sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MELHORES & PIORES 2011: Você votou, veja agora os escolhidos!

   Graças a vocês, leitores queridos do Posso Contar Contigo, chegamos ao resultado do 1º Melhores & Piores 2011. Lembrando que o resultado obedece unicamente a opinião dos leitores votantes entre quatro candidatos pré-selecionados em cada categoria. Acredito que o resultado final, se não é unânime, chega próximo de bem justo considerando o painel tele dramatúrgico de 2011. Mais que elogiar e criticar, a intenção é brincar e homenagear os melhores (e piores) momentos da novela no ano em que completou 60 anos de existência. A propósito a lista de indicados esta aqui. A votação foi encerrada às 00:00 de 06/01/11. Isto posto, vista seu traje de gala que hoje é dia de premiação!

E pra começar, uma surpresa:

PERSONALIDADE DO ANO - Regina Duarte



   Essa categoria não entra em votação, todo ano o blog elegerá uma personalidade para ser homenageada, e a primeira é a "monstra" Regina Duarte. Em 2011, ela esteve em todas: nas reprises do canal VIVA como a batalhadora Raquel de Vale tudo, a superlativa Viúva Porcina de Roque santeiro, a devotada Helena de Por amor; retornou às novelas em grande estilo como a "drama queen" Clô Hayalla do O astro, com uma entrega há muito tempo não vista por parte de Regina. Clô dividiu opiniões por seu "exagero", mas o certo é que amando ou odiando a personagem, ninguém ficou indiferente ao talento de "Tia Recheena". 


MELHOR NOVELA: O astro (37,08% dos votos)
   Com uma proposta a princípio arriscada, a Globo decidiu refazer o clássico de Janete Clair, original de 1977, numa nova linguagem, novo horário, menos capítulos e texto arrojado pra TV puritana de hoje em dia. Pegou na veia o público que estava carente de um novelão, claro! Com um elenco afinado e um texto sempre excelente e direção ágil e precisa, O astro é a primeira novela premiada pelo Posso Contar Contigo, parabéns a toda a equipe!

MENÇÃO HONROSA: Cordel Encantado (28,09%) - O mix de conto de fadas com literatura de cordel, a princípio poderia soar estranha, mas graças ao talento das autoras Telma Guedes e Duca Rachid, fez bonito no horário das seis e encantou desde o primeiro capítulo.


PIOR NOVELA: Amor e Revolução (38,46% dos votos)


   Anunciada como uma super-produção, a trama que se propunha contar os bastidores da ditadura militar derrapou feio no Ibope e ao longo de sua exibição passou por algumas mutações: os depoimentos de guerrilheiros no final dos capítulos sumiram, as violentas cenas de tortura foram amenizadas e até um beijo lésbico foi tirado da manga de Tiago Santiago. Sem sucesso. O tom didático do texto e a produção precária afugentaram os telespectadores e a novela sairá do ar esse mês com um ibope menor que as reprises vespertinas de antigas novelas do SBT.

MENÇÃO HONROSA: Fina estampa (27,47%)- Uma prova que audiência nem sempre quer dizer qualidade, a novela de Aguinaldo Silva é a mais vista dos últimos cinco anos, no entanto divide opiniões entre os que amam e os que amam odiar o estilo popularesco e o tom artificial de diálogos e situações.


MELHOR ATRIZ: Cássia Kiss Magro (36,78% dos votos)



   Com a Dulce de Morde & Assopra, Cássia Kiss Magro (alguém aí já se acostumou com esse nome?) mostrou mais uma vez o que todo mundo já sabe, seu enorme talento e versatilidade. No momento que a novela patinava em audiência, coube à humilde mãe rejeitada pelo filho a tarefa de carregar a novela nas costas. E missão dada é missão cumprida, Cássia brilhou mesmo nos momentos que o texto era raso e repetitivo, com um tom humano e uma interpretação quase orgânica da personagem.

MENÇÃO HONROSA: Ana Beatriz Nogueira (28,74%) - Da abnegada esposa Clarisse de Insensato coração à mãe megera Eva de A vida da gente, uma atriz dos sonhos de qualquer autor. 


