segunda-feira, 17 de junho de 2013

Irmãos e Rivais



Por  Thiago Andrade

Desde Gênesis, primeiro livro da Bíblia, acompanhamos narrativas que destacam a tensão no relacionamento entre irmãos. Na origem de tudo, a inveja de Caim motivou o assassinato de seu irmão mais novo, Abel, e inspirou a mente de diversos autores pelo decorrer dos séculos, retratando a rivalidade fraternal na mitologia, na literatura popular, nos cinemas e, obviamente, nas novelas.

Certamente, o embate entre irmãos tem um forte apelo na audiência e, por isso, serve como um interessante recurso dramático. Nesse sentido, na maioria dos casos, as duas pontas do elo fraternal são opostas e representam a dualidade entre o bem e o mal, sendo muito comum a utilização de uma mesma “imagem física” para reforçar essa fragmentação entre os dois opostos.


Em 1973, na Rede Tupi, entrava em cena um dos mais emblemáticos confrontos entre irmãos. Ruth e Raquel, interpretadas por Eva Wilma, apesar de gêmeas, possuíam personalidades complemente distintas, em Mulheres de Areia. Enquanto Ruth era honesta, sensível, doce e amorosa, Raquel era falsa, cruel, mentirosa e ambiciosa. Elas disputavam o amor de Marcos, que acabou se casando com a irmã má. No entanto, as gêmeas sofrem um terrível acidente e Raquel é dada como morta. Ruth é resgatada, mas fica em coma e Tonho da Lua, seu protegido, convence a todos que ela, na verdade, é Raquel. Quando sai do coma, mesmo se sentindo culpada, Ruth aceita assumir o lugar da irmã para poder viver ao lado do seu grande amor. O que ela não contava era que Raquel estava viva e faria de tudo para destruí-la e tomar todo o dinheiro da família de Marcos.


Mulheres de Areia ganhou um remake em 1993, na Rede Globo, e foi protagonizada por Glória Pires. O remake foi um grande sucesso e foi vendido para mais de 28 países. Além disso, a novela alavancou a carreira de Glória, que hoje é uma das principais atrizes brasileiras. Mas se engana quem pensa que ela seria a única a interpretar gêmeas rivais nas novelas do país.


Em 2007, Alessandra Negrini apresentou ao Brasil as gêmeas Paula e Taís, em Paraíso Tropical. Diferente do contexto de Ruth e Raquel, as duas irmãs não se conheciam, e Taís queria a todo custo roubar o amado da irmã, o promissor Daniel Bastos, vivido por Fábio Assunção, por interesses financeiros.


Mas nem sempre a ambição é o fio condutor para a rivalidade entre irmãos. O amor também pode desencadear a discórdia dentro de casa. Este é o caso dos irmãos gêmeos Jorge e Miguel, interpretados por Mateus Solano, em Viver a Vida, de 2010. Comportamentos diferentes, personalidades diversas, mas uma mulher em comum: Luciana, personagem de Aline Morais. No começo do enredo, Jorge namorava Luciana, que era modelo, mas ao ficar tetraplégica por causa de um grave acidente, ela passa a ter mais contato com Miguel, que passa a cuidar e a se dedicar a ela. A disputa pelo amor fez com os irmãos não conseguissem conviver sem uns murros e pontapés cada vez que se cruzavam.


O fato é que desentendimentos entre irmãos são normais e acontecem entre gêmeos ou não. As atuais novelas das 19h e 21h não me deixam mentir. Em Sangue Bom, Malu e Amora, interpretas por Fernanda Vasconcelos e Sophie Charlotte respectivamente, vivem em pé de guerra. Amora é uma famosa “it girl” e para ela tudo que importa é a mídia e a sua reputação. Malu não consegue compreender e aceitar o estilo de vida fútil da irmã adotiva, uma vez que ela é engajada em causas sociais e em ações para ajudar os mais necessitados. Tudo se complica quando Malu se aproxima de Bento, vivido por Marco Pigossi, “namoradinho” de infância de Amora, na época em que ela vivia, junto com ele, em um lar de adoção.


Em Amor à Vida, a briga entre irmãos é levada às últimas consequências. Felix, personagem de Mateus Solano, quer tirar a irmã Paloma, interpreta por Paola Oliveira, do seu caminho por causa da herança do pai. Além de já ter sequestrado e jogado a filha da irmã no "lixo" à la Carminha, o gay mais malvado e dissimulado da televisão brasileira vem roubando o próprio pai e promete fazer muitas outras vilanias para conquistar seus objetivos.


É claro que nessa postagem eu não poderia deixar de mencionar um clássico da rivalidade entre irmãs gêmeas. Sucesso em mais de 60 países, A Usurpadora, trazia a atriz Gabriela Spanic, como Paola Bracho e Paulina Martinez. No Brasil, foi exibida pelo SBT pelo menos cinco vezes. Paola, casada com Carlos Daniel Bracho quer aproveitar a vida longe dos olhos do marido. Ela encontra, por acaso, Paulina Martinez e se assusta com a semelhança entre as duas, sem saber que elas eram irmãs gêmeas. Então, faz uma proposta à humilde moça para que elas troquem de lugar, mas Paulina não aceita. Com a negativa, Paola arma um falso roubo de uma pulseira sua, coloca na bolsa de Paulina que é presa. Pressionada e sem muitas alternativas, ela, enfim, aceita viver a vida de Paola por um ano. Gentil e honesta, o tempo de Paulina como Paola muda a vida dos Bracho e desperta o amor de Carlos Daniel. Mas a bondade de Paulina não conseguiu ofuscar o brilho de Paola, que se tornou uma das vilãs mais queridas do público. 



A Usurpadora, inclusive, serviu de inspiração para a criação de um seriado norte-americano, Ringer, em que Sarah Michelle Gellar vivia as gêmeas Bridget e Siobhan. A série foi exibida em 2011, pelo canal The CW, e só teve uma temporada com 22 episódios.


A disputa entre irmãos parece ser um assunto inesgotável. Ainda poderíamos citar e relembrar vários outros exemplos de rivalidade entre membros tão próximos de uma mesma família. São várias as motivações para que surjam esses enfrentamentos e nós, como espectadores, adoramos assistir cada um deles. E você, lembra de algum episódio marcante dentro desse nosso tema?

6 comentários:

  1. gosto da maria clara e ana paula de celebridade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu, bela lembrança. Gostava bastante de Celebridade. Obrigado pela visita. Um abraço!

      Excluir
  2. Disputa entre irmãos é um clichê que sempre dá certo. É como a história de Caim e Abel, simplesmente universal. Agora temos em "Amor à vida" Félix e Paloma. Tenho pra mim que logo essa trama esquenta!
    www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço essa mesma aposta, Lucas. Com um mês de novela, já vimos onde essa rivalidade pode chegar. Agora, é aguardar os próximos capítulos. Um abraço!

      Excluir
  3. Pois é, irmãos sempre rendem um bom caldo... A teledramaturgia tá lotada de histórias assim, como em Dancin' Days, Desejos de Mulher, Um Anjo Caiu do Céu, Eterna Magia, etc... E é algo que mesmo que seja batido, nunca perde aquele gostinho de quero mais...

    Muito bom, Thiago!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Patrick. Ótimos exemplos esses que você citou. Nossa, achava que sou eu que assistia eterna magia... rsrs... Volte sempre por aqui, viu? Um grande abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...