domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os 5 Melhores e os 5 Piores filmes de Nicholas Kim Coppola vulgo Nicolas Cage

Raphael Camacho

Como muitos sabem Nicolas Cage não é o artista preferido de quem vos escreve. Sim, eu pego no pé dele. Não é por ódio, é por tristeza mesmo. Nicholas Kim Coppola era um dos meus atores preferidos. Me lembro de vê-lo atuar brilhantemente em um dos meus filmes favoritos, ‘Despedida em Las Vegas’ou até mesmo no longa que passa toda hora nas Telas Quentes da vida, ‘A Rocha‘. Porém, a partir de um certo período, já com a fama eminente, o sobrinho de Copolla emplacou uma série de filmes horríveis e atuações medíocres que nem de longe lembram aquele ator de ‘Adaptação’ e ‘A Outra Face’. A partir de algumas ideias de posts, veio uma luz na mente desse devoto cinéfilo listar os cinco melhores trabalhos de Cage e óbvio, os cinco piores também. Serei muito breve nos comentários dos filmes, por isso já peço desculpas, senão o artigo fica muito grande e a galera fica com preguiça de ler.
Então, vamos as listas? Por favor, comentem! Quero muito ler a opinião de vocês! :)
Os 5 Melhores de Cage
Fiz uma Adaptação da minha Despedida em Las Vegas virei O Senhor das Armas com minha Outra Face me tornando um Homem de Familia.
Despedida em Las Vegas (Mike Figgis)
O melhor do Sr. Cage. Na pele do alcoolátra irrecuperável, Nicolas conseguiu chegar ao topo da montanha de suas interpretações e mrecidamente venceu o Oscar por esse papel. Na trama, seu personagem vai se distanciando de todas as pessoas ao seu redor e decide ir até Las Vegas para beber até morrer, lá acaba conhecendo uma mulher e aos poucos uma conexão vai se estabelecendo. Será que deu certo esse amor? Veja o filme!

Adaptação (Spike Jonze)
Filme de 2002 que tem na direção o ótimo Spike Jonze. Com um roteiro sensacional feito por Charlie Kaufman e Donald Kaufman (os personagens de Cage), Nicolas nem tem a melhor atuação mas mostra presença no papel de dois personagens. Chris Cooper é quem domina a telona quando em cena.

O Senhor das Armas (Andrew Niccol)
Numa história com muita política e obviamente uma crítica social, Nicolas Cage interpreta Yuri Orlov, um negociante de armas que é bem sucedido na função escolhida. Começa a se questionar um pouco quando o agente da interpol (interpretado pelo Ethan Hawke) começa a pegar no seu pé. É uma das melhores interpetações da carreira de Cage, sem duvidas. O filme é dirigido pelo Andrew Niccol, simplesmente o roteirista do aclamado ‘o Show de Truman’


A Outra Face (John Woo)
Com direção do mestre dos filmes de ação (John Woo) Nicolas Cage e John Travolta, por incrível que pareça se completam (muito bem) nesse troca-troca ‘A Outra Face’. No longa, uma caçada é posta em ação após uma cirurgia facial entre um cruel assassino e um agente do FBI. Com os papéis invertidos a adrenalina come solta! Castor Troy é um dos personagens mais eletrizantes e competentes de Cage, não tenham dúvidas!



Um Homem de Família (Brett Ratner)
Em uma produção bem diferente dos filmes acima, o clássico da ‘Sessão da Tarde’, ‘
Um Homem de Família ‘. Nesse filme vemos o personagem de Cage, Jack Campbell, viver apenas para seu trabalho, enretanto, alguns acontecimentos fazem com que
ele volte no tempo e tente reencontrar a verdadeira razão de viver. Nicolas conquistou muitos fãs por esse filme que é muito conhecido no Brasil. O longa é
emocionante, vale a pena sempre rever!
Os 5 piores de Cage
O Motoqueiro Fantasma tem Olhos de Serpentes e vira Vidente tornado-se Refém para ver O Sacrifício
Reféns (Joel Schumacher)
O que falar de mais uma produção contestada do ex-grande ator Nicolas Cage? Mais um filme para ser esquecido. Depois dizem que eu implico com ele… Você vai lembrar de ‘O Quarto do Pânico’ logo nas primeiras cenas, a dinâmica é bastante parecida. O que se diferencia é que Kyle Miller (personagem do vencedor do Oscar por ‘Despedida em Las Vegas’) vira um personagem enigmático em cena. Sem sabermos o que realmente é verdade, os diálogos vão acontecendo e não conseguimos prever o que ocorrerá após os mesmos. Tinha tudo para ser um ótimo personagem senão fosse o final pífio que arranjaram ao peculiar Kyle!
Motoqueiro Fantasma (Mark Steven Johnson)
Nicolas Cage na pele de um super-herói? Sim, pessoal isso ocorreu (e voltará a acontecer ja que o segundo filme dessa saga tem dia marcado para estrear no Brasil). Na pele de Johnny Blaze, Cage, mostra uma imaturidade cênica impressionante, nem parece o grande ator de outrora. O diretor americano Mark Steven Johnson ajuda e muito para o filme ir ladeira abaixo.
Olhos de Serpente (Brian De Palma)
Tinha tudo para dar certo. Um diretor de renome, um ator coadjuvante muito competente e Cage estrelando esse filme, que fala sobre um policial corrupto tentando virar herói após uma trama bem embolada, em que se mete. Confesso que a decepção fica estampada na cara do espectador após conferir esse filme que tenta ser uma espécie de thriller e acaba sendo mais um fracasso de atuação do Nicolas Cage. E o Gary Sinise? Que atuação horrível. Grande ator mas esteve muito mal nesse longa.

