domingo, 26 de fevereiro de 2012

Palpites Oscar 2012 – Quem vencerá?

É Hoje... dia 26 de fevereiro, as apostas pelos favoritos ao prêmio máximo do cinema começam a ficar à flor da pele. Como nunca deixamos de fazer, seguem abaixo os palpites para os vencedores das principais categorias do Oscar 2012!

Por Raphael Camacho

Melhor Filme

*Cavalo de Guerra *O Artista *Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo *Os Descendentes *A Árvore da Vida *Meia-Noite em Paris *Histórias Cruzadas *A Invenção de Hugo Cabret *Tão Forte e Tão Perto

É uma disputa em aberto. ‘O Artista’ vem ganhando muitos prêmios em outras premiações importantes e desponta como favorito ao maior prêmio do ano. Por fora, correm o filme de Alexander Payne (‘Os Descendentes’), o queridinho americano ‘Histórias Cruzadas’ e o maravilhoso filme de Martin Scorsese (‘A Invenção de Hugo Cabret’). O melhor do ano, não vencerá mas em nossos corações sabemos que ‘A Árvore da Vida’ não tem concorrentes.

Quem vencerá: O Artista
Quem deveria vencer: A Árvore da Vida



Melhor Direção

Michel Hazanavicius *Alexander Payne *Martin Scorsese *Woody Allen *Terrence Malick

Categoria que deve ser vencida por Michel Hazanavicius, pelo seu ótimo trabalho em ‘O Artista’.  Martin Scorsese também vem forte após vencer o Globo de Ouro, corre por fora. Malick fez um trabalho fenomenal em ‘A Árvore da Vida’ mas dificilmente subirá ao palco para receber o prêmio.

Quem vencerá: Michel Hazanavicius
Quem deveria vencer: Terrence Malick



Melhor Ator

Demián Bichir (‘A Better Life’)
George Clooney (‘Os Descendentes’)
Jean Dujardin em (‘O Artista’)
Gary Oldman em (‘O Espião Que Sabia Demais’)
Brad Pitt em (‘Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo’)

Categoria que mostra cinco ótimos trabalhos, uma surpresa e quase uma certeza de vitória. Com o SAG ganho nas últimas semanas, Jean Dujardin dificilmente perderá o Oscar de Melhor ator esse ano. George Clooney parece ser o único a ter alguma condição de tirar o prêmio das mãos do francês. A indicação de Demián Bichir foi uma grata surpresa, porém, Leonardo DiCaprio, Michael Fassbender ou Ryan Gosling deveriam ficar com essa vaga. Esse último não figurou entre os cinco indicados pelo fato de ter feito duas ótimas atuações (nos filmes ‘ Amor a Toda Prova’, ‘Tudo pelo Poder’ e ‘Drive’) isso, com certeza, dividiu seus votos e assim prejudicou sua eminente indicação.

Quem vencerá: Jean Dujardin

Quem deveria vencer: Ryan Gosling (isso mesmo, mesmo sem ser indicado, a atuação dele em ‘Tudo pelo Poder’ ou ‘Drive’ são dignas do prêmio)



Melhor Atriz

Glenn Close (‘Albert Nobbs’)
Viola Davis (‘Histórias Cruzadas’)
Rooney Mara (‘Millenium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres’)
Meryl Streep (‘A Dama de Ferro’)
Michelle Williams (‘My Week With Marilyn’)

A categoria mais disputada nesse ano. 5 ótimos trabalhos. A veterana Glenn Close tem uma boa participação em Albert Nobbs, mas perde muita força por ter sido, muitas vezes, ofuscada pela excelente atuação de Janet Mcteer.  Viola Davis é uma das favorita, um papel muito intenso e muito bem executado pela maravilhosa atriz. Rooney Mara está fabulosa na pele de Lisbeth Salander, ‘Millenium já é um dos melhores filmes do ano, viva Fincher! Michelle Williams, confesso que ainda não vi o filme, mas dizem estar muito bem como Marilyn Monroe . Mas, sem dúvidas, a favorita dos cinéfilos é Meryl Streep. Sua atuação como Margaret Thatcher é excepcional.

