sábado, 14 de abril de 2012

Não Somos as Cantoras de Rádio!



Por Eduardo Vieira

Esse é o país das cantoras. Muitas pessoas das artes vivem falando isso. Torneio do Melhores do Ano do programa popular de televisão do Faustão: Melhores Cantoras: Ana Carolina, Ivete Sangalo, Paula Fernandes. A melhor foi Paula Fernandes. Indubitavelmente, é a cantora do ano, pois se encaixa perfeitamente no médio gosto do ouvinte mínimo de música brasileira de hoje. Letras pseudo-poéticas do melhor dicionário de clichês da língua portuguesa. O Brasil ou boa parte dele, o que aparece na televisão, é sertanejo, no sentido mais pejorativo da palavra.



E a música mesmo? Pois bem, em terra de letras como “xa xa xu xu” ou “tche tche re tche”, qualquer letra que apresente uma oração soará como uma obra prima. Pontos para dona Paula e sua boa extensão vocal. O Brasil também é o país das cantoras de voz grave: Alcione, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Claudia Leite e agora Paula Fernandes. Os únicos agudos permitidos são de Marisa Monte, que é mesmo um fenômeno até hoje, pois é pop e consegue ser popular fazendo ainda música de alta qualidade, até em um disco mais fraco, o retrô “O que você quer saber de verdade”, em que se apóia em melodias Robertianas. A cantora amadureceu, mas de certo modo estagnou, porém como é uma estrela, é algo desculpável pra uma criadora de melodias que grudam na nossa cabeça a cada disco. Aliás, uma dela casou com os personagens principais de Avenida Brasil, parece que os personagens foram criados a partir da música que fala de um término de uma relação apaixonada, a canção “Depois”, letra simples, melodia nem tanto e uma voz inconfundível que pode não ser a mais extensa, mas sobra no quesito personalidade.


As novelas têm sido ainda até hoje um bom canal equalizador de novos talentos, entre cantoras mais populares, como as mencionadas, que batem cartão nas tramas e algumas com carreiras mais desconhecidas, cada uma com uma característica única, mas todas com algo em comum: o fato de não tocarem nas rádios não especializadas em Música (Popular?) Brasileira.

Nomes como Roberta Sá, Thaís Gulin, Monique Kelssous estão sempre constando nos CDs nacionais das novelas, mas mesmo assim são pouco conhecidas, em frente a uma Maria Rita ou uma Maria Gadu que conseguiram sucesso por diferentes razões, porém também com inegável talento como intérpretes ou compositoras.

Roberta ilustrou as paisagens de páginas da vida com a linda “Pra Mais Ninguém” (música de Noreno Veloso) em Páginas da Vida e deu o tom de Clara (Mariana Ximenes) na música “Fogo e Gasolina” em Passione. A cantora acabou de gravar seu quarto disco, Segunda Pele sempre reinventando algo da nossa música carnavalesca de outras décadas: no anterior, “Alô Fevereiro”, clássico na voz de Dóris Monteiro, canção do sempre ótimo Sidnei Miller, mais famoso pela composição da abertura da telenovela À Sombra dos Laranjais, “O Circo”, aquela do Vai, vai, vai começar a brincadeira... Nesse novo, Roberta regravou o raivoso frevo de Caetano imortalizado no disco legal, de Gal Costa, chamado “Deixa Sangrar”. A cantora também é do time das agudas, mas mostra mais afinação que a colega de mais sucesso, Marisa.


Thaís Gulin, com seu disco de nome sui generis “oooooooô” mostrou-se uma compositora de mão cheia com a faixa título, uma desconstrução do eu lírico masculino perpetuado por Chico Buarque e Benito de Paula que esperavam a cabrocha em vão no carnaval, mas por alguma desilusão esta não comparecia. Na faixa, ela é a tal e ameaça acabar com o carnaval do amado, num ataque delicioso de fúria. Também se mostra muito competente na escolha de repertório, como na deliciosa “Cinema Americano”, de Rodrigo Bittencourt, cineasta que compôs imagens de um homem nem sempre ideal, mas tão humano que cativa essa mulher que o decanta com frases geniais como “Prefiro o poeta pálido anti-homem que ri e chora”. Em novela ela veio com a romântica "Paixão”, bonito tema de Rodrigo Lombardi em Passione, música de Ivan Lins, mas um pouco mais convencional perto de sua criativa obra.


Já a doce, mas menos conhecida cantora e compositora, Monique Kessous, nos brindou com suas lindas melodias em “Ciranda de Pedra”, com o arranjo lindo que reproduzia o toque de realejo em “Essa Cor” e o tema do personagem de Nathália Dill em Cordel Encantado, “Coração”.


Outro novo talento que já está em seu terceiro trabalho é a cantora Céu, que lançou agora o lindo “Caravana Sereia Bloom”. A cantora que parece ter todas as melodias possíveis dentro dela como uma caixinha de música sempre consegue uma musicalidade marcante em cada trabalho seu, como se pode comprovar com a linda “Retrovisor”, que em sua letra, trata de uma desilusão amorosa, com um arranjo que lembra o brega misturado com um bolero, com dois andamentos distintos, o primeiro mais agitado e depois mais lento, mais rocker. A cantora vem reacender o adjetivo moderno de modo nada pejorativo, é brasileiro sem ser regionalista, é contemporâneo e nada pretensioso. Ela teve seu trabalho conhecido pela atriz Fernanda Lima que fez questão que seu tema em Pé na Jaca fosse a molinha “Lenda”, bem condizente com seu papel de uma top model um tanto desencanada, Maria Bo.



Por último, uma espécie de Otto de saias, a cantora Karina Buhr, com sua ótima e irônica “Copo de Veneno” em que ela canta um simbólico suicídio, no seu cd “Longe de Onde” ou um rock parente das composições de Arnaldo Antunes, intitulado Cara Palavra, em que ela brinca com os significantes, com os “vazios” das palavras.
A cantora também teve uma música na trilha (excelente, por sinal) da novela Cordel Encantado - Tum tum tum.


Há muitas outras cantoras únicas as quais por meio de suas diferentes musicalidades, umas mais pops, outras mais clássicas, compõem o painel da nova música brasileira. Porém, infelizmente, se não tivéssemos canais fechados como o Brasil ou as novelas que ainda apresentam certo esmero em suas trilhas, tais cantoras não teriam suas composições ou interpretações conhecidas.

Pra você, quais outras cantoras justificariam o texto acima?  

Fotos: Google Imagens
Vídeos: You Tube

14 comentários:

  1. Sandy, que nessa carreira solo apresenta músicas belíssimas.

    ResponderExcluir
  2. PRIMOROSO E QUERIDO AMIGO EDUARDO VIEIRA!!!!!!!!!
    O que dizer depois de um texto maravilhos destes? Transcorrer por sobre as mais recentes vozes da música brasileira e com uma elegância e acima de tudo uma parcimônia, sem levantar lebre para esta ou aquela é coisa para poucos!!!!! Genial!!!
    Gosto de todas, estas novas cantoras estão sendo um respiro em meio a tanta mediocridade. E cada nova música destas novas divas nas trilhas de novelas é para mim motivo de comemoração!!!
    Destaco também Edu, a gracinha da Ana Cañas, que teve sucesso com a linda ESCONDERIJO na trilha de VIVER A VIDA e teria a sensacional LÁMOUR na trilha inter. de A VIDA DA GENTE que infelizmente não foi lançada!!!!!
    Parabéns querido, amei esta viagem musical!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, Daniel ...são tantas...ainda teria mais, a Mariana Aydar que eu adoro tb inclusive. Esconderijo é bem legal e adoro na multidão, do Arnaldo Antunes que ela gravou tb... muito obrigado sempre.

      Excluir
  3. Mais uma vez Edu, Parabéns! Texto excelente, cheio de referencias musicais, do que há realmente em voz, melodia e letra. Beijos, até breve!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, Edu. Confesso que eu amo música, mas não conheço por nome a maioria dos novos talentos que você citou mesmo conhecendo muito as músicas.

    A Ana Cañas também teve um tema marcante "Pra você guardei o amor" em Cama de Gato só que num dueto com o Nando Reis. Como tocou!

    Eu adoro o grupo "Chicas" gosto de várias músicas delas, mas elas são pouco conhecidas. Duas delas são filhas do Gonzaguinha. Elas cantaram "Caras & Bocas" tema da abertura da novela e "Geraldinos E Arquibaldos" em Duas Caras. É um grupo que eu gostaria de ver alcançando o sucesso, elas tem músicas que eu amo como "Ter que esperar"...

    ResponderExcluir
  5. Edu, texto ótimo mostrando o atual panorama de vozes femininas na música brasileira. Tem muita cantora sem ter o talento devidamente reconhecido, e outras...bem, e outras rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Paula Fernandes e Maria Gadu são as grandes novas estrelas da MPB! Curto muito as duas!
    Emocionam e se destacam entre as veteranas!
    Parabéns Edu, sempre com textos fantásticos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto Edu... É bom ouvir "novos" talentos tocando na trilha das novelas, estou encantado com a voz da Patricia Mellodi, que teve [a linda] "Não" tocando em "Aquele Beijo"

    ResponderExcluir
  8. Tem a Leila Pinheiro também que está na trilha de Amor Eterno Amor com a canção "Feliz" do Gonzaguinha.

    ResponderExcluir
  9. Edu, do seu texto (muito bom, pra variar, rs) é possível também, perceber o poder das novelas. Alguns dos nomes citados por você, já vinham de uma carreira fora da mídia, mas foi a partir da abertura (defendida no texto)nas novelas, à esse grupo de cantoras, que a grande maioria passou a conhecê-las.

    E que continuem a ter o devido destaque!

    Parabéns, Edu!

    ResponderExcluir
  10. Novela tem realmente o dom de alavancar uma carreira. Era 1997 e todos sentiam forte dentro de si a vibe da música Palpite, tema de Milena e Nando em Por Amor.
    Grande Wanessa Rangel, que depois desse sucesso, sumiu!
    No cenário atual, ainda sou e serei Ivete Sangalo.
    Vai do popular ao clássico com uma facilidade incrível e é sim, a maior artista do Brasil.
    As outras têm de comer muita poeira pra um dia ter a representatividade que Veveta tem!
    Ontem fui ao Cerveja & Cia e ouvi desde Alô Paixão à Easy Like Sunday Morning, perfect!

    Ivete 4 Ever!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto! Só uma correção: A música da Roberta chama-se "Mais Alguém" (Moreno Veloso / Quito Ribeiro) e não "Pra Mais Ninguém"... Além de "Páginas da Vida", a música foi trilha da novela "Negócio da China".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Warner...eu sabia que tinha outro autor, mas qdo mandei fiquei esperando alguém me corrigir...qto ao nome, eu achei que fosse esse mesmo...fui confiar na memória, vê? obrigado por comentar!!

      Excluir
  12. Concordo plenamente, o gosto popular me dá e impressão de uma tendência para o bizarro, eu me atrevo a dizer. Contudo, essa é só uma impressão pessoal de alguém q elegeria Marisa Monte e outras da MPB VERDADEIRA como a melhor, mas NUNCA Paula Fernandes, me desculpem seus fãs.

    Beijos, amado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...