por José Vitor Rack
O Brasil é o país das Marias e dos Josés. Dos Antônios e das Helenas. Das Aparecidas e dos Franciscos. Chicos. Somos um país repleto, abarrotado de Chicos. Hoje morreu um deles. Chico Anysio, cearense de alma carioca que conquistou o Brasil inteiro com seu humor e inteligência.
Meu pai era apaixonado por seus tipos e pelo seu humor. Toda semana era sagrado esperar acabar a novela para sentar-se em frente à TV, acender um cigarro e rir muito. Eu não comentava, mas tinha medo do Bento Carneiro, vampiro brasileiro. Também tinha medo do Tim Tones e do Profeta. E mais medo ainda da abertura do programa, onde ele esticava a orelha e o nariz como se fossem de borracha.
Minha mãe ouvia sempre um disco antigo de Baiano e os Novos Caetanos. VÔ BATÊ PA TU era uma das músicas de que ela mais gostava de ouvir durante as faxinas de sábado. Eu não conseguia entender o que o Chico Anysio estava fazendo na capa do disco de outras pessoas. Não associava ainda a imagem dele à dos personagens.
Cresci perdendo os medos de infância, como todo mundo. Comecei a aproveitar seu humor numa época ingrata, em que ele tinha cada vez menos espaço na televisão. Mas ainda deu tempo de aprender muito com seu trabalho.
Hoje sei de seu valor, de sua contribuição sempre inteligente para a cultura brasileira. Hoje sei do quanto ele foi injustiçado no fim da vida, tendo de implorar por papéis em telenovelas para se manter na ativa. Hoje sei do quanto ele foi fundamental na minha formação. Hoje, vendo na TV reportagens sobre sua morte, sei exatamente o que perdemos.
Mais um Chico que se vai.
Mais uma perda irreparável pro nosso país.




Nossa muito triste. Perder alguém tão importante para o pais, para TV e para o humor. Como é ruim ver alguém que acompanhamos sempre, morrer, agente tem a sensação de que eles vão existir pra sempre, e de certa forma vão, eles vão estar sempre lá, no registro de seu trabalho e na nossa memória. Chico cumpriu com seu papel. Vai em paz.
ResponderExcluirhttp://brincdeescrever.blogspot.com.br/
http://brincdeescrever.blogspot.com.br/2012/03/final-de-fina-estampa-tereza-cristina.html
uma perda lamentável... o nosso humor tá de luto!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirVocê nem estuda mais na UFRJ. Você já se formou como farmacêutica. Enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, você nem me conhece, nem sabe quem eu sou e fica fazendo as coisas para me prejudicar. Você fez algo para prejudicar alguém que você nem conhece e nem nunca viu na vida.
ResponderExcluirEu estou falando do link da página do meu Google Drive pessoal, que alguém da coordenação da farmácia enviou para você sem a minha autorização.
Eu faço a vontade da coordenação da farmácia e ainda sou prejudicado por uma pessoa, que nem mais estuda na UFRJ. Eu acho que eles pensaram que eu não iria descobrir o que eles fizeram comigo, mas eu descubro tudo.
Alguém da coordenação da farmácia da UFRJ VAZOU as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece.
Eu acho que eles VAZARAM as minhas informações pessoais, porque acharam que eu iria ficar com medo, eles acharam que eles iriam me calar. Só que não funcionou.
Pode avisar ao FDP da coordenação da farmácia que eu não tenho medo de nada, medo é para quem tem algo a perder, eu não tenho nada a perder, não sobrou mais nada para mim.
Pode falar para a pessoa da coordenação da farmácia que VAZOU as minhas informações pessoais para você, que a maldade que essa pessoa fez comigo vai ter volta.
Nada fica impune.