PIOR ATRIZ: Paola Oliveira (37,65 dos votos)


   Paola Oliveira foi escalada às pressas para ocupar a vaga de Ana Paula Arósio, que abandonou a novela nas primeiras gravações. Com pouco tempo pra conhecer a personagem, pouca experiência pra levar uma protagonista das nove adiante e uma personagem linear, insossa e sem apelo, A atriz penou para passar ao público algum aspecto interessante da mocinha. Acabou engolida por Camila Pitanga e Déborah Secco, personagens melhor escritas e desenvolvidas.

MENÇÃO HONROSA: Adriana Birolli (31,76%) - A Patrícia de Fina Estampa, por mais esforçada que seja, não imprime nenhuma emoção em cena.

MELHOR ATOR: Gabriel Braga Nunes (56,1% dos votos)


  Gabriel também enfrentou a tarefa de entrar às pressas para substituir Fábio Assunção, que se afastou das gravações de Insensato coração e levou um tempo pra se sentir confortável no papel do vilão Léo. Mas com o passar do tempo, começou a brincar com o personagem golpista, um criminoso frio e egopista. A química com Glória Pires, com quem fez um jogo de gato-e-rato memorável foi perfeita e rendeu os melhores momentos da novela de Gilberto Braga.

MENÇÃO HONROSA: Marco Ricca (24,39%) - Esse foi mesmo o ano dos malvados que há anos vinham sendo ofuscados pelas vilãs. Com o mau caráter Samir Hayalla de O astro, Marco Ricca teve um personagem que há tempos ele merecia na TV.


PIOR ATOR: Sandro Pedroso (39,02% dos votos)


   O marido de Susana Vieira, que é mágico na vida real foi escalado pra fazer um mágico chamado Mandrake em Fina estampa. Mas nem fazendo o papel de si mesmo ele conseguiu se sair bem. A cada cena temos a certeza que as samambaias da pensão de Zambezie são mais expressivas que o moço. Segundo a @007war, via twitter ele deveria competir na categoria pior cenário.

MENÇÃO HONROSA: Caio Castro e Eriberto Leão, empatados com 23,17% - Os mocinhos das nove não conseguiram sucesso em suas interpretações. Eriberto,  por seu Pedro, de Insensato coração, certinho e chato. Caio, o Antenor de Fina estampa, com uma expressividade genuinamente inexistente. nem sempre um rostinho bonito resolve tudo.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ana Lúcia Torre (43,21% dos votos)


   A engraçada, mão-de-vaca e mexeriqueira Tia Neném em vários momentos salvou Insensato coração do marasmo, com seus comentários inconvenientes e suas artimanhas. E nós pudemos nos deliciar com o talento dessa ladra de cenas chamada Ana Lúcia Torre. Um personagem à altura do talento dessa talentosa atriz.

MENÇÃO HONROSA: Rosamaria Murtinho (37,04%) - Outra Tia, a Magda, que fez uma dobradinha deliciosa com Regina Duarte, onde brilhou em cenas emocionantes em O astro. Rosamaria nos ganhava mesmo quando a personagem tinha atitudes condenáveis.


ATOR COADJUVANTE: Marcelo Serrado (37,04% dos votos)


   Aguinaldo Silva não abriu mão de trazer Marcelo Serrado de volta à Globo, depois de bons trabalhos na Record. E estava certo: quem vê o afetadíssimo personal faz-tudo de Teresa Cristina (Christiane Torloni) em cena percebe que não haveria escolha melhor para dar vida ao Crô. É de longe o melhor ator de Fina estampa.

MENÇÃO HONROSA: André Gonçalves (34,57%) - Áureo, outro personagem muito afetado, que roubou cenas e mais cenas em Morde & assopra, ao som de Rabiosa, da Shakira.


ATRIZ REVELAÇÃO: Natália Klein (32,1% dos votos) 



   A atriz chamou a atenção ao levar pro Multishow as engraçadas histórias de seu blog, no programa Adorável psicose. Daí pra roteirista de programas de humor e depois para o seu reconhecimento como a gótica Nikita de Macho Man, onde faz rir sem dar nenhuma risada, prova do seu talento de humorista. Guardem esse nome, 2012 será dela.

