sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LIVROS E TV, MINHAS DUAS PAIXÕES

Por Júnior Bueno 


         Uma das minhas grandes paixões é a leitura. Outra, a televisão. De modo que eu gosto muito quando um grande romance é adaptado pra TV, como em Os Maias, de Eça de Queiróz ou Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles. A curiosidade em torno da obra aumenta, a vendagem dos livros sobe, novos leitores se formam e todos ganham com isso, telespectadores e leitores.

        Mas eu gosto ainda mais quando descubro um livro interessante sobre a TV. Bastidores, curiosidades, listas (eu já disse aqui que gosto de listas né?), sobre produções antológicas e seus criadores. Sou capaz de devorar livros assim. No post de hoje eu vou listar alguns dos meus preferidos e indicar um que ainda não li, mas já tá no topo da minha wish list de fim de ano. Aos livros!

             ALMANAQUE DA TELENOVELA BRASILEIRA – Nilson Xavier (Panda Books)


            Você se lembra de quem eram os coronéis do Cacau em Gabriela? Você sabe por que exatamente porque a primeira versão de Roque Santeiro foi censurada? E você já se deu ao trabalho de pesquisar todos os “quem matou” da dramaturgia nacional? O Nilson sabe, o Nilsom lembra, o Nilson já! Não à toa, o seu site, http://www.teledramaturgia.com.br é o oráculo da memória televisiva.  E neste livro ele reúne parte de sua memorabília novelística e condensa num delicioso almanaque. Pra conhecer, relembrar e se divertir por horas a fio. O meu exemplar foi autografado pelo moço, de quem eu sou, todos sabem, muito fã.

            ALMANAQUE DA TV – Bia Braune e Rixa (Ediouro)


           
            A história da TV, desde o seu lançamento no Brasil, passando pelo pioneirismo da “tv à lenha” ao vivo, os anos de censura até os dias de hoje. O livro passeia pelas novelas, programas de auditório, reality shows, relembra os grandes apresentadores, as musas e musos da telinha... Se você acha que já viu o nome dos autores em algum lugar, provavelmente foi nos créditos de abertura do Video Show, onde a história dos autores se confunde com a própria história do programa. Diversão garantida, o livro vai render momentos pra lá de divertidos.


            COLEÇÃO APLAUSO – Vários autores (Editora Imprensa Oficial)


             Simplesmente louvável o trabalho de resgate dos grandes nomes da dramaturgia nacional (tem TV, mas tem cinema e teatro também). São livros simples, mas feitos através de um grande trabalho de pesquisa. Da imensa obra disponível em catálogo, eu destaco as biografias Dina Sfat – Retratos de uma guerreira (Antônio Gilberto), Betty Faria – Rebelde por natureza (Tania Carvalho), Braulio Pedroso – Audácia inovadora (Renato Sérgio) e Maria Adelaide Amaral - A emoção libertária (Tuna Dwek).  São livros ótimos com um número razoável de páginas. E pra quem acha que comprar livros é um problemão, a boa notícia é que o site da coleção (http://aplauso.imprensaoficial.com.br) disponibiliza os livros em PDF gratuitamente. Tá esperando o quê? Corre lá!






E agora o livro que eu quero ganhar de presente de Natal:

O LIVRO DO BONI – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Editora Casa da Palavra)


O homem, o mito. A TV brasileira como a conhecemos hoje só existe graças ao gênio criativo de Boni, responsável pela modernização da TV tanto criativamente quanto como um negócio.  Pelas entrevistas de divulgação e pelas críticas que saíram a respeito do livro, não há revelações bombásticas, apenas um grande apanhados de casos históricos sobra a TV e sobre Boni. Mas tudo indica que virá mais um grande almanaque. Eu já falei aqui que adoro um almanaque?


9 comentários:

  1. Muito boa a sua lista, meu caro, destaco a minha preferência pela Coleção Aplauso, mas também estou desejoso, nem tanto curioso, pelo livro do Boni.

    Júnior, querido, sempre posso contar contigo... valeu, moço!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal a lista, Júnior.

    Também já espalhei por todos os conhecidos que quero "O livro do Boni" de natal. rs

    ResponderExcluir
  3. Só li o do Nilson do listados acima e quase tdas da COLEÇÃO APLAUSO. tú já leu os do Daniel Filho Junior!

    adorei o post! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ju, fiquei curioso agora para saber os motivos da censura de Roque Santeiro, não li isso no livro do Nilson! :(( contaaa!

    Ah, eu tb quero ler esse do Boni!
    Vc poderia ter citado nessa lista o livro de autores!

    Abs, ótima lista-texto!

    ResponderExcluir
  5. a novela foi censurada porque vazou um comentário do Dias Gomes por telefone que ele estava adaptando a peça dela censurada, o Berço do herói e o governo não gostou nada e o Cid Moreira teve que explicar ,não lembro como que a novela não iria ao ar...eu adoraria ter visto isso na época...curiosamente, lembro perfeitamente de Pecado Capital.

    Sobre o tema , o que seria das novelas sem a literatura, né? Machado, Alencar, Dickens, jane Austen, o pai de todos, Shakeaspere e muitos outros que estão escondidos por trás de vários enredos que nos encantam há um tempão. Inclusive, a novela me fez um leitor... senti falta da biblia da telenovela que é o livro do Ismael Fernandes, Memórias da telenovela brasileira, pra mim , ainda o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o texto... Com relação ao presente de natal, vou pensar, tá? Rsss
    Com relação a listagem de livros, é de extrema importância o ressaltar da leitura no dia de hoje.
    Valeu a pena ter perdido duas horas da sua companhia :(
    bjbj

    ResponderExcluir
  7. assim, vc me faz sentir culpado, Guto, rsrsrs... me perdoa, tá? valeu pela compreensão!!!

    ResponderExcluir
  8. O Boni disse na entrevista do Programa do Jô que esse motivo que o Edu contou acabou sendo o motivo oficial da censura de Roque Santeiro, mas, na verdade foi uma vingança de Armando Falcão, que foi Ministro da Justiça da ditadura militar, após uma briga com Roberto Marinho. O Boni fala sobre isso a partir de 40 minutos da entrevista que ele deu para o Jô que está no site do programa.

    Eu estudei um pouco sobre a ditadura militar e, pelo que me lembro, o motivo de a globo não ter sofrido tanto assim com a censura foi justamente a proximidade de Roberto Marinho com Armando Falcão por isso essa parte da entrevista me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Júnior, tive a oportunidade de ler alguns livros da Coleção Aplausp. e é um grande prazer conhecer um pouco a respeito dos palcos e telas do nosso país.

    Quanto ao Livro do Boni, espero que logo esteja em suas mãos!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...