sorrisão e entram no carro, seguidas de Dona Laura. Creuza alcança envelopes azuis para Bruna e Maitê.

MAITÊ - O que é isso?
CREUZA - Convites que uns colega meu daqui descolou para uma balada de rico, de um tal de... Moacir Mourão. Tão ligada?

Corta para:

CENA 05 - Copacabana Palace - Fachada - Int - Dia

Plano geral de localização.

Corta para:

CENA 06 - Copacabana Palace - Suíte de Francisco - IntT - Dia

Zezé desliga o telefone. Francisco está ao lado tomando um suco de tomate.

ZEZÉ - Tenho péssimas noticias.
FRANCISCO - Manda bala.
ZEZÉ - A velha não deu conta do serviço.
FRANCISCO - Mas essa carcereira não garantiu que ela esganava qualquer grávida que surgia na frente dela?
ZEZÉ- Ela não só não matou aquelas duas estabanadas como ficou amiguinha íntima das duas, principalmente da Bruna. Não consigo entender!
FRANCISCO - Eu falei que a gente demorou pra mandar essas duas pra debaixo da terra , mas tu sempre querendo fazer tudo (ridiculariza Zezé) na hora certa para não levantar suspeitas.
ZEZÉ - Duvida que elas vão querer se meter a besta com a gente bem no dia da festa ? (se volta para Francisco ) Zuzuco, ache essas duas prenhas e acabe com elas. Sem  pena nenhuma.

Corta para:


CENA 07 – Mansão de Francisco – Fachada - Ext – Noite

Planos gerais de localização. Vemos o enorme e deslumbrante jardim da frente da mansão. Fachada está iluminada. Ouvimos música da orquestra que está animando a festa. Carros caríssimos chegam com convidados da alta sociedade carioca. Francisco cumprimenta convidados que chegam. Francisco olha o relógio, preocupado. Francisco se aproxima do Chefe da Segurança (34).

FRANCISCO - Presta atenção: não temos nenhuma convidada grávida. Mas se por acaso duas barrigudas aparecerem por aqui, tranque elas no canil, sem alardes.
CHEFE DE SEGURANÇA - Claro senhor. Mas sem alardes no... canil?
FRANCISCO - (longo silêncio) É, tu tem razão tchê, a cuscaiada iam fazer o maior estardalhaço com aquelas duas. (pensa) Então tranque elas na edícola lá dos fundos, bem longe da festa onde ninguém possa escutá-las. Não quero que essa situação se transforme numa tosa de porco.
CHEFE DE SEGURANÇA - Se me permite mais uma pergunta, Sr. Mourão, porque tosa de porco?
FRANCISCO - Muito grito pra pouca lã!

Mais convidados chegam para a festa e cumprimentam Francisco. Zezé, deslumbrante, aparece e pega Francisco pelo braço para entrar na mansão. Chefe de Segurança enxerga Vivi e Margot - prostitutas de Creuza - usando barrigas de grávidas falsas. Chefe de segurança faz uma senha para os demais seguranças e as duas são retiradas à força da entrada da festa. Creuza, de smoking, vê tudo ao fundo e fala no celular.

CREUZA - A barra tá limpa.

Corta para:


CENA 08 – Mansão do Rei do Algodão - Pátio– Ext – Noite

Chefe de Segurança olha ao redor do pátio. Zezé chega.

ZEZÉ - E então?
CHEFE DE SEGURANÇA - Tudo sob controle! As grávidas apareceram e já estão na edícola.
ZEZÉ - Ótimo trabalho. Agora vai lá vigiá-las. (t) Ah, tenho um serviço especial pra ti fazer com elas mais tarde. Conto com você e sua discrição.
CHEFE DE SEGURANÇA - Sim senhora.

Chefe de Segurança sai. Zezé fica sozinha no pátio. Creuza se aproxima.

CREUZA - Como é que a gente dizia mesmo, Zezé: festa do balacobaco essa, morô?

Pânico na cara de Zezé.

CREUZA - Saudades da sua Creuza Elesbão?

