terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUE CARA BACANA!

Por José Vitor Rack
Dizem que ele é chato. Mal humorado, até.

Eu já vi algumas entrevistas dele na televisão e não consigo vê-lo assim. Claro que ninguém em seu juízo perfeito sai distribuindo patadas em rede nacional... Mas eu acredito que ele tenha alguma alegria em seu estilo de vida fora do ar.

Dizem que ele é a cara do meu primo Mauro Galvão, ex-zagueiro do Internacional, Grêmio, Botafogo, Vasco, Seleção Brasileira, etc. Talvez seja o cabelo muito liso e a expressão facial grave que causem essa semelhança. Mas o Mauro é bem mais tímido. Jamais faria graça na televisão.


O fato é que o Pedro Cardoso é o que há! Que ator...

E roteirista também. Dos bons. Ter TV Pirata e Comédia da Vida Privada no currículo é selo de qualidade indiscutível. O cara manda muito bem no teatro, mas ele mesmo declarou em entrevistas que se sente muito bem trabalhando em TV, sente-se em casa, confortável.

Durante muito tempo ele não foi popular. Era o ator que aparecia nos produtos mais sofisticados da TV Globo, sem muito apelo junto ao grande público. Até fez uma novela das oito, mas o escândalo envolvendo Vera Fischer e Felipe Camargo atrapalhou o IBOPE e a repercussão de Pátria Minha. O sucesso popular teve de esperar.

E veio o Agostinho. A Grande Família estourou de modo improvável, tornando-se um fenômeno de popularidade, audiência e longevidade. E mais que todo o resto do excelente elenco, Pedro Cardoso foi o destaque maior.

Garanto que você conhece algum Agostinho na vida real. Aquele cunhado folgado, o genro explorador, o marido machista. Cheio de defeitos mas que, no fundo, têm sentimentos bonitos e faz o que faz devido à vida tirana que todos nós, brasileiros, costumamos levar.

O filme O Que é Isso Companheiro? mostrou um Pedro Cardoso diferente, incorporando o jovem Fernando Gabeira, esquerdista que lutou contra o regime militar em plena luta armada. Primo de Fernando Henrique Cardoso, Pedro soube dar dignidade e verdade ao personagem, ainda vivo e hoje candidato à Prefeito do Rio de Janeiro.

Conheça melhor Pedro Cardoso. O do teatro besteirol, o de Redentor (de Cláudio Torres), o cara que nunca votou no próprio primo.

Vale a pena ir além do Agostinho.

José Vitor Rack
@josevitorrack

2 comentários:

  1. Postagem distinta, José Vitor, curto muito lê-lo, meu caro.

    Bom... eu gosto do Pedro Cardoso, especialmente quando interpretando algum personagem do Gilberto Braga. De fato, o moço manda muito bem nos roteiros, como você disse. Atualmente, confesso, não me animo a continuar acompanhando as gracinhas do Agostinho, acho inclusive que a Globo tá sendo chata em insistir com uma fórmula tão desgastada, apenas por causa de audiência. Atores tão bons fazem falta às novelas.

    Até o próximo texto, querido!

    ResponderExcluir
  2. Amo o Agostinho........Ator sem palavras

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...