terça-feira, 17 de maio de 2011

3º Encontro dos Aguinaltas Gaúchos


Antônio (2º da esquerda p/ direita) é Diretor de Arte, Roteirista e  Redator
O amigo Antônio Costa foi um dos felizardos participantes (foto acima) do Curso sobre Roteiro, promovido pelo Aguinaldo Silva há uns 2 anos. A experiência foi tão bem sucedida que uma 3ª edição está sendo pensada pelo autor. E, segundo aqueles que já tiveram a oportunidade de aprender com esse Mestre da Teledramaturgia, o sentimento é de gratidão. Também por isso e aproveitando para se confraternizarem, foi que no último dia 14 aconteceu em Porto Alegre/RS, o 3º Encontro dos Aguinaltas Gaúchos. Confira o relato do Antônio, a quem agradeço pela gentileza:


Da esquerda p/ direita: Marco Bittencourt, Lucas Nobre, Bolívar Soares, Antônio Costa e sua esposa, Isolde, e Soraya com o seu irmão, Alexandre "Ganso".

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

O 3º Encontro dos Aguinaltas Gaúchos é a confirmação de um fato inédito na História da Teledramaturgia Brasileira. Até onde sei, nunca ouvi falar que, um novelista, tivesse conseguido reunir um grupo de pessoas para comentar sobre o seu trabalho.
Isso é comum entre os “pop-stars” do rock. Em se tratando de novelistas, limita-se no máximo a conversas triviais entre amigas, quando entre um chopinho e outro, comentam sobre novela. Mesmo assim, o nome do escritor, poucas vezes é lembrado.
Aguinaldo conseguiu quebrar essa escrita. Tornou-se comum ouvirmos pessoas de idades e profissões variadas comentando na Internet, nos bares, e meios de transporte, sobre as novelas atuais de uma forma diferente: “Essa história é ruim.”, “o escritor dessa novela, não está muito inspirado”... E etc.
Ou seja: O nome do escritor está começando a aparecer. Se voltássemos no tempo, e perguntássemos pra alguém o nome de algum escritor de novelas, no máximo, lembrar-se-iam de Janete Clair.
Ao criar o Blogão, Aguinaldo, deu um importante passo na História da Teledramaturgia Brasileira, fazendo com que, o trabalho do escritor de novelas fosse reconhecido e houvesse mais participação nos comentários dos telespectadores.
Sei de outros autores de novelas que possuem blogs, porém, até o presente momento, nenhum deles conseguiu a mesma repercussão que o Blogão, e atual, ASDigital, conseguiu.
Mas, o mais importante disso tudo: São os laços de afinidade que o Blogão, conseguiu gerar. Pessoas que nunca se viram, de repente, começaram a trocar ideias e, dessas ideias, surgiram laços de amizade.
As pessoas participam, dão sugestões, xingam, trocam confidências, e até, dão forças pra uns e outros, quando alguém escreve algo que denuncia estar passando por um mal momento.
As novelas brasileiras podem até não estar numa boa fase. Agora, os laços de afinidade (pelo menos da turma do ASDigital), nunca estiveram tão fortalecidos.
Que essas afinidades contribuam para melhorar cada vez mais, os relacionamentos entre as pessoas e, através dos comentários, o nível das histórias de nossas novelas.



8 comentários:

  1. que inveja daqueles que lá estiveram... mas quem sabe num próximo eu também possa, rs?! Parabéns aos envolvidos no Evento.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Isaac, você, como se diz em linguagem jornalístisca, "me furou"! Até agora os aguinaltas gaúchos não conseguiram me enviar as fotos do encontro. Estou esperando!
    Beijo,

    Aguinaldo Silva.

    ResponderExcluir
  3. Presença ilustre do querido Aguinaldo Silva!!!

    Feliz por sua visita, espero que volte outras vezes!

    Ah! confesso que as imagens são meramente ilustrativas, mas o Encontro foi um luxo e as fotos acima ilustram perfeitamente a postagem.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal essa iniciativa desse evento, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog, gostei da entrevista.
    Estou seguindo.

    Confira também autordesobrenome.blogspot.com

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela visita, Valnei e Fernando... voltem outras vezes!

    ResponderExcluir
  7. Valeu menino Isaac, siga sempre assim, vc é um cara que merece que a gente chame de amigo...Um braço.

    ResponderExcluir
  8. você é realmente um querido, volte outras vezes, Mourão... um abraço, amigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...