O Vidente (Lee Tamahori)
Com uma trama muito esquisita (queria ver o que David Coperfield acha desse roteiro) que mostra o protagonista (Cage) com uma habilidade de prever alguns minutos do futuro, o diretor Lee Tamahori dirige terrivelmente esse longa que é considerado por muitos um dos piores filmes da Julianne Moore. Nada encaixa nesse filme, o roteiro é extremamente forçado e as atuações são dignas de framboesa de ouro, nem Julianne Moore (excelente atriz que adoramos) consegue
salvar essa produção.
O Sacrifício (Neil LaBute)
O pior filme de Cage. Esse longa amigos e amigas o sobrinho de Copolla consegue se superar (para pior). O filme dirigido por Neil LaBute é uma refilmagem do cult inglês “O Homem Espantalho” e gastou milhões e milhões de doláres que não serviram para melhorar nem um minutinho desse longa estrelado por Cage. Na trama, um policial (ele mesmo) presencia um acidente e isso mexe com sua vida. Após esse incidente, recebe uma carta de uma ex-noiva pedindo para encontrar
sua filha que desapareceu em uma ilha. Lá meus amigos, acontecem coisas muito esquisitas que deixam o cinéfilo enfurecido por tamanha confusão em cena. É um sacrifício ir até o fim desse filme.
E aí, o que acharam? Será que os próximos filmes do Nicolas Cage serão bons? Comentem! :)

6 comentários:

  1. Devo admitir que Nicolas Cage é um dos atores que mais me causa preguiça em cena, sempre parece atuar com aquela expressão lânguida em todo filme, mas não podia deixar de ler sua lista, Raphael!

    Acho que o melhor momento dele foi no sofrido e angustiante Despedida em Las Vegas, mas acho que Oscar foi demais rs, naquele ano Sean Penn merecia muitíssimo mais por Os Últimos Passos de um Homem.

    Definitivamente, Nicolas Cage não entra na galeria dos que me estimulam rs!

    Parabéns pela bem elaborada lista.

    ResponderExcluir
  2. Raphael, alguns dos seus favoritos listados acima, não foram vistos por mim e de igual modo, nem todos dentre os piores, mas apenas para ilustar, em ratificação ao seu post, evidencio a minha chateação por ter ido ao cinema e na impossibilidade de assistir ao bem criticado 'A pele que habito', decidi por 'Reféns'... nem preciso concluir, né?!

    Seus pontos críticos são sempre bem vindos, querido!

    ResponderExcluir
  3. Dos filmes citados vi quatro, concordo com você em partes. Gosto do ator. Mas está bem escrito, bem feitinho o post ! Gostei !

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter textos de cinema no PCC!

    Parabéns pela lista, gostei!

    Abraço
    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  5. TEXTO MARA! Um abraço do tamanho do mundo de parabéns pro autor!
    _____________________

    Gente, eu quero dizer a vcs q não os abandonei, não fugi. É q o meu momento é muito meu de dor, de consolação, de [re]construção. E, por isso, não posso estar aq contribuindo com vcs. Pois, nenhum texto q sairia de mim, sairia sem minha dor e minha superação, sem mais do meu EU do que o estilo q o blogue pede. Desculpem, de qualquer forma. Ah, meu face tá embernando. N tenho motivação pra ele, no momento. Mas estou bem, viu?! Estou como Deus me conduz. Um grande beijo a TODOS vcs e, em especial, ao Isaac, q faltei feio em não manter contato. ;)

    ResponderExcluir
  6. Paulinha, querida... estamos sim, sentindo bastante a tua falta, mas sabemos e compreendemos esse momento de reconstrução, como você bem disse.

    Pedimos a Deus que te oriente e conforte a todos da família também... dê um abraço carinhoso na filhota e... nem pense em prolongar essas férias não remuneradas, rsrsrs... te aguardamos!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...