MENÇÃO HONROSA: Maria Eduarda (27,16%) - Apesar de já ter feito alguns trabalhos menores na TV foi com a espirituosa Nanda de A vida da gente que Maria Eduarda pode mostrar melhor seu talento e carisma.


ATOR REVELAÇÃO - Domingos Montagner (53,75% dos votos)



   O rei do cangaço Herculano de Cordel encantado, trouxe um frescor à imagem de galã maduro, e Domingos, que apesar de um começo tardio na TV, já é veterano dos palcos. Em tempo, esse mês o ator dará vida a seu primeiro protagonista na minissérie O brado retumbante.

MENÇÃO HONROSA: Pablo Sanábio (26,25%) - Chegou de mansinho e foi crescendo em O astro com o divertido cabeleireiro Pablo. Aos poucos se tornou a diva da Penha com seu delicioso bordão "pronto, falei, tô leve!" 


MELHOR SÉRIE: Tapas e Beijos (45,45% dos votos)



   Com um texto afiado e se fiando no talento da dupla de protagonistas, Andréa Beltrão e Fernanda Torres, o programa foi a grata surpresa de 2011, sendo sucesso entre o público e a crítica, e com a segunda temporada já garantida em 2012. 

MENÇÃO HONROSA: Força-tarefa (19,48%) - Uma ótima segunda temporada, o seriado policial trouxe  uma qualidade inédita a esse tipo de produção no Brasil.


PIOR SÉRIE: Lara com Z (61,84% dos votos) 


   O spin-off de Cinquentinha foi realizado apenas para Susana Vieira brilhar fazendo o único papel que ela tem interpretado ultimamente, o de Susana Vieira. Com um elenco desperdiçado por gravitar em torno do imenso ego da atriz/personagem e um texto sofrível, o seriado foi uma sucessão infinita de equívocos.

MENÇÃO HONROSA: Batendo ponto (22,37%) - O humorístico morno, ancorado por Ingrid Guimarães derrubou o horário de domingo à noite e foi cancelado antes do previsto.


MELHOR CASAL: Amanda e Herculano (Carolina Ferraz e Rodrigo Lombardi) em O astro (37.5% dos votos)


   Com a missão de dar vida ao personagens que já foram de Dina Sfat e Francisco Cuoco, o casal se saiu muito bem. Há tempos não se via um casal com tanta química. Isso sem falar nas cenas calientes que o horário das onze permitia mostrar. Ao som de Easy, muita gente suspirou em frente à TV com as cenas dos dois.

MENÇÃO HONROSA: Bibi e Douglas (Maria Clara Gueiros e Ricardo Tozzi) em Insensato Coração (32,5%) - A ricaça e o boy magia acabaram por eclipsar o casal principal da trama. Aliás por falar neles...

PIOR CASAL: Marina e Pedro (Paola Oliveira e Eriberto Leão) em Insensato coração (64,63% dos votos)



   Um festival de cenas sonolentas, com um casal sem sal, sem emoção, sem vontade, assim foi o romance da designer com o piloto de avião. Faltaram à aula de quimica, zero pra eles.

MENÇÃO HONROSA: Patrícia e Antenor (Adriana Birolli e Caio Castro) em Fina Estampa (23,17%) - Dois picolés de chuchu, apenax.


MELHOR TEMA DE NOVELA: Easy (André Leonno) de O astro (31.25% dos votos)



   A regravação do sucesso dos Commodores que foi tema da versão original voltou a embalar as cenas românticas de O astro, desta vez na potente voz de André Lenonno.

MENÇÃO HONROSA:  Someone like you (Adele) em Fina estampa (28,75%) - A inglesa foi a cantora do ano e se tornou popular pro grande público ao embalar as cenas do casal principal da novela das nove. 


MELHOR CENA DO ANO: Clô Hayalla (Regina Duarte) se revela a assassina de Salomão (Daniel Filho) - O astro (36.71% dos votos) 




   O Brasil (leia-se povo do twitter) parou quando Clô Hayalla placidamente contou que matou o marido, que o fez com gosto e que mataria novamente sem nenhum problema. Marcante as frases: "matei, matei com a certeza de que estava me libertando, libertando meu filho de um ditador, um tirano, um MONSTRO!" e "Chamem a imprensa, chamem os fotógrafos, eu faço questão das algemas. Estou preparada para o escárnio da opinião pública!". Memorável.