Quem vencerá: Meryl Streep

Quem deveria vencer: Meryl Streep



Melhor Ator Coadjuvante

Kenneth Branagh (‘My Week With Marilyn’)
Jonah Hill em (‘Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo’)
Nick Nolte (‘Warrior’)
Christopher Plummer (‘Beginners’)
Max Von Sydow (‘Tão Forte e Tão Perto’)

Acho que é unânime: ‘Christopher Plummer’ vencerá com sobras. Um trabalho maravilhoso desse talentoso artista. Jonah Hill mereceu a indicação, está muito bem em ‘Moneyball’. Sempre bom comentar quando a Academia acerta em uma indicação que ninguém esperava, Nick Nolte mereceu essa indicação pelo ótimo trabalho em ‘Warrior’.

Quem vencerá: Christopher Plummer

Quem deveria vencer: Christopher Plummer



Melhor Atriz Coadjuvante

Bérénice Bejo (‘O Artista’)
Jessica Chastain (‘Histórias Cruzadas’)
Melissa Mccarthy (‘Missão Madrinha de Casamento’)
Janet McTeer (‘Albert Nobbs’)
Octavia Spencer (‘Histórias Cruzadas’)

Começo falando da atriz que mais evoluiu nos últimos anos, Jessica Chastain, teve pelo menos três trabalhos que poderiam ser premiados com uma indicação. Bérénice Bejo vem na onda de entusiasmo de ‘O Artista’, não levará o prêmio, a indicação já foi um belo presente. Melissa Mccarthy tem momentos engraçados em ‘Missão Madrinha de Casamento’ mas não entendi o porquê dessa indicação ao Oscar. Janet McTeer e Octavia Spencer para mim foram as melhores nessa categoria. A primeira ofusca Glenn Close em quase todas as cenas de ‘Albert Nobbs’ e a segunda tem um ótimo trabalho em ‘Histórias Cruzadas’.

Quem vencerá: Octavia Spencer

Quem deveria vencer: Janet McTeer



Melhor Roteiro Original

*O Artista *Missão Madrinha de Casamento *Margin Call  *Meia Noite em Paris  *A Separação

Acredito que Woody Allen levará esse prêmio, merece! ‘A Separação’ tem um ótimo roteiro também e pode ser decretado vencedor também. ‘Missão Madrinha de Casamento’ estar entre os indicados dessa categoria é muito esquisito.

Quem vencerá: Meia Noite em Paris 

Quem deveria vencer: Meia Noite em Paris 



Melhor Roteiro Adaptado

Os Descendentes *A Invenção de Hugo Cabret *Tudo Pelo Poder *Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo *O Espião Que Sabia Demais

Categoria equilibrada. Ótimos trabalhos. Steven Zaillian e Aaron Sorkin fizeram um excelente trabalho com o ‘Moneyball’, porém, quem deve levar é  Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash por ‘Os Descendentes’.

Quem vencerá: Os Descendentes

Quem deveria vencer: O Homem que Mudou o Jogo



Melhor Animação

A Cat In Paris *Chico & Rita *Kung Fu Panda 2 *Gato de Botas *Rango

Acho que é unânime: ‘Rango’ vencerá com sobras.

Quem vencerá: Rango

Quem deveria vencer: Rango



Melhor Filme Estrangeiro

*Bullhead *Footnote *In Darkness *Monsieur Lazhar *A Separação

Acho que é unânime: ‘A Separação’ vencerá com sobras.

Quem vencerá: A Separação

Quem deveria vencer: A Separação



Melhor Trilha Sonora

*As Aventuras de Tintin *O Artista *A Invenção de Hugo Cabret *O Espião Que Sabia Demais *Cavalo de Guerra

Categoria bem equilibrada. Acredito que ‘O Artista’ é o favorito por conta do sucesso de crítica lá fora. Não descarto também a vitória de John Williams com ‘Cavalo de Guerra’.

Quem vencerá: O Artista

Quem deveria vencer: O Artista


2 comentários:

  1. Se o Oscar premiasse verdadeiramente o melhor do ano, daria a estatueta para a composição minimalista e sensível de Glenn lose em Albert Nobbs. Mas certamente vai preferir reverenciar pela terceira vez a Meryl Streep após tantas indicações, sendo que The Iron Lady não é mesmo a interpretação do ano.

    Filme vai dar O Artista mesmo, embora eu torça para o belíssimo e mágico A Invenção de Hugo Cabret. Mas melhor ator não aceito de jeito nenhum outro que não seja o perfeito Jean Dujardin de O Artista!

    E que melhor roteiro vá para o sensacional Meia-Noite em Paris!

    ResponderExcluir
  2. Caramba em Rafael!
    Tu acertou todos em que apostou?! rs
    Isso que é um bom entendedor!!

    Parabéns
    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...