terça-feira, 26 de julho de 2011

MORDE & ASSOPRA - Mistérios da audiência


 


O meu primeiro post no blog POSSO CONTAR CONTIGO é sobre a vitamina que tomou conta do horário das sete na Rede Globo de Televisão. O post de hoje é sobre a novela MORDE & ASSOPRA (ainda que eu ache que o título COPIA & COLA fosse mais apropriado).

Sempre admirei Walcyr Carrasco e ainda admiro seu trabalho como escritor. Só que ultimamente seus trabalhos na tv têm deixado muito a desejar. Se em Caras e Bocas ele conseguiu audiência cativa à custa de muita comédia pastelão, em Morde & Assopra ele se superou ao aplicar um CTRL C + CTRL V de seus trabalhos anteriores. Ainda que Morde & Assopra tenha uma idéia boa, o excesso de reaproveitamento de tramas não ajuda na qualidade artística da coisa.


Logo de cara no casal protagonista somos apresentados a Adriana Esteves e Marcos Pasquim com vestígios de Catarina Batista e Julião Petrucchio, interpretados por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis em O Cravo e a Rosa, de autoria de Walcyr. Acusam Adriana de estar se repetindo, mas eu acredito que acontece com ela o mesmo mal que ocorre a Elizabeth Savalla: nas mãos de Walcyr, o personagem pode ser extremamente diferente um do outro fisicamente, mas o texto é exatamente o mesmo. Por isso não acredito que o problema esteja em Adriana. Já Pasquim para mim é um caso perdido. Limitado até dizer chega, é irritante assistir suas cenas com quem quer que seja, já que sua interpretação limitada, aliada a um sotaque caipira insuportável torna cada cena sua uma tortura chinesa.


Voltando a Savalla, acho que é um caso que se tem solução, já que Elizabeth é uma atriz competente. Só acho que deveria ser mais bem aproveitada por outros autores da Globo. Imagino como seria produtivo vê-la interpretando um personagem de Manoel Carlos, por exemplo, ou uma alpinista social de Gilberto Braga, enfim, sair dessa zona de conforto na qual ela se encontra agora.

A quantidade de atores no elenco da novela é uma coisa que chama atenção. Muitos atores e poucas histórias boas, o que acaba criando uma confusão enorme em quem assiste. Falta a Walcyr talvez, a habilidade de Maria Adelaide Amaral ,por exemplo, em lidar com elencos grandiosos, vide a experiência de MAA com suas históricas minisséries.


Bom, voltando ao quesito interpretações, gosto da trama conduzida por Mateus Solano (um pouco de dignidade na novela, finalmente). Mateus é um ator correto que conduz seu núcleo muito bem. Flávia Alessandra também está correta como a dúbia Naomi, e sua Naomi robô também merece parabéns. A atriz fez um bom trabalho de composição. Fico sem saber para quem torcer: Naomi gente ou Naomi robô!

Um destaque irritante que faço, é a repetição de personagens. Aquele que se veste de mulher para escapar de alguma enrascada. Não, não mudei de novela. Não estou falando do personagem de Marcelo Médici em Sete Pecados, nem do Fabiano (Fábio Lago) de Caras & Bocas. Isso sem contar Bernardo (Kayky Brito), o menino criado como Bernadete em Chocolate com Pimenta. O personagem original da vez é o Élcio, interpretado por Otaviano Costa, que se transforma em Elaine, para fugir das ex mulheres.


Algumas performances que merecem parabéns:

Vanessa Giácomo, Bárbara Paz, Marina Ruy Barbosa, Caio Blat, Narjara Turetta, Paulo Vilhena, André Gonçalves, Suzy Rego, Carol Castro e Jandira Martini. Acho um desperdício, porém a falta de trama para um ator do calibre de Paulo José. É preciso rever isso Walcyr.

Não posso deixar de citar o desempenho de Cássia Kis Magro, como a doceira Dulce. Realmente mais um grande trabalho dessa grande atriz que é Cássia Kis. Cássia é um monstro em cena, e engole o parceiro Kleber Toledo, expressivo como um boneco de plástico.

Entre mortos e feridos, salvam se poucos. E uma pergunta que não quer calar: mesmo com uma história irregular por que a novela continua mantendo os índices altos para o horário? O que há de errado? Como diria dona Milú, de Tieta: Mistééério!

Até a próxima pessoal!


8 comentários:

  1. Não vejo mistério na audiência de Morde e Assopra!
    Toda ela se deve ao drama investido, ultimamente no núcleo de Dulce, filho e nora! Quando o foco estão neles, a audiência turbina!

    O humor não deu certo, mas o drama sim e muito!

    Esse núcleo é de arrepiar.
    Punto e basta.

    Gostei do seu texto, ágil!

    ResponderExcluir
  2. Sendo o primeiro texto de muitos que virão, também me reservo o direito de felicitá-lo Thiago... gostei!

    De fato Morde e Assopra nos remete a tantas outras novelas do Walcyr, lamenta-se pois assim ele se distancia do horário das nove, onde poderia mostrar uma novela mais consistente.

    Fábio, você é um querido e já sabe disso! abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do poste, embora não concordo com alguns pontos.
    Se a novela continua liderando o horário das sete entre a programação da tv aberta, isso que dizer que o publico aprova esse tipo de história;e quando enjoar vão dá sinal disso, como aconteceu em BANG BANG.
    pronto falei

    ResponderExcluir
  4. Na moral, desculpe-me a sinceridade, mas as atuais novelas, pra mim, são lixos derramados nos lares através da TV (salvo algumas raríssimas exceções, como Cordel Encantado, por exemplo!), e essa Morde & Assopra, pelo pouco que vi, consegue ser a pior de todas, UM CAMINHÃO DE LIXO... só tem vilão na trama, rapaz!

    ResponderExcluir
  5. Opiniões divergentes a de vocês, hein? Mas é isso que tudo interessante... valeu pela visita e voltem mais vezes, David Junior e Adson. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adilson, amigão... tô aguardando o seu texto em homenagem aquela diva, rsrs... vai sair esse ano ainda, né? Um abração, querido!

    ResponderExcluir
  7. Realmente a Cassia Kiss é o nome desta novela. Embora que Adriana Esteves está perfeita como Julia. Ela é tem o tom certo para a personagem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...