MENÇÃO HONROSA: Homenagem a Dina Sfat nas lembranças de Ferragus (Francisco Cuoco) - O astro (31,65%) - Muito emocionante a cena onde Cuoco, o Herculano original, começa a falar sobre a mulher que amou no passado e nesse momento surgem cenas dele com a saudosa Dina Sfat.



PIOR CENA DO ANO: O centro da Terra no final de Morde & Assopra - (43.04% dos votos)


   Com uma teoria de que a Terra é oca e que no seu centro existe uma civilização, Walcyr Carrasco nos presenteou com a cena mais estapafúrdia do ano. Não só o centro da Terra é habitado, como é lá que vivem os pais de Júlia (Adriana Esteves), rodeados de dinossauros. Um deles ainda come os vilões da trama numa sequencia tão tosca que deixaria Tiago Santiago orgulhoso.

MENÇÃO HONROSA: O retorno de Pereirinha (José Mayer) em Fina estampa (26,58%) - Não dá pra saber o que é pior: O visual de José Mayer, a quantidades de personagens sem função na cena ou o exagero de Lília Cabral em cena, com gritos desesperados e desmaios inverossímeis.


FRASE DO ANO: "Ninguém faz Clô Hayalla de idiota, tá? HAHAHAHA" - (32,5 dos votos) Clô (Regina Duarte) para Samir (Marco Ricca) em O astro

Clica aqui e escuta a delícia.



Precisa comentar?


MENÇÃO HONROSA: "Norma, não! Pra você eu sou DONA Norma!" - Norma, digo Dona Norma (Glória Pires) para Léo (Gabriel Braga Nunes) em Insensato coração.


   Espero que tenham gostado, tanto da enquete quanto do resultado. Muito obrigado a todos que votaram e pra quem não votou, ano que vem tem mais. Espero contar com a presença de vocês aqui em 2012. Isaac, muito obrigado pelo espaço, esse blog foi uma das coisas mais  legais que eu já fiz na web.

Um beijo pra todos vcs!
Júnior Bueno

6 comentários:

  1. Uau! "O astro" dominando as premiações! Como não amar? Obrigado, queridos!

    ResponderExcluir
  2. concordo "ipsis litteris" com a premiação. Inclusive dos piores. Esse foi mesmo o ano de Regina Duarte e de "O Astro", uma produção extremamente bem feita, que soube prender a atenção do espectador do início ao fim. Texto da Janete Clair? A adaptação de Alcides Nogueira, Geraldo Carneiro e Cia.? Existem várias teorias pra isso. Mas o que é fato consolidado é que essa novela foi um sucesso, e abriu caminho para mais e mais produções dessa envergadura, que, ao meu ver, ameaçam, inclusive a hegemonia da poderosa novela das 21h.

    ResponderExcluir
  3. A voz do povo é a voz de Deus, o ditado pode ser piegas, mas funciona! A audiência não se vende por "merchans", embromação. A audiência quer uma boa estória, e isso é tudo. O público tem se visto na triste condição de telespectador, vem sendo subjugado, pode até acompanhar determinada produção, mas nao se envolve, haja vista que não há por quem torcer ou odiar. Em 2011, essa foi a função do público, ver, pura e simplesmente. Produções tenebrosas, grandes nomes desperdiçados e muita gente produzindo sardinha e arrotando caviar!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o resultado, parabéns pelo trabalho Júnior!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Só senti por "Morde & Assopra" não ter levado a estatueta de "pior novela". =(

    ResponderExcluir
  6. Premiação em sua grande maioria conforme o bordão de Coronel Belarmino de Renascer: "Justo, muito justo, justíssimo"!
    Mas a grande sensação foi ler seus comentários sobre cada um dos vencedores: super bem-humorados e criativos, Júnior! Marina e Pedro com nota zero por terem faltado à aula de química foi o ápice rs!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...