Corta para:

CENA 09 - Mansão de Francisco - Sala Principal - Int - Noite

Convidados tomam champagne e comem. Algumas madames guardam discretamente pequenas porções de comida em suas minúsculas bolsas. Apresentadores de programas de festas na televisão fazem suas matérias, entrevistam convidados como Narcisa Tamborindeguy, Bruno Chateubriand, Liège Monteiro, Gisela e Ricardo Amaral, Danuza Leão, Lília Cabral, Luiza Brunet, Hidelgard Angel, Grazi Massafera, Cauã Reymond, Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Eike Baptista, Angélica e Luciano Huck. Importante mostrar a presença do Delegado Amaral (45). A atriz Cristiane Torloni sobe ao palco para ser Mestre de Cerimônias.

CRISTIANE TORLONI - Senhoras e Senhores, boa noite. É com grande satisfação que o o Sr. Moacir Mourão recebe todos nesta noite para marcar uma nova fase na sociedade carioca com a chegada do Rei do Algodão na Cidade Maravilhosa. Por favor, senhores, um aplauso de boas vindas com a hospitalidade que só os cariocas têm para o Senhor Moacir Mourão!

Convidados aplaudem. Francisco, envaidecido, agradece.

CRISTIANE TORLONI- O Sr. Moacir Mourão terá que nos perdoar, mas preparamos uma surpresa para ele, pois hoje é dia de aniversário, bebê!

Convidados ovacionam Cristiane Torloni.

CRISTIANE TORLONI - (animada) Vamos lá maestro: o Parabéns para o Sr. Moacir Mourão!

Maestro conduz o Parabéns a Você. Entra um bolo gigante no meio da sala com uma vela enorme. Francisco apaga a vela e o bolo se abre. Uma mulher sai de dentro do bolo. É Maitê.

MAITÊ - Feliz aniversário, ex- Momozão!

Francisco está estarrecido. Todo o público vibra e grita com a surpresa. Começa a vingança de Maitê e Bruna.


FIM DO CAPÍTULO 11

Por essa , o Francisco não esperava...
E a festa tá apenas começando!

GOLPE BAIXO é uma obra aberta e os autores (David Vallério e Lucas Nobre) vão analisar as
sugestões de melhorias e críticas feitas no espaço reservado aos comentários, no próprio blog.

Confira também os capítulos anteriores: 

5 comentários:

  1. Fiquei muito lisonjeada! Não sabia que ias por meu nome na novela! Dei pulos aqui! :-D To toda boba...

    Mas eu estou pensando que o (a) batardo (a) é uma pessoa, mas não pode ser, teria outra opção que explicaria algumas coisas, mas tb...

    A Creuza, virou um anjo da guarda das meninas! Sempre tirando elas do sufoco, acho que ela é mais que um anjo ou...

    Agora tenho que esperar até amanhã :-(

    Se tudo for como eu to pensando que vai ser, o Francisco vai se arrepender muito de ter feito uma festa tão grande, porque a humilhação vai ser grande. Sem esquecer da Zezé...

    E com a mãe dos gêmeos viva, nossa que reviravolta. Aliás, acho que com essa o Francisco vai se render e admitir tudo, ferrando com a vida da Zezé....

    ResponderExcluir
  2. A Laurinha tb deve estar dando pulos de alegria :-D
    Mas assim, o Nobre, a Laura é mesmo a mãe dos gêmeos né? Não é mais uma armação que vai acabar com toda a minha expectativa e ter que ficar pensando o que vai ser...

    ResponderExcluir
  3. Capítulo com a cara de penúltimo capítulo de folhetim real, mesmo.
    Sei lá me veio uma coisa meio loka: Creuza Elesbão mãe de Bruna e Francisco, rs!

    ResponderExcluir
  4. Show de capítulo, mais uma vez fugiu do óbvio e conseguiram surpreender com a Louca! rs

    Abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Laura,tinha que ser nome de louca hahahahaha,meu,tô achando que 12 capítulos não bastam,não vejo a hora de saber o que vai acontecer no finalllll.bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...