Convidei o amigo Aladim Miguel a relembrar um dos maiores sucessos do dramaturgo Jorge Andrade: Ninho da Serpente. Ele topou . Desde já o agradeço.
Jorge Andrade
(1922-1984) foi um dos maiores dramaturgos
brasileiros. Grande nome do teatro, escreveu peças de suma relevância vide A
Moratória; Vereda da Salvação; Pedreira das Almas, entre
outras. Passou a escrever também para a televisão em 1973, quando estreou na TV
Globo, a telenovela Os Ossos do Barão, protagonizada pelo saudoso Paulo
Gracindo (1911-1995), e que na verdade era a fusão de duas de suas peças
teatrais: Os Ossos do Barão e A Escada. Em 1975, mais uma telenovela que deu o
que falar na TV Globo: O Grito, sua repercussão chegou até o Congresso Federal,
que considerou a telenovela uma distorção da cidade de São Paulo. Em 1979, teve
uma rápida passagem pela TV Tupi, quando escreveu a telenovela Gaivotas, que
lhe deu o prêmio de melhor escritor de televisão do ano, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de
Arte.
Na
década de 1980, Jorge Andrade trocou a TV Globo pela TV Bandeirantes. Escreveu Os
Adolescentes, em substituição a saudosa Ivani Ribeiro (1916-1995), que se
desentendeu com a emissora e deixou a telenovela em suas mãos. Fez ainda Sabor
de Mel e Ninho da Serpente, um de seus maiores sucessos em teledramaturgia.
Ninho
da Serpente foi exibida em dois horários. Estreou em 05 de Abril de 1982 às
21h15min, depois foi transferida para as 20h, permanecendo até o seu final em
27 de Agosto daquele mesmo ano.
Sua
trama era toda centrada na tradicional família paulista Taques Penteado, numa
mansão situada no Jardins, bairro nobre de São Paulo. No comando da família
estava a poderosa Guilhermina Penteado (belíssimo trabalho da saudosa Cleyde
Yáconis (1923-2013), que comandava a todos com braço de ferro. Com a morte de
Cândido, irmão de Guilhermina, começa uma grande disputa em família, por uma
parcela da fortuna deixada pelo patriarca, que vivia isolado de todos no
terceiro andar da suntuosa mansão. Um jogo de interesses, falsidades e falta de
escrúpulos dominava os herdeiros, que no intuito de se darem bem tentavam cada
vez mais se aproximar de Guilhermina. No final da trama, o enfermeiro Mateus
(Kito Junqueira), que cuidou do velho Cândido até a sua morte, foi o beneficiado
com a abertura do testamento.
A
telenovela teve um bom desempenho na audiência e contou com um elenco de
primeira. Destaque para Beatriz Segall, Laura Cardoso, Carmem Silva, Eliane
Giardini, Othon Bastos, Selma Egrey, Antônio Petrin, Juca de Oliveira, Imara
Reis, Júlia Lemmertz, Raymundo de Souza, Mayara Magri. Também contou com a
participação inusitada de Denise Stoklos, figura do teatro, que raramente participa
de telenovelas. Ninho da Serpente ganhou reprise entre Março e Setembro de 1991
no período da manhã. Na direção da novela estavam Henrique Martins e Antônio
Abujamra.
A
trilha sonora nacional contava com grandes sucessos como Atrás da Porta (Elis
Regina), Baby (Gal Costa e Caetano Veloso), Como é Grande Meu Amor Por Você
(Claudete Soares), As Rosas Não Falam (Emílio Santiago) e Bilhete (Fafá de
Belém).
A
Internacional trazia Perhaps Love com Plácido Domingo & John Denver, Shine
On com George Duke, L'espoir com Richard Clayderman, Wordy Rappingood com Tom
Tom Club e Memory com Barbra Streisand.
A
novela mereceu uma terceira trilha sonora, esta, dedicada aos temas instrumentais.
Músicas clássicas de Beethoven, Chopin, Bach, Shumann e Verdi. Era nessa
seleção que se encontrava Yosaku (Kiminori Nanasawa), o misterioso tema de
abertura.
Uma
baixa muito triste no elenco aconteceu com a morte prematura da atriz Márcia de
Windsor (1933-1982), aos 49 anos. Ela
sofreu um infarto agudo em um hotel de SP, onde estava hospedada para gravar os
últimos cinco capítulos da trama. Toda a sua participação já havia sido gravada
antes de sua morte. Uma grande perda para a teledramaturgia brasileira.
Essa
telenovela deu um fôlego à produção de dramaturgia da TV Bandeirantes que,
infelizmente, até hoje não conseguiu manter-se entre as produtoras de
telenovelas no Brasil. Não há sequência de lançamentos, fazendo com que o
público perca o interesse em acompanhar suas tramas. Lamentável, porque suas
telenovelas sempre foram de muito bom gosto, charmosas e tinham sempre bons
temas a serem desenvolvidos em suas tramas.
Aladim Miguel é colaborador na autoria do livro A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil, de Mauro Alencar.
Blogueiro, um dos mais assíduos quando o assunto é teledramaturgia.
Criador do site sobre [em homenagem] a carreira da atriz Lucélia Santos. Veja aqui.
Vlw Isaac Abda. Muito bom participar do seu blog. Abraços!
ResponderExcluirbela matéria. NINHO DA SERPENTE e O GRITO são duas obras primas, que eu, como aspirante a novelista, queria muito fazer um remake. O desempenho de Cleide Yáconis foi brilhante, tal como Márcia de Windsor que tinha um romance velado com um personagem negro, vivido pelo então estreante em novelas, Norton Nascimento, já falecido.
ResponderExcluirUma das cenas mais emblemáticas que esquecestes de citar, foi o assassinato da personagem de Mayara Magri perto de se casar com o personagem de Paulo César Grande, e o corte da censura na cena em que a personagem de Márcia (Jerusa) é violentada sexualmente.
O quadro que a personagem de Denise Stoklos pintava, também causou mistério na trama.
Bem que a BANDEIRANTES poderia exibir um compacto dessa novela e também de CAVALO AMARELO e O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (versão de 1980) que também amei
Uma pequena correção: não foi no final da trama que Mateus foi beneficiado pelo testamento. A abertura do testamento foi peça chave para todo o desenrolar da história.
ResponderExcluirGistaria que publicass o enigma da novela cuja rrsposta fora exibida no ultimo capitulo. Eu era criança na época e nao me lembro da resposta certa. Obrigada!
ResponderExcluirSet 2024 ..me lembro da Eliane Giardone na escada..olhos verdes na câmera.. tocava.."né me quitte pa"..icônico.. eu tinha 15 anos..ganhei o disco de presente..eu não assisti..mas..vi essa cena de